Buscar

AV1 Seminário da Prática Fundamentos da Educação Física Escolar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV1 – SEMINÁRIO DA PRÁTICA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1) Os investimentos em saúde superam em muito aos destinados à Educação Física, por outro lado a Educação Física pode oferecer muitas vantagens a governos e à sociedade. As ações positivas relacionadas às atividades físicas mediante participação na Educação Física de Qualidade, visa incutir quais atitudes?
�
Alternativas:
a)
Redução das chances dos jovens se engajarem em comportamentos de riscos à saúde, promover melhoria no desempenho acadêmico e aumentar as possibilidades de inclusão social.
b)
Melhoria das habilidades e destrezas motoras, possibilitando maior engajamento nas atividades físico-desportivas, promovendo o talento esportivo.
c)
Aperfeiçoamento teórico e prático para que atitudes relacionadas às habilidades psicomotoras permitam maior possibilidade de movimentos, atendendo as necessidades da sociedade atual.
d)
Aumento no número de pessoas ativas fisicamente, reduzindo custos à saúde, conduzindo investimentos para melhoria do quadro social, principalmente nos países em desenvolvimento.
2) O cenário histórico da regulamentação profissional da educação física foi repleto de debates. Houve um forte movimento de setores e grupos da educação a favor da regulamentação. Quanto a esse fato, analise as afirmativas abaixo:
I - a educação física era vista como "terra de ninguém", pois muitas pessoas com formações distintas trabalhavam na área.
II – com a regulamentação, melhoraria a prestação de serviço para atender o mercado, uma vez que novos mercados estavam surgindo para o profissional de educação física.
III – o código de ética profissional traria um componente de normatização da prática e os profissionais poderiam intervir de acordo com suas convicções e valores pessoais.
IV – com a regulamentação da profissão e educação física alcançaria um status maior, assim como as outras profissões já regulamentadas.
As afirmativas corretas são:
�
Alternativas:
a)
Apenas I, III, IV 
b)
Apenas II, III 
c)
Apenas II,III,IV 
d)
Apenas I, II IV
e)
Apenas I
3) Quais são os temas transversais apresentados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e que teriam que fazer parte da maioria das abordagens de conteúdos curriculares Nacionais.
�
Alternativas:
a)
Somente Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual.
b)
Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
c)
Somente Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
d)
Somente Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
e)
Somente Consumo e Pluralidade Cultural.
4) O código de ética profissional e normas técnicas nele estabelecidas são fundamentais para uma profissão e para seus profissionais. Quanto às intenções da criação desse instrumento legal na educação física, podemos afirmar corretamente que:
�
Alternativas:
a)
É a garantia de que os "achismos" e o senso comum prevaleçam sobre o conhecimento acadêmico na intervenção profissional.
b)
O profissional deve orientar-se apenas pelo conhecimento valorativo, ou seja, atitudinal.
c)
Um profissional ético sabe que a formação inicial já lhe garante todo o conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal para sua atuação.
d)
Esse importante instrumento profissional porta os princípios e diretrizes para a tomada de decisão profissional.
5) Na classificação das capacidades coordenativas, "a característica de poder responder as exigências elevadas de precisão dos movimentos do ponto de vista espacial, temporal e dinâmico", está relacionado com qual capacidade coordenativa, vista e estudada nos conteúdos da disciplina?
�
Alternativas:
a)
Representação
b)
Controle motor
c)
Ritmo
d)
Precisão
e)
Coordenação motora

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais