Buscar

Resumo disciplina Direito do Trabalho I

Prévia do material em texto

RESUMO DIREITO DO TRABALHO
Na história do Direito do Trabalho do trabalho tivemos a abolição da escravatura em 1888, com o decorrer dos anos veio à criação da justiça do Trabalho em 1941, e depois veio à criação da CLT em 1943.
Quando nasceu a CLT em 1941 ela só tinha um Rito Processual chamado de Rito ordinário. E em 1970 saiu o segundo Rito Processual chamado Rito Sumário que consta na Lei 5884/70, e no ano de 1999 teve a criação de um terceiro Rito Processual o Rito Sumaríssimo.
Uma data muito importante no direito de trabalho é a de 2004 que trás consigo a Emenda Constitucional de nº 45 que ampliou o material da justiça do trabalho, ele ampliou o artigo 114 da CF que falava sobre a competência da matéria que era objeto de analise pela justiça do trabalho.
Dentre os princípios do direito do trabalho temos o:
- Principio da Proteção dele derivavam três diferenças, aplica a norma que for mais favorável ao empregado, aplica a condição que for mais favorável ao empregado e in dubio pro operário.
- Principio da primazia da realidade prevalecem os quatro detrimentos dos documentos. 
- Principio da irrenunciabilidade dos direitos, os direitos trabalhistas são irrenunciáveis. Ex: Não é possível renunciar as férias, não pode renunciar salário. Nem que assine documento algum, não pode renunciar.
- Principio da continuidade do emprego: Quando alguém é mandado embora, depois de um tempo é recontratado com salario menor e todos os benefícios e garantias são pagas em razão do contrato anterior. Teria que ter no mínimo um intervalo de três meses para não ter problema.
- Principio da não discriminação: Não pode ter discriminação em razão de trabalhador.
- Principio da irredutibilidade salarial: Os salários são irredutíveis, uma vez que o salario aumentou ele não pode mais ser reduzido.
- Principio da intangibilidade: Tem relação em dizer que o salario dos empregados são intocáveis, intocáveis pelos credores do seu empregador.
- Principio da integralidade: O salario deve ser pago integralmente, não pode parcelar.
- Principio da razoabilidade: Fala sobre o bom senso, diz que deve sempre ser verificado o bom senso trabalhista. Vai ser na aplicação de uma penalidade disciplinar, interpretação de um dispositivo legal.
O contrato de trabalho é bilateral, oneroso, comutativo, sinalagmatico (direitos e obrigações mútuas), este contrato pode ser firmado por escrito ou verbalmente.
Quando for verbal ele será necessariamente um contrato por prazo indeterminado, e quando for verbal será um contrato por prazo indeterminado. Só consegue um contrato por prazo determinado se for por escrito. 
O contrato determinado tem um período máximo de vigência na lei por dois anos, e o contrato de experiência não pode ultrapassar noventa dias. O contrato por escrito pode ser por prazo determinado ou indeterminado, mas um contrato verbal só pode ser indeterminado.
Se a carteira não foi anotada o contrato de trabalho existe, pois se trata de um contrato verbal, o que o individuo pode fazer é ajuizar uma ação para que o ativamente seja compelido empregador.
As hipóteses em que podemos ter contrato de trabalho indeterminado são: contrato de experiência, quando a natureza da atividade empresarial é transitória, e quando há uma necessidade extraordinário e temporária de serviço. Caso contrario é a contratação sem prazo determinado.
O contrato a tempo parcial é aquele que tem que ser por escrito e delimita uma jornada semanal de no máximo 25 horas semanais. Tem previsão na CLT, as férias serão proporcionais com as horas trabalhadas na semana. 
O contrato de safra que vai exigir objeto por escrito e constar nele qual é a cultura que esta sendo objeto de exploração. Ex: Se é colher a laranja;
O contrato do atleta profissional tem que ser por escrito, tem luvas, arenas, bicho, e tem a possibilidade deste contrato ser de até no máximo cinco anos e no mínimo três meses. 
Para contratar um estrangeiro é preciso o numero de registro estrangeiro (NRE), a carteira de trabalho, o visto e autorização do ministério do trabalho.
O requisito para contratar um índio é checar se ele é um índio isolado em processo de integração ou integrado. Se ele for isolado não é possível contratá-lo. Se ele for um índio em processo de integração terá que ter a autorização da FUNAI, será considerado relativamente incapaz. Se ele for um índio integrado tem que checar se ele tem mais de vinte e um anos, se ele domina a língua portuguesa, se tem amplo conhecimento da cultura e sem habilitação técnica para exercer a profissão, afinal pode dar problemas.
A contratação de deficientes físicos tem os mesmos direitos de um empregado normal, a única diferença é que uma empresa com mais de cem empregados são obrigadas a contratar de 2 a 5% do seu quadro de funcionários com deficientes ou de habilitados. Não tem haver com direito, mas com política publica de inserção no trabalho.
