Buscar

Estruturas e organelas presentes em uma Célula.

Prévia do material em texto

Estruturas e organelas presentes em uma Célula:
Membrana plasmática = Membrana Celular = Membrana Citoplasmática = Plasmalema 
Toda célula, seja procarionte ou eucarionte, possui.
A membrana celular é a responsável pela individualidade da célula. É capaz de ter seu próprio metabolismo e reproduzir-se. Ela deu à célula o título de menor unidade viva. 
Funções: 
Estabelece uma fronteira que delimita o conteúdo celular, separando, assim, o meio intracelular do meio extracelular (Interstício).
Revestimento e Proteção: O plasmalema, sendo a fina camada que reveste a célula, dá à célula resistência à tração devido ao somatório das forças de Van der Walls que unem os fosfolipídios lado a lado, assim sendo dá à célula o meio de defesa, agindo como um escudo.
Permeabilidade seletiva: Podendo ser de forma ativa (Com gasto de ATP: Composto derivado de nucleotídeo (base nitrogenada + grupo fosfato + ribose ou desoxirribose); Adenina + Ribose = Adenosina + 3 radicais de Fosfato = Trifosfato de Adenosina > Reservatório temporário de energia. Quando a glicose é quebrada #Partiu ATP) ou passiva (Sem gasto de ATP) podendo ser classificado em difusão simples, difusão facilitada e osmose. 
Regula a sua composição química.
 Como? 
Controlando a entrada e a saída de substâncias.
Ela captura os elementos que lhe são necessários e libera substâncias conforme sua necessidade.
O que ela geralmente libera? 
Transporte transmembranar > Passiva: Maior Concentração >>> Menor concentração.
Difusão: Sem gasto de energia.
Simples: Vm - Sem o exercício/existência da molécula transportadora (Permease). Movimento do soluto > Do meio hipertônico para o meio hipotônico. Isotônicos.
Facilitada: Vm - Com o exercício/existência da permease. 
Movimento do soluto > Do meio hipertônico para o meio hipotônico. Isotônicos.
Osmose: Sem gasto de energia.
Movimento do solvente > Do meio hipotônico para o meio hipertônico. Isotônicos.
Transporte transmembranar > Ativo: Menor Concentração >>> Maior concentração.
Bicamada fosfolipídica 
É formada por: 2 camadas fosfolipídica, cujo as “cabeças” de fosfato sempre estarão voltadas para o interstício (meio extracelular) e para o interior das células (meio intracelular). 
	Motivos:
Voltadas para o meio extracelular: Quase toda a matéria orgânica do nosso organismo é apolar. É de extrema necessidade que a parte apolar da membrana plasmática seja voltada para fora, pois, dessa forma, será possível um maior número de interações, permitindo, assim, que a célula relacione-se com o seu exterior. 
Voltadas para o meio intracelular: 85% do citosol é composto por água (contendo também açúcares, aminoácidos, proteínas, nucleotídeos isolados, íons inorgânicos e RNA), sendo assim, é necessário que as “cabeças” de fosfato sejam voltadas para o seu interior, tendo em vista que as duas estruturas são apolares, portanto, ratificando as leis das atrações entre moléculas.
Fosfato (PO4 3-) “Cabeça” = APOLAR
Lipídio ~ Ácido Graxo (Grupo carbonila (–COOH) ligado a uma longa cadeia alquílica, saturada ou insaturada) “Caudas” = POLAR 
	OBS.: 
Especializações 
Glicoproteína -
Glicolipídio - 
Glicídio - 
Colesterol - 
Oligossacarídeo - 
Proteínas integrais - 
Proteínas periféricas - 
Canal proteico - 
Proteína extrínseca - 
Proteína Transmembranar - 
Citoesqueleto: 
O citoesqueleto é conjunto de fibras e túbulos proteicos existente no citoplasma de células eucarióticas. 
Funções: 
Deslocar organelas
Diferenciar-se
Mudar formato
Dividir-se
Aderir ao meio extracelular
Entre as fibras proteicas componentes desse “citoesqueleto” podem ser citados os microfilamentos de actina, os microtúbulos e os filamentos intermediários.
Microtúbulos (neurotúbulos) – 
Filamentos de actina –
Filamentos de miosina –
Filamentos intermediários (neurofilamentos) –
Microfilamentos – Função: Contração das células musculares e movimentação muscular
São os mais abundantes.
