Buscar

Vínculo jurídico - trab civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Vínculo jurídico
 Para explicar a relação jurídica obrigacional parte-se da noção romana de vínculo encontrada nas Institutas de Justiniano: “obligatio est juris vinculum, quo necessitate adstringimur alicujus solvendae rei”.
 A qualificação do vínculo como jurídico traz duas consequências: o destaque dessa relação das demais relações sociais e o amparado pela lei, sendo este elemento substancial da obrigação e a garantia de que se a obrigação não for prestada espontaneamente o será coercitivamente.
 São três as teorias a respeito do vínculo jurídico obrigacional, a saber: 
Teoria Monista: Estabelece o vínculo entre o credor (que possui o direito de exigir o cumprimento) e o devedor (que possui o dever de prestar). Este vínculo se compõe da relação de crédito e débito.
A responsabilidade civil não faz parte dessa teoria.
 Como muito bem coloca Pontes de Miranda: “Em sentido estrito obrigação é a relação jurídica entre duas ou mais pessoas, de que decorre a uma delas, ao debitor, ou algumas, pode ser exigida, pela outra (s), creditor, ou outra prestação”.
Teoria Dualista: Adota que a obrigação é formada por um duplo vínculo:
Débito (schuld) – liga o credor ao devedor
Responsabilidade (Hafuns)- é a consequência jurídica e patrimonial do descumprimento da obrigação.
 Esta teoria é desenvolvida pelo jurista alemão Brinz, que “considera que a obrigação gera para o devedor o dever de prestar, que deverá ser adimplido, mas que, uma vez violado, permite a agressão ao seu patrimônio a fim de permitir ao credor a satisfação do seu crédito”.
O débito é chamado de vínculo imaterial, pois a lei sugere ao devedor um dever ínsito a sua consciência de satisfazer pontualmente a obrigação, honrando assim seus compromissos. O crédito também chamado de vínculo material confere ao credor não satisfeito o direito de exigir judicialmente o cumprimento da obrigação, submetendo àquele os bens do devedor (Gonçalvez, Carlos Roberto).
Há ainda nesta teoria duas possibilidades: de se haver uma responsabilidade sem débito, como no caso do fiador, que responde com seu patrimônio sem estar obrigado por uma prestação própria. Ou ocorrer que aja o débito sem a responsabilidade como no caso das obrigações naturais.
Esta teoria dualista é esposada por quase todos doutrinadores parte do inadimplemento por parte do devedor, quando a regra deveria ser o adimplemento e o inadimplemento a exceção.
Isto posto como muito bem explana Orlando Gomes quanto à relação obrigacional que se constitui entre credor e devedor é um vínculo jurídico entre duas partes, em virtude da qual uma delas fica adstrita a satisfazer uma prestação patrimonial de interesse da outra, que pode exigi-la, se não for cumprida espontaneamente, mediante agressão ao patrimônio do devedor. 
Teoria dualista mitigada ou eclética: Nesta teoria os dois vínculos são essência não havendo desta maneira, a sobreposição de um sobre o outro, pois os dois devem se complementar para que haja o vínculo jurídico da obrigação. Como ensina Maria Helena Diniz, segundo o qual o direito do credor de impor ao devedor uma prestação positiva ou negativa, dá lugar a uma diminuição da liberdade do sujeito passivo, pois este não poderá libertar-se da relação obrigacional sem cumpri-la, visto que o credor, insatisfeito, está autorizado a acioná-lo, promovendo a execução de sentença, penhorando seus bens e levando-os à praça, para obter com o produto o valor correspondente à prestação devida.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

38 pág.
direito civil obrigações título II

Colegio Estadual Professora Analicia Cecilia B Silva

User badge image

Hadara Rodrigues

53 pág.
direito civil obrigações título I

Colegio Estadual Professora Analicia Cecilia B Silva

User badge image

Hadara Rodrigues

Perguntas Recentes