Buscar

Teoria da empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a importância da Teoria da Empresa para o regime jurídico comercial?
A teoria da empresa permite uma ampliação do âmbito de incidência do Direito Comercial que passa regulamentar como atividade comercial as atividades ligadas à produção e circulação de bens ou serviços, diferente do Ato de comércio que considerava como atividade empresarial apenas atividades de mercancias descritas no art.19 do Código Comercial Francês de 1808. A teoria da empresa é importante, visto que ao passar a regular qualquer atividade econômica que se enquadre nos critérios de empresariedade, submete essas atividades ao direito empresarial.
Qual a interpretação que se deve dar para o final do parágrafo único do art. 966 sobre elemento de empresa?
Como exposto no parágrafo único ele não considera como atividade empresarial aquelas exercidas pelo intelecto, de natureza cientifica literária ou artística, ou seja, não se considera como elemento de empresa a pessoalidade, pois este implica que o consumidor procurará um determinado serviço devido à confiança que tem na pessoa que sempre o realiza.
Uma clínica médica deve ser registrada no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial?
Clinica médica é uma sociedade simples, logo deve ser registrada no Cartório de Registro de Pessoas jurídicas, pois embora se enquadrem nos elementos de empresa, é constituída por um grupo de pessoas que exercem uma profissão intelectual que leva em conta o principio da pessoalidade na prestação de serviços.
Ora, um paciente procura uma clinica médica mediante a confiança que possui em determinado médico.
Quais eram as principais críticas a TEORIA DOS ATOS DE COMÉRCIO?
Os pontos de críticas referentes à teoria dos atos de comercia são referentes à vagueza na definição do termo ato de comércio, ausência da influência dos fatores sociais, e adoção apenas de atividades mercantes ao ato de comércio, não levando em conta o surgimento da prestação de serviços, de atividades econômicas ligadas à terra, e etc.
Conceitue empresário com todos os elementos legais. Existem atividades que não são empresariais? 
Empresário é aquele que executa atividade econômica organizada com articulação dos fatores de produção, que leva em conta o profissionalismo, e que tem como objeto a produção e a circulação de bens e serviços com o intuito de lucro. As atividades ditas como não empresarias são aquelas descritas pelo paragrafo único doa art.966. CC se enquadro nele, não são considerados empresários os profissionais intelectuais (profissionais liberais), as sociedades simples, os exercentes de atividade rural e as sociedades cooperativas.

Outros materiais