Constituídos da proteína contráctil actina.
São extremamente finos e flexíveis.
Concentram-se em maior número na periferia. 
Muitos movimentos são possíveis graças aos microfilamentos de actina.
O que são centríolos? Centríolos são estruturas cilíndricas que organizam a montagem de microtúbulos durante a divisão celular.
PONTOS IMPORTANTES:
O citoesqueleto mantém a forma das células e é responsável pela contração celular, pelos movimentos da célula e pelo deslocamento das organelas, vesículas e partículas no citoplasma.
Filamentos de actina, microtúbulos e as proteínas motoras miosinas, dineína e cinesina são os principais constituintes do citoesqueleto e responsáveis pelos movimentos celulares.
Os filamentos de actina se associam às diversas proteínas e, por meio delas, fixam-se na membrana plasmática, no envoltório nuclear e em outros componentes da célula. 
Nas células eucariontes, grande parte dos movimentos se deve ao deslizamento de filamentos de miosina sobre os de actina.
 As células musculares são especializadas para a contração.
A unidade contrátil das células estriadas é o sarcômero.
Cada sarcômero é separado do outro por uma estrutura contendo desmina, a estria Z.
No sarcômero, além dos filamentos de actina e de miosina, encontram-se outras proteínas que participam da disposição ordenada desses filamentos no músculo estriado e no controle da contração. 
Ao chegar à fibra muscula estriada, o impulso nervoso causa um fluxo de íons Ca2+ do retículo endoplasmático liso para o citosol, desencadeando a contração muscular.
As células mioepiteliais são contráteis e ajudam a expulsar a secreção das glândulas exócrinas. 
Os movimentos dos cílios e flagelos das células eucariontes se devem à atividade de microtúbulos, sem a participação do sistema actina-miosina.
Cílios e flagelos –
Semelhanças:
	São estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células.
Tem sua origem a partir do prolongamento dos centríolos.
Diferenças:
	Cílios - Curtos e em maior quantidade.
Flagelos - Longos e pouco numerosos.
Cílios – Também atuam com função de defesa (Ex.: Trato respiratório). 
Flagelos – A função é apenas locomotora (Espermatozoides). 
Citoplasma = Citosol = Hialoplasma:
 substância semelhante a gel dentro da célula, onde ficam imersas as organelas;
Vacúolo: existem na célula animal, porém são muito maiores na célula vegetal, servindo como reserva energética.
Ribossomos: responsáveis pela montagem de proteínas
Retículo endoplasmático: extensa rede de membranas compostas de duas regiões, uma associada aos ribossomos (R.E rugoso) e outra sem ribossomos (R.E liso);
Complexo Golgiense: também chamado de aparelho de Golgi, esta estrutura é responsável pela fabricação, armazenamento e transporte de determinados produtos celulares, estando altamente associada ao papel de secreção;
Interação do R.E e o C.G:
Lisossomos: sacos de enzimas que digerem macromoléculas celulares, tais como ácidos nucleicos;
Vesículas: 
Peroxissomos: 
Contém enzimas que ajudam a desintoxicar o álcool, formar ácidos biliares e quebrar as gorduras. Os peroxissomos são organelas encontradas em todas as células eucarióticas, possuem forma ovoide e é delimitado por uma membrana lipoprotéica, nos rins e fígado ocorrem em grande número. Possuem função principalmente de desintoxicação celular.
Podem conter várias enzimas oxidativas, inclusive as enzimas responsáveis pela beta-oxidação dos ácidos graxos, além de conter a enzima catalase, que não é oxidativa. A catalase é responsável pela neutralização do peróxido de hidrogênio, H202 que é tóxico à célula, daí o nome peroxissomo, transformando-o em água e oxigênio: O peróxido de hidrogênio pode ser formado no próprio peroxissomo pelas reações oxidativas ou em outros locais, como em mitocôndrias que geram os superóxidos também chamados radicais livres.
Nos rins e no fígado a catalase dos peroxissomos utilizam o peróxido de hidrogénio para neutralizar substâncias tóxicas como fenóis e etanol. Em célulasvegetais recebem nome de glioxissomos, por estarem envolvidos no ciclo do glioxilato, e participam do metabolismo dos triacilgliceróis no processo de germinação das sementes.
