Buscar

SISTEMA REPRODUTOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema reprodutor	
Professora: Lourdes Oliveira
Sistema reprodutor
É responsável pelo processo de reprodução, garantindo a manutenção da espécie humana ao longo do tempo. Os sistemas reprodutores feminino e masculino apresentam diferenças significativas, por isso serão descritos separadamente.
I- SISTEMA REPRODUTOR FEMININO.
 Formado pelos ovários, tubas uterinas, útero, vagina, vulva( genitália externa) e mamas.
 1- Ovários: São 2 glândulas situadas uma de cada lado do útero, suspensos pelo ligamento largo do útero. Comunicam-se com o útero através das tubas uterinas. Os ovarios contem cerca de 400 mil focículos ovarianos e, ao longa da vida, algumas centenas deles serão amadurecidos e transformados em óvulos.
 Função: Os ovários secretem o ovulo e hormônios sexuais femininos ( estrógeno e progesterona ) 
2-Tubas uterinas. São 2 canais musculares que ligam os ovários ao útero. Na sua extremidade ovariana, cada tuba apresenta franjas chamadas de fimbrias. O interior das tubas apresenta cílios que facilitam o movimento do óvulo.
 Função: conduzir o óvulo fecundado em direção ao útero.
3-Útero: Órgao mscular oco situado no hipogástrio atrás e acima da bexiga, É formado por 3 camadas: perímetro (externa), miométrio (média), e endométrio (interna). Divide-se em 2 partes principais:
 Corpo: Parte superior do útero, Sua extremidade superior chama-se fundo.
 Colo: Parte inferior do útero. Apresenta um orifício na sua extremidade inferior chama de cérvix. A cérvix comunica o útero a vagina.
 Funções: O útero é responsável por abrigar e desenvolver o ovulo fecundado. Ao final das gestação, o útero contrai-se para expulsar o feto no trabalho de parto.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
4- Vagina: É um tubo muscular que comunica o útero com o meio externo.
 Funções: A vagina é o órgão copulador feminino, recebendo o pênis durante o ato sexual. Também é o canal de saída para o feto durante o parto normal.
 5- Vulva: É a genitália externa, É formada pelas seguintes estruturas.
 Monte púbico: É uma proeminência formada de tecido adiposo que fica à frente da sínfise púbica. Durante a puberdade, passa a ser recoberto por pelos. 
 Lábios maiores: São pregas cutâneas situadas nas regiões laterais internas da vulva, ficando recobertos por pelos.
 Lábios menores: São pregas cutâneas situadas nas régios laterais internas da vulva. Também são recobertos por pelos.
 Vestibulo vaginal: Espaço que fica entre os lábios menores, onde fica o meato uretral e o óstio vaginal.
Óstio uretral: Abertura da uretra para o meio externo.
Óstio vaginal: Abertura da vagina para o meio externo. Apresente uma membrana elástica na sua entrada chamada hímen.
Períneo: Conjunto de tecidos (pele e músculos) que se situa entra a vagina e o anus. 
6- Mamas: São 2 órgãos acessórios do sistema reprodutor, responsáveis pela secreção do leite materno. As mamas são compostas por tecido adiposo e tecido glandular. Situam-se na parede anterior do tórax, uma de cada lado. A estrutura interna da mama é formada por glândulas alveolares e um conjunto de ductos. A parte mais escura da mama é a aréola. Na parte central da aréola, está uma proeminência chamada de mamilo. O mamilo facilita a sucção durante o aleitamento e é o local de saída do leite materno. 
II- FISIOLOGIA BÁSICA DA OVULAÇÃO-MESTRUAÇÃO
Na puberdade, alguns hormônio da hipófise começam a estimular o funcionamento dos ovários e eles começam a produzir, hormônios sexuais femininos. A partir dai, a cada mês, um folículo ovariano amadurece e se transforma em óvulo, tornando a mulher fértil.
O funcionamento do ciclo ovariano ocorre em 2 fases: Fase proliferativa (estrogênica) e fase secretora ( progestacional) 
1-Fase proliferativa: O folículo ovariano secreta grande quantidade de estrógeno. O estrógeno provoca o crescimento do endométrio no útero, estimula a hipófise a liberar o hormônio luteinizante (LH). O LH estimula o amadurecimento final do folículo e a liberação do óvulo (ovulação) O folículo rompido se torna amarelado e passa a ser chamado de corpo amarelo. A fase proliferativa dura em média, 14 dias. 
Fase secretora: O corpo amarelo secreta estrógeno e grande quantidade de progesterona. A progesterona aumenta a irrigação de sangue no útero, preparando-o para dereber o ovulo fecundado. Caso não ocorra a fecundação, o corpo amarelo atrofia e o endométrio do útero descama, provocando um sangramento fisiológico chamado de mestruação que dura cerca de 3 a 7 dias. A fase secretora dura, em média 14 dia. Após esse prazo, o ciclo recomeça outra vez.
CICLO MESTRUAL	
II- SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO	
Formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, canais ejaculatórios, uretra, próstata e pênis.	
 1- Testiculos: São 2 glândulas situadas na parte inferior do púbis, dentro do saco escrotal. São estruturas sensíveis à temperatura e ao toque.
 Funções: A partir da puberdade, os testículos começam a secretar testosterona ( hormônio masculino ) e espermatozoides.
2- Epidídimos: São duas estruturas tubulares que se situa na parte posterior e superior de cada testículo.
 Funções: Os epidídimos armazenam e servem como local de amadurecimento dos espermatozoides.
 3- Canais deferentes: São 2 tubos que se estendem dos epidídimos até as vesículas seminais.
 Funções: Os canais deferentes conduzem os espematozóides até a uretra. 
 4- Vesículas seminais: São duas glândulas que situam-se uma de cada lado da bexiga. 
 Funções: As vesículas seminais secretam o liquido seminal para dentro dos canais deferentes. Esse líquido ajuda a movimentação dos espermatozoides.
 5- Canais ejaculatórios: São 2 tubos, um de cada lado, formados pela união dos canais deferentes com os ductos das vesículas seminais. Os dois ductos ejaculatórios se abrem na uretra.
6- Uretra: Já descrito no sistema urinário. 
7- Próstata: É uma glândula com o formato de uma castanha, que situa-se abaixo da bexiga e à frente do reto. A parte inicial da uretra passa por dentro da próstata.
 Função: A próstata secreta o líquido prostático para dentro da uretra, Esse líquido também ajuda a movimentação dos espermatozoides.
 8- Pênis: É o órgão copulador do homem e está situado na parte inferior do púbis. O pênis flácido mede cerca de 10 a 12 cm, e o pênis ereto, mede cerca de 14 a 18 cm. A estrutura interna do pênis é formada por 2 corpos cavernosos (laterais) e 1 corpo esponjoso (central). A uretra passa por dentro do corpo esponjoso. O pênis divide-se em 3 partes principais:
 Base: É a parte proximal do pênis.
 Corpo: É o segmento que fica entra a base e a glande do pênis.
 Glande: É a parte distal do pênis. A parte distal e interna da cabeça do pênis é chama de glande. A glande é a região mais sensível do pênis e responsável pelo prazer sexual masculino. A glande é recoberta por um tecido chamado de prepúcio.
 Função: A função do pênis é o coito (penetração), através do qual ocorre a ejaculação (eliminação do esperma). 
 
 FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes