Buscar

15ª AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
CEL0139_A8_201501289811_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: LUCI ANDRADE DE ALMEIDA COUTO NOVAIS CRUZ
	Matrícula: 201501289811
	Disciplina: CEL0139 - POL.PÚB.ORG.EDU.BAS. 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
	
		1.
		O processo de elaboração da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9394/96, aconteceu no governo de Fernando Henrique Cardoso. O texto final da atual LDB deve ser compreendido no processo de disputa de projeto político pelo qual passa o país no período final de seu longo trajeto na Câmara e no Senado. Em qualquer processo de disputa política pelas implantações de mudanças, há divergências. Não foi diferente com a LDB 9394/96. Uma parcela da sociedade, incluindo a Academia, muito se levantou contra sua aprovação, pois é considerada uma Lei reducionista. Diz ZANETTI
"O que o MEC chama de controles formais e burocráticos, denominamos diretrizes, as quais são pressupostos básicos em uma lei de diretrizes e bases da educação; por outro lado a transferência da ênfase para a avaliação de resultados, significa, grosso modo, deslocar a questão educacional do pólo político-social para o pólo técnico-administrativo, ignorando as determinações externas à escola e reduzindo tanto a análise quanto as soluções dos problemas educacionais brasileiros à gestão interna da escola, ou como diz o mesmo documento "é na escola que estão os problemas e é na escola que está a solução". (Revista N.2 Ano 2, 1997, p.41-48, ADUEL, Londrina)
Entre as características reducionistas da LDB atual estão:
I. Redução do dever do Estado com a universalização da educação básica
II. responsabilizar o poder público somente pela oferta obrigatória e gratuita do ensino fundamental
III. diminuição do compromisso da União coma educação pública transferindo encargos para estado e município
IV. a emenda constitucional n° 14 lhe atribui à União a função meramente no financiamento da educação.
		
	
	
	
	
	Somente II é falsa
	
	
	Somente I e III são verdadeiras
	
	 
	Todas são verdadeiras
	
	
	Todas são falsas
	
	 
	Somente I e II são falsas
	
	
	
		2.
		O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica pra a cidadania, a partir da criação na escola, de condições de aprendizagem para:
I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo.
II - A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV - A desvalorização dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Está (ão) correta (s):
		
	
	
	
	
	As opções II,III e IV.
	
	 
	As opções I, II e III
	
	 
	Apenas a opção I
	
	
	As opções III e IV
	
	
	As opções I e IV
	
	
	
		3.
		Considere a seguinte situação: em uma determinada escola existe o conselho escolar atuante e fortalecido que acompanha a vida da escola e dos alunos, cuida da aprendizagem e combate, juntamente com a equipe pedagógica, a evasão escolar. Além disso há nessa escola o incentivo de participação das famílias nas reuniões de rotina e em decisões que alteram a vida dos estudantes, como obras na escola e uso de uniforme; incentivo e fortalecimento da participação de alunos em atividades socioculturais ou voltadas para a gestão escolar. Com base no que acabou de ler, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	A situação pode ser considerada verdadeira apenas no trecho em que diz sobre a participação das famílias nas reuniões de rotina
	
	
	A situação é em parte verdadeira mas a afirmação de que o conselho escolar pode atuar juntamente com a equipe pedagógica é falsa
	
	
	A situação é parcialmente verdadeira porque os conselhos escolares ainda não foram estabelecidos na lei de diretrizes e bases da educação
	
	 
	A situação é totalmente verdadeira pois diz respeito a uma gestão democrática da escola de acordo com o que prevê o artigo 206 da Constituição e os princípios da LDBEN de 96
	
	
	A situação é parcialmente verdadeira porque os pais não podem tomar decisões quanto as questões de obras na escola e uniformes
	
	
		4.
		Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. São pontos previstos na LDB 9394/96, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Gestão democrática do ensino público progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15)
	
	 
	Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26)
	
	
	Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87)
	
	
	A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69)
	
	 
	Carga horária mínima de setecentas horas distribuídas em 180 dias na educação básica (art. 24)
	
	
		5.
		Analise a situação a seguir: Numa escola, em um dia de sábado, diretores, professores, funcionários, representantes de pais, alunos e o conselho escolar se reuniram para decidir sobre o planejamento anual e a constituição de regras relacionadas ao ambiente escolar visando a qualidade da educação e as modificações do Projeto Político Pedagógico para o ano letivo. Considerando isso, podemos afirmar que é um(a):
		
	
	
	
	
	situação que não pode ocorrer na escola porque o planejamento deve ser realizado pela equipe pedagógica da escola
	
	
	reunião obrigatória exigida pelo INEP, a partir de 2010, e que deve acontecer somente no início do ano letivo
	
	
	necessidade social que algumas escolas apresentam mas que não é uma indicação legal
	
	 
	exemplo de gestão democrática como uma alternativa de se alcançar a qualidade da educação
	
	
	encontro exigido pelo Decreto 7532/10 para a participação da família na vida escolar
	
	
		6.
		A modalidade de ensino que, segundo a LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor, pode ser realizada em concomitância com o ensino médio, é:
		
	
	
	
	 
	Educação Especial
	
	
	Ensino Superior
	
	 
	Ensino Profissionalizante
	
	
	Ensino Fundamental
	
	
	Especialização Lato sensu
	
	
	
		7.
		O texto final da atual LDB, após seu longo trajeto na Câmara e no Senado, foi concluído por um processo de disputa de projeto político, pelo qual passava o país. A vitória do projeto conservador, no final de 1994, liderado por Fernando Henrique Cardoso, significou o avanço da política neoliberal, na qual o mercado se sobrepõe aos interesses da maioria da população. O resultado desse processo poderia ser assim enumerado:
I - Redução do dever do Estado com a universalização da educação básica. Rompe com o conceito de obrigatoriedade da educação básica, consolidando o disposto na emenda constitucional n° 14, que diz caber à União uma ação meramente suplementar no financiamentoda educação.
II - Fragmentação da concepção de Sistema Nacional de Educação. Justaposição dos poderes municipal, estadual e federal, tendo sido os respectivos conselhos descaracterizados e destituídos de autonomia política, de representatividade social e de responsabilidade de conduzir e acompanhar a implementação das políticas educacionais.
III - Descaracterização do profissional da educação - ao não estabelecer um piso salarial profissional nacional. Descaracterização da figura do professor, descrevendo-a a partir de suas responsabilidades, ou a partir de sua formação.
IV - Recursos financeiros: a lei aprovada não garantiu que os recursos públicos fossem destinados apenas para a educação pública, o que significou, mais uma vez, a vitória do setor privado ao manter o financiamento público para esse setor.
Qual opção apresenta a informação CORRETA com relação aos itens enumerados acima?
		
	
	
	
	
	Somente III é verdadeira
	
	 
	Somente a II e IV são verdadeiras
	
	 
	São todas verdadeiras
	
	
	São todas falsas
	
	
	Somente I é falsa
	
	
		8.
		Na parte diversificada da matriz curricular do Ensino Fundamental, a LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, estabelece como obrigatório para oferta e matrícula:
		
	
	
	
	 
	inclusão de pelo menos uma língua estrangeira, a partir do 6º ano de escolaridade
	
	
	inclusão de duas línguas estrangeiras, a partir do 6º. ano de escolaridade
	
	
	inclusão da língua inglesa em todos os anos de escolaridade
	
	 
	inclusão do ensino religioso em todos os anos de escolaridade
	
	
	prática de educação física, a partir do 6º ano de escolaridade

Outros materiais