Mitocôndrias: componentes celulares que geram energia para a célula e são o local de ocorrência da respiração celular;
As mitocôndrias são corpúsculos presentes no hialoplasma das células em geral, exceto nas bactérias e algas azuis. Seu número relaciona-se com a atividade celular. Assim, quanto mais intenso for o metabolismo de uma célula, mais mitocôndrias ela possuirá. As mitocôndrias podem ser observadas nos microscópios ópticos comuns e nos eletrônicos. Diferem no aspecto e no tamanho, apresentando-se sob a forma esférica ou de bastão. Ao microscópio eletrônico observa-se que as mitocôndrias apresentam duas membranas, uma externa e a outra interna. A membrana interna invagina-se para o interior da mitocôndria, formando pregas denominadas cristas mitocondriais.
A membrana externa é lisa e a interna rugosa devido às partículas elementares de NAD, FAD, citocromos e ao complexo ATP sintetase. Todo seu interior é banhado por um colóide denominado matriz mitocondrial, onde encontramos DNA (com dupla hélice, circular), RNA, enzimas, água, sais, vitaminas, coenzimas, ADP, ATP, ribossomos etc.
A função das mitocôndrias é a respiração celular, processo por meio do qual as células obtém energia de que necessitam para o seu funcionamento. Essa energia é armazenada sob a forma de ATP (adenosina trifosfato). As mitocôndrias têm sua origem na divisão de mitocôndrias preexistentes na célula. Isso ocorre mesmo em células que não estão em divisão. Com a renovação de mitocôndrias, seu número permanece mais ou menos constante.
Plastos:
Núcleo: 
	O núcleo é a organela celular mais proeminente, é o centro de controle das atividades celulares e, contendo o genoma (conjunto de informações codificadas pelo DNA), é o arquivo da hereditariedade.
Envoltório Nuclear = Membrana Nuclear = Carioteca:
Poros nucleares = Nucleoporo:
Ribossomos:
São organelas celulares constituídos por proteínas e ácido ribonucleico presentes no citoplasma celular, nas mitocôndrias, nos cloroplastos e na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso (granular). Trata-se de um complexo macromolecular que asseguram a síntese proteica através da informação genética que lhes chega do ADN transcrito na forma de ARN mensageiro.
Os ribossomos reúnem as vinte moléculas específicas de aminoácidos para formar proteínas determinadas por sequências de moléculas de ARN. Visíveis apenas ao microscópio eletrônico, com um tamanho de 29 nm. em células procariotas e 32 nm. em eucariotas. Estão presentes em todas as células, exceto nos espermatozoides. Os ribossomos são considerados em várias fontes como organelas não membranosas, dado que não existem endomembranas na sua estrutura, entretanto alguns biólogos não os consideram propriamente organelas por este mesmo motivo. 
Nucleoplasma = Cariolinfa = Hialoplasma nuclear = Suco nuclear: 
	É uma massa incolor constituída principalmente de água, proteínas e outras substâncias, o que faz com que o nucleoplasma seja muito parecido com o hialoplasma. Sua função é preencher o núcleo celular que contém os filamentos de cromatina e o nucléolo. É um local onde ocorrem reações e sua composição química é variada. Uma das reações é a duplicação do DNA e a síntese do RNA. O nucleoplasma é uma solução aquosa de proteínas. Nela estão presentes diversos tipos de íons, aminoácidos, metabólitos e precursores diversos, enzimas para a síntese de DNA e RNA, receptores para hormônios, moléculas de RNA de diversos tipos e outros constituintes celulares.
Nucléolo:
São organoides presentes em células eucarióticas, ligados principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de ADN específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNAr. O nucléolo é o local, no núcleo, onde regiões de diferentes cromossomas que contém genes para o DNA ribossomal se encontram.
Aqui, o RNA é sintetizado e combinado com proteínas, para formar as subunidades ribossomais (maior e menor), essas ao se dirigirem para o citoplasma através dos poros da carioteca, poderão se unir para formar o ribossomo no momento em que ocorrer a tradução (síntese proteica). São corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente.
O nucléolo tem por função a organização dos ribossomos. Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a síntese proteica(ou de proteína) da célula. A porção fibrilar densa é mais central e é formada por RNAr (RNA ribossômico) e proteínas ribossomais.
