Buscar

ANATOMIA-histria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANATOMIA 
A ciência que estuda os mortos para ajudar os vivos 
  
 A anatomia é uma ciência que foi durante muito tempo discriminada e tratada como herege pela igreja e pelos governos em geral. Sua maneira de estudar, através de cadáveres, empunhava várias barreiras aos praticantes desta arte pois a Igreja proibia a abertura de corpos humanos sob a desculpa que um corpo, depois de aberto, manteria sua alma presa ao mundo dos vivos e não iria para o céu, e os anatomistas eram julgados por heresia e invariavelmente acabavam na fogueira. Os muçulmanos também consideravam o corpo humano sagrado e a dissecação era proibida, crença que permanece até os dias de hoje.
  
História da Anatomia 
 No começo o que se conhecia era a anatomia topográfica, observada principalmente pelo que vemos em qualquer ser vivo: cabeça, olho, mãos, etc. O que estava por dentro do corpo, invisível, era chamado de víscera e não se conhecia forma nem função.
 Galeno reclamava que um médico sem anatomia era um arquiteto sem um plano, mas ele mesmo tinha que se contentar em dissecar macacos da Berbéria, que enfeitam hoje Gibraltar. Outros médicos dissecavam porcos, consolando-se com a semelhança entre os porcos e o homem, por dentro. Na Escola de Medicina de Alexandria, fundada em 332 AC, Herófilo e Erasístrato já tinham uma solução para o problema: dissecavam vivos os criminosos da prisão real. "Sem dúvida, a melhor maneira para se aprender" escreveu Celso, aprovando. A anatomia estava morta e a medicina nasceu morta, pois a a religião sim era a Coisa Boa, o Correto, o Certo, oferecendo ao homem meios valiosos para instalar sobre seus ombros o peso de alguém mais importante que ele. A religião de fato mudou o mundo, mas sufocou a medicina por 15 séculos. 
 Leonardo da Vinci foi um anatomista casual. Seu desenho clássico de um casal cortado ao meio, fazendo sexo é realmente magistral do ponto de vista anatômico. Estão em pé, em corte longitudinal (como se separasse as metades direita e esquerda), o pênis firmemente inserido na vagina, com nervos vigorosos transmitindo o prazer pra medula espinhal do homem, seu coração bombeando sêmen para fora do escroto por um longo tubo espinhal e o útero dela ligado aos mamilos. Uma maravilha anatômica. 
Em Paris o estudante de anatomia Andreas Vesalius (1514-64) encontrou um esqueleto dissecado completo e com ligamentos e o levou para casa começando sua carreira que culminou com um anfiteatro anatômico lotado (ao lado). A perfeição de seu atlas anatômico mostrava uma beleza quase olímpica, com músculos abrindo como pétalas de flor, e acabou por destronar Galeno, depois de descobrir que a mandíbula é um só osso e não dois, que o esterno tem 3 ossos e não 7 e que os filhos de Adão não tem uma costela a menos e que Eva deve ter vindo de outro lugar. Isto provocou a ira da Igreja. 
A heresia e a blasfêmia eram disfarces pomposos para oprimir a liberdade da palavra dos médicos, pois seus assuntos causavam um mal-estar secreto aos opressores (a Igreja). Michael Servetus morreu na fogueira por ter descoberto a circulação pulmonar. Vesalius foi obrigado a abandonar a anatomia quando tinha 30 anos e foi ser médico na corte espanhola. Dissecou um nobre e a Inquisição o condenou a uma peregrinação a Jerusalém. O navio afundou e ele morreu. Depois de Vesalius vieram Eustáquio e Falópio, famosos por suas trompas, a primeira no ouvido e a segunda na pelve feminina. 
 Quando o poder da Igreja acabou e a Inquisição não tinha mais sua força, a dissecação passou a ser obrigatória nas escolas de medicina. Os cadáveres eram a terra onde a medicina pastava e engordava. O material era fornecido por criminosos. Quando o estoque ficava baixo, alguns sempre podiam enterrar alguém para ajudar os estudos. Chegaram até a embriagar alguns transeuntes, enforcá-los e vendê-los para os anatomistas mais ávidos porconhecimento. 
 Os anatomistas gravaram seus nomes em nós. Você descobre, põe seu nome na estrutura, era a regra. Os epônimos (nomes de pessoas em estruturas) Trompas de Falópio e Eustáquio, polígono de Willis, fossa de Rolando, saco de Douglas e outras milhares de estruturas são exemplos.. A atual Nomina Anatômica acabou com essa bagunça e hoje os nomes dos descobridores são meros sinônimos e tem seu uso proibido. 
Hoje em dia a anatomia humana é mais do que conhecida. O que se aprende nas faculdades é o mínimo necessário para não se passar vergonha no momento de se fazer um exame. Em um atlas anatômico comum, não tendo nada mais especializado, temos cerca de 8.000 termos que deveríamos saber. Em livros texto de anatomia o número aumenta ainda mais, e em livros de anatomia especializada em determinada região do corpo temos muito mais detalhes. Estimo em cerca de 25.000-30.000 o número de nomes anatômicos encontrados no corpo humano, e podem ser descobertos ainda mais.
  
Bibliografia especializada 
 A Anatomia dispõe de vários títulos. Alguns são os clássicos e outros menos conhecidos, mas todos com sua importância. Temos os seguintes títulos a escolher:
A) ATLAS ANATÔMICO: têm desenhos ou fotografias anatômicos de estruturas do corpo humano 
Sobotta: Atlas de Anatomia 
Netter Atlas Anatômico 
Atlas Anatômico Heidegger 
Rohen-Yokochi Atlas Fotográfico de Anatomia 
B) LIVROS TEXTOS DE ANATOMIA: dão relações localização e funções das diversas estruturas anatômicas 
Anatomia: Gardner, Gray e O'Rahilly 
Grey Anatomia 
Alguns destes títulos dispõe de versão em CD-ROM onde podemos ter uma vista tridimensional das estruturas. Ajuda muito principalmente na hora de se fazer uma dissecação.  
a) Musculatura humana, vista anterior (de frente)

Outros materiais