Buscar

POLITICA MAQUIAVEL-FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Filosofia e Educação
Política, poder e democracia. Totalitarismo e autoritarismo.
 
Nicolau Maquiavel é considerado o fundador da política moderna. É um autor que parte da experiência política do seu tempo. Atuando em cerca de 20 missões diplomáticas no período de 1498 a 1512, revelou-se um grande observador das relações de poder e destacou-se pelo discernimento político que revelava nos relatórios das missões, o que possibilitou, quando viveu no ostracismo, refletir sobre sua atuação na chancelaria e dedicar-se ao estudo dos clássicos, além de compor O Príncipe. Mas Maquiavel recebeu, de muitos, apenas a incompreensão, e vários o tomaram como o próprio satã.
:
A Política segundo maquiavel
O autor de O Príncipe rompe com a política clássica, separando o entrelaçamento entre ética e política. Faz da política uma esfera autônoma. Observa a realidade como é de fato, e não como deveria ser. Por isso, faz uma clara advertência no capítulo XV de O Príncipe
[...] como é meu intento escrever coisa útil para os que se interessarem, pareceu-me mais conveniente procurar a verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se possa imaginar. E muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros (Maquiavel, 1979, p.63).
Maquiavel não está preocupado com utopias. Observa a realidade “nua e crua” e explicita tudo aquilo que os homens fazem e não costumam dizer. Se todos os homens fossem bons, isso seria diferente. Mas como a grande maioria é má e desonesta, deve o príncipe agir tendo em mente este fato.
PODER, POLÍTICA E DEMOCRACIA
Segundo Maquiavel, para garantir a eficácia da ação política, um príncipe deve considerar a lógica real do poder, deve considerar “como se vive” e não “como deveria se viver”; caso contrário, encontrará apenas ruína. Para Chauí,
Maquiavel inaugura a ideia de valores políticos medidos pela eficácia prática e pela utilidade social, afastados dos padrões que regulam a moralidade privada dos indivíduos. O ethos político e o ethos moral são diferentes e não há fraqueza política maior do que o moralismo que mascara a lógica real do poder (1997, p.397).
PODER, POLÍTICA E DEMOCRACIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais