Buscar

APOL 1 Direito do Trabalho E ADM EST

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Direito do Trabalho
Administração Estratégica
Sua nota:
100
Questão 1/5 - Direito do Trabalho
Somos sabedores de que o direito do trabalho em nosso País teve uma evolução muito tímida ao longo dos tempos e que somente a partir da promulgação da Constituição Federal/88 o trabalhador viu garantidas suas maiores vitórias trabalhistas. A Constituição de 1988, intitulada de “Constituição Cidadã”, garantiu e consolidou no bojo de suas previsões, a maioria dos direitos trabalhistas, e em algumas situações quase que os regulamentando, tarefa própria da legislação infraconstitucional.
Você certamente já ouviu falar dessa particularidade de nossa atual constituição federal, pois é assunto de várias discussões jurídicas e é chamada de:
	
	A
	A constitucionalização do direito do trabalho.
	
	B
	Princípio da segurança jurídica.
	
	C
	Direitos e garantias do cidadão.                   
	
	D
	Direitos sociais e trabalhistas.
	
	E
	A regulamentação constitucional do direito laboral.
Questão 2/5 - Administração Estratégica
A quarta fase da experiência de Hawthorne, chamada de pesquisas industriais, cujo objetivo era observar a igualdade de sentimentos entre os participantes das equipes e a relação formal ou informal dentro da empresa. Com base no enunciado acima, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As conclusões dessas experiências mostraram que, quanto mais integrado o trabalhador estiver ao grupo, maior a sua disposição em produzir.
	
	B
	As conclusões dessas experiências mostraram que, quanto menos o trabalhador estiver integrado ao grupo, maior a sua disposição em produzir.
	
	C
	As conclusões dessas experiências mostraram que, quanto mais integrado o trabalhador estiver ao grupo, menor a sua disposição em produzir.
	
	D
	As conclusões dessas experiências mostraram que, qualquer que seja o perfil do trabalhador, ele jamais se relacionará com o grupo de trabalho para não produzir.
Questão 3/5 - Direito do Trabalho
O Sr. Ricardo é dono de empresa que atua no ramo industrial e possui vários empregados. Sabemos que os sujeitos da relação de emprego são chamados de empregador e empregado e que o empregador é aquele que admite, assalaria, demite e assume os riscos do negócio e tem garantido pela legislação certos poderes em relação ao empregado.
Quando o Sr. Ricardo, pratica atos no sentido de determinar aos seus empregados de que maneira quer que os serviços sejam desenvolvidos, está em outras palavras exercendo um dos poderes do empregador estabelecidos pela legislação que é o poder de:
	
	A
	Direção.
	
	B
	Disciplinar.
	
	C
	Controle.
	
	D
	Organização.
	
	E
	Subordinação.
Questão 4/5 - Direito do Trabalho
A legislação trabalhista evoluiu gradativamente no Brasil, principalmente através de nossos diplomas constitucionais. A relação de emprego na vigência da Constituição de 1937 teve grandes avanços, especialmente no que concerne às garantias dos trabalhadores, mas coibiu determinadas práticas dos empregados, sendo contrária ao direito trabalhista já adquirido anteriormente, em retrocesso à marcha em busca de melhores condições à classe trabalhadora.
Tal afirmação se refere:
	
	A
	À proibição de greve.
	
	B
	Ao fechamento dos sindicatos.
	
	C
	À proibição da liberdade de livre associação, obrigando o empregado a se associar ao sindicato de sua classe.
	
	D
	Ao término do intervalo intrajornada.
	
	E
	Ao cerceamento da liberdade de discutir com o empregador as condições do contrato de trabalho.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
Criada por volta de 1940, a Teoria Estruturalista recebeu a influência dos trabalhos de Taylor e Fayol, bem como da psicologia, da sociologia, da escola de relações humanas e da teoria da burocracia, procurando eliminar eventuais distorções e limitações. Tinha como característica o entendimento de que a visão do todo é maior do que a soma das partes.   De acordo com o contexto acima, quais as ênfases da Teoria Estruturalista?
	
	A
	Organização formal e informal, estrutura e ambiente.
	
	B
	Organização formal, planejamento e processos.
	
	C
	Pessoas, estrutura e processos.
	
	D
	Orçamento, planejamento e ambiente.

Outros materiais