A porção granular é mais periférica e é formada por subunidades ribossômicas em formação. A região organizadora do nucléolo é a cromatina associada ao nucléolo, que na divisão encontra-se nos satélites dos cromossomos acrocêntricos. Não é uma estrutura compacta, pois nota-se a invasão do nucleoplasma.
Os ribossomos são formados a partir das proteínas ribossômicas, que são importadas do citoplasma e se associam com o RNAr.
Cromatina: 
É o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontra dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas. As histonas H2A, H2B, H3 e H4 unem-se, formando um octâmero denominado nucleossoma, enquanto que a histona H1 une os nucleossomas adjacentes, "empacotando-os", visto que a molécula de DNA "dá" uma volta e meia em torno do octâmero de histonas. É essencial existir a histona H1 para estabilizar este enrolamento.
Numa célula eucariótica, quase todo o DNA está compactado na cromatina. O DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula de DNA, e para permitir maior controle de tais genes por parte da célula. Grande parte da cromatina é localizada na periferia do núcleo, possivelmente pelo fato de uma das principais proteínas associadas com a heterocromatina liga-se a uma proteína da membrana nuclear interna.
Características: 
Massa filamentosa de cromossomos desespiralizados.
Ocupa a maior parte do interior do núcleo.
Eucromatina.
Cromatina mais frouxa (Onde os cromossomos estão menos compactados).
Corresponde à parte do DNA que está sendo ativamente transcrito em RNA. 
Heterocromatina.
Cromatina mais densa (Onde os cromossomos estão menos compactados).
Representa a parte inativa do genoma onde não ocorre a síntese de RNA. 
Heterocromatina constitutiva, que nunca se expressa como proteínas e que se encontra localizada à volta do centrómero (contem geralmente sequências repetitivas);
Heterocromatina facultativa, que, por vezes, é transcrita em outros tipos celulares, consequentemente a sua quantidade varia dependendo da atividade transcricional da célula. Apresenta condensada na interfase.
		Funções: 
RNA e DNA: 
O RNA e o DNA são constituídos por longas cadeias helicoidais de bases nitrogenadas.
 RNA – Hélice simples
Função:
 DNA – Dupla hélice.
Função:
A informação genética reside em sequências de bases (genes) que se arranjam para codificar as sequências de aminoácidos das proteínas (enzimas).
Assim cada gene determina a síntese de uma enzima, que por sua vez determina uma característica hereditária.
As possibilidades de combinações de sequências para a definição dos genes é praticamente infinita.
Estima-se que em cada célula humana haja algo em torno de 25.000 genes.
Qualquer alteração nessa sequência pode modificar a sequência de aminoácidos decodificados e, consequentemente, a proteína a ser produzida, ocasionando uma mutação.
As mutações ocorrem continuamente, mas os mecanismos celulares para a depuração de erros de sequenciamento e de transcrição são determinantes para que elas sejam suprimidasou se expressem.
Todos esses processos de transcrição, decodificação, mutação e depuração são a base da continuidade e da variação em seres vivos, e, em última análise, da evolução das espécies.
PONTOS IMPORTANTES:
O núcleo caracteriza a célula eucarionte.
Os componentes do núcleo são o envoltório nuclear, a cromatina, os nucléolos e o nucleoplasma.
O envoltório nuclear é constituído por duas membranas perfuradas por um número variável de poros que controlam o trânsito das moléculas.
As proteínas nucleares são sintetizadas nos polirribossomos citoplasmáticos, porém com um sinal que marca sua destinação. 
A unidade básica da cromatina é o nucleossomo, constituído por DNA e proteínas histônicas.
As fibras cromatínicas presentes no núcleo interfásico têm 10 e 30 nm de diâmetro.
O nucléolo é o local de síntese do RNA ribossômico e de montagem das subunidades ribossômicas.
A matriz nuclear define os diferentes compartimentos nucleares.
O cromossomo metafásico é formado por um esqueleto de proteínas acíclicas ao qual se associa a fibra cromatínica. 
Os cromossomos gigantes são de dois tipos: Politênicos e plumosos. 
Os cromossomos plumosos são meióticos; os politênicos, interfásicos.
A engenharia genética ou tecnologia do DNA recombinante tem possibilitado o sequenciamento de genes específicos.
Um gene pode ser clonado, alterado e introduzido em um organismo estranho. 
Divisão Celular:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes