Buscar

AV2 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 
	Nota da Prova: 8,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 10/06/2017 08:56:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201302692432)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Descreva o que é um PCP reforçando quais as suas principais funções dentro de um sistema produtivo, cite/descreva pelo menos 4 dessas funções.
		
	
Resposta: É o processo pelo qual as empresas, planejam, controlam sua produção para que se tenha uma maior qualidade, um menor custo e uma produção mais eficiênte, assim obtendo um maior lucro. Funções: Planejar, controlar, monitorar
	
Gabarito: O PCP é um setor/departamento responsável por concentrar boa parte das responsabilidades de gestão de uma operação. Tipicamente é o responsável por planejar e controlar a utilização dos recursos de produção. Atua sobre os seguintes recursos: Instalações físicas, Mão-de-obra Materiais, Equipamentos e Informações. Atividades a serem executadas pelo PCP- Planejar a capacidade e analisar a disponibilidade para atender as necessidades do mercado. Planejar para que os materiais cheguem a tempo e nas quantidades certas para a produção do produto; Garantir que a utilização das máquinas e equipamentos de produção seja apropriada; Planejar quantidades e locais adequados e manter o controle sobre estoques de matéria-prima, de itens em processamento e de produtos acabados; Programar as atividades de produção, de forma que pessoas e equipamentos trabalhem corretamente nas atividades necessárias; Acompanhar as atividades das pessoas, dos materiais, dos pedidos dos clientes, dos equipamentos e de outros recursos da fábrica; Comunicar aos clientes e fornecedores sobre as necessidades específicas e administrar relacionamentos de longo prazo; Atender às necessidades de clientes, informando andamento de produção e repriorizando quando necessário; Corrigir planejamento quando ocorrer problemas inesperados; Fornecer informações para outras áreas da empresa a respeito das atividades de manufatura e serviços.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302075892)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Quais características a gestão da qualidade apresenta?
		
	
Resposta: Planejar todo o processo produtivo, acompanhando todos os processos que estão sendo executadados para que a qualidade seja garantida.
	
Gabarito: - comprometimento da alta administração; foco no cliente; participação dos trabalhadores; gestão da cadeia de fornecedores; gerenciamento de processos e abordagem da melhoria contínua.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302057663)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ABEPRO participa de forma ativa em atividades acadêmicas e profissionais: ABEPRO quer dizer:
		
	
	Atividades Brasileiras de Engenharia Profissional
	
	Associação Brasileira de Engenheiros Profissionais
	
	Atividades Brasileiras de Engenharias Profissionais
	 
	Associação Brasileira de Engenharia de Produção
	
	Nenhuma das acima
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302267004)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O 'TQC' ´ Total quality control" - controle da qualidade total tem como definição:
		
	 
	Envolve todos os empregados da empresa, exercido em todos os lugares da empresa, em todos os níveis hierárquicos da empresa e em todas as unidades da empresa
	
	Envolve todos os empregados da empresa, exercido em todos os lugares da empresa, em certos níveis hierárquicos da empresa e em todas as unidades da empresa
	
	Envolve quase todos os empregados da empresa, exercido em todos os lugares da empresa, em todos os níveis hierárquicos da empresa e em todas as unidades da empresa
	
	Envolve todos os empregados da empresa, exercido em todos os lugares da empresa, em todos os níveis hierárquicos da empresa e em quase todas as unidades da empresa
	
	Envolve todos os empregados da empresa, exercido em quase todos os lugares da empresa, em todos os níveis hierárquicos da empresa e em todas as unidades da empresa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302240293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Devido a grande concorrência entre as empresas para apresentarem produtos tecnológicos cada vez mais complexos nos mercados consumidores, a área de desenvolvimento de projeto de produtos tem sido muito valorizada nas últimas décadas. Sabe-se que a própria sobrevivência de um negócio está diretamente relacionada com a criatividade dos seus engenheiros e projetistas. Para desenvolver um produto, é comum que uma empresa considere a qualidade do produto que pode ser percebida através do (a):
		
	
	custo do desenvolvimento.
	
	tempo próprio de produção.
	
	custo do equipamento.
	
	capacidade de aprendizagem e crescimento.
	 
	robustez e confiabilidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302622455)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A reprodução de um processo do mundo real ou de um sistema, durante um período de tempo tem levado ao avanço da pesquisa operacional, onde são usadas, atualmente, ferramentas computacionais para tal eficiência. Marque a alternativa que representa esse fator.
		
	 
	Simulação
	
	Decisão
	
	Processo
	
	Modelo
	
	Impacto
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302635045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Johnson & Scholes (1999) lembram que os conceitos de estratégia e gerência estratégica são tão importantes para o setor público quanto nas empresas. Sobre estratégia, é correto afirmar que:
		
	
	Estratégia é perspectiva, ou seja, visão e direção.
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Estratégia responde à pergunta: Que objetivos procuramos e como devemos atingi-los.
	
	Estratégia é um plano, uma forma de "ir daqui até ali".
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302620243)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É o conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização.
		
	
	Gestão compartilhada.
	
	Sistema padrão.
	 
	Sistema de informação.
	
	Sistema de navegação.
	
	Gestão Inovadora.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302578616)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Há muito tempo que a Lei da conservação da massa auxilia os gestores ambientais presentes em departamentos de empresas de diferentes portes a conduziram processos que minimizem impactos ambientais. Sobre esta lei, assinale a seguir um fato que pode ser notado:
		
	
	Existem processos com 100% de eficiência.
	
	Existe um grande equilíbrio: a geração de resíduos é igual à capacidade de reciclagem do meio.
	 
	A poluição ambiental é consequência da produção e do consumo, e atinge água, solo e ar.
	 
	Em qualquer sistema, físico ou químico, sempre se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra.
	
	Nunca haverá geração de resíduos indesejáveis em todas as atividades dos seres vivos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302268881)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A missão do Instituto Ethos é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. < Disponível em: http://www3.ethos.org.br/conteudo/sobre-o-instituto/missao/#.U9K9UfldUfs, Acesso em: 25.07.2014 > Neste contexto, em termos organizacionais e de negócios, é importante elaborar um relatório de sustentabilidade, pois assim todos envolvidos ou afetados:
		
	
	Comunicam-se.
	
	Prejudicam-se.
	
	Desintegram-se.
	
	Desentendem-se.
	 
	Beneficiam-se.

Outros materiais