O trabalho do aprendiz ele tem que estar dentro da faixa etária de no mínimo quatorze anos e máximo de vinte e quatro anos, estar estudando um oficio técnico. Ele não vai ter os mesmos benefícios que um empregado comum, pois o FGTS dele não é de 8% como os demais, é de 2%. Ele não tem direito ao piso salarial da categoria profissional, vai ter salário mínimo. O menor tem direito á férias, a 13º, a transporte, mas não pode haver comprometimento do comparecimento no colégio, não pode ser compelida horas extras de forma a prejudicar o comparecimento na escola. Ele não pode trabalhar em período noturno, em locais de periculosidade e insalubres.
Já o estagiário não é empregado, ele estagia para aprender ou em outras palavras pela experiência. É uma oportunidade de por em pratica os estudos teóricos. O estagiário tem um recesso de 30 dias depois de um ano estagiado! NÃO CONFUNDIR COM FÉRIAS.
Algumas diferenças entre estagiário e aprendiz é que o estagiário não é empregado, o aprendiz é empregado. O estagiário recebe bolsa auxilio e o aprendiz recebe salario. O estagiário não tem a CTPS anotada e o aprendiz tem a anotação dela. O estagiário tem um recesso de 30 dias e o aprendiz usufrui 30 dias de férias + salario + 1/3.
O trabalhador avulso é aquele que trabalhar em portos carregando e descarregando navios, e tem intermediação do sindicato na contratação dessas pessoas e eles acabam não tendo vinculo empregatício com ninguém. O dono do “navio” avisa ao sindicato da quantidade de pessoas que ele necessita para descarregar uma carga no navio, o sindicato indica os demais e eles vão lá fazem o serviço e dono do navio paga o sindicato, e o sindicato paga os trabalhadores avulsos. 
O trabalhador autônomo trabalha sem intermediação de ninguém, sem vinculo empregatício. 
O empregado a domicilio trabalha em sua própria casa e não terá direito a horas extras, adicional noturno, porque não tem como o empregador fiscalizá-lo 
O empregado diretor vai ter o contrato de trabalho suspenso e vai parar de receber salário e vai receber pró labore enquanto diretor for, ele vai atuar como se empregador fosse, e depois volta a ser empregado e receber salario. Já o sócio empregado é aquele que tem algumas cotas da empresa, um sócio cotista, mas que não tem poderes de direção, gestão, não pode votar em nada na empresa.
Temos também a empregada doméstica, a faxineira e a diarista, é uma diferença básica entre as três é que a empregada domestica hoje de acordo com a lei complementar 150/2015 é aquela que trabalha mais de duas vezes na semana, a faxineira trabalha para pessoa ou empresa com finalidade lucrativa, e a diarista trabalha também para pessoa no âmbito residencial, se ela trabalhar duas vezes na semana é diarista, três vezes ou mais empregada domestica, trabalhar para alguém que vise lucro é faxineira.
O empregado voluntario é aquele que trabalha sem receber nada, e para ser considerado voluntario precisa assinar um termo, senão corre-se o risco de formar vinculo empregatício com a instituição. Só pode ser voluntario em instituições sem fins lucrativos. Ex: Igreja, Entidade Filantrópica.
No empregadoterceirizado temos a intermediação da mão de obra.
Nos vínculos religiosos há três vínculos: 
- Vocacional: É aquele que não tem vinculo empregatício, mas recebe para trabalhar. Ex: Padre.
- Empregatício: São pessoas que vão prestar vínculos empregatícios para o local. Ex: Zelador.
- Voluntário: Vai ajudar sem receber nada. Ex: Catequista.
No cargo de confiança as características são de amplos poderes demando e de gestão, tem que receber uma gratificação de no mínimo 40% a mais do que o salário, não tem horas extras e nem adicional noturno, e ele tem mais responsabilidade e que acaba ganhando um pouco a mais por razão dessa responsabilidade.
O motorista empregado tem mais intervalo que os demais empregados, a cada quatro horas de direção, têm direito a trinta minutos de intervalo. Em uma viagem inferior a uma semana tem 35 horas de descanso semanal remunerado, em uma viagem superior a uma semana tem 36 horas de descanso semanal remunerado. Se forem dois trabalhadores viajando juntos, aquele que não esta dirigindo recebe 30% do valor da hora normal. E tem também a obrigatoriedade de a cada 6 horas terem os intervalos na troca de motorista.
A diferença entre relação de emprego e relação de trabalho é que todo emprego é um trabalho, mas nem todo trabalho é um emprego. EX de relação de emprego: Professor com instituição de ensino. ART 3º CLT. EX de relação de trabalho: Professor com aluno.
E por fim, a pluralidade de vínculos privado e público diz a respeito de que posso ter mais de uma aposentadoria, desde que não seja do mesmo lugar. EX: Ter a carteira assinada na RPPS (privada) e na RGPS (publica).
Cooperado e cooperativa é a associação voluntária de pessoas que contribuem com seus esforços pessoais ou suas economias, a fim de obter para si as vantagens que o grupamento possa propiciar.

Outros materiais