A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Avaliando  Educação Nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 3

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
1° AVALIANDO
	1a Questão (Ref.: 201602797608)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A alimentação e nutrição teve um desenvolvimento ao longo da história. O aparecimento de novos produtos, a renovação de técnicas agrícolas e industriais, avanços na genética permitiram sua aplicação no cultivo de plantas e criação de animais e o desenvolvimento dos processos técnicos para conservação de alimentos aconteceram na:
		
	
	Idade média
	
	Pré-história
	
	Idade Antiga
	
	Idade moderna
	 
	Idade contemporânea
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602614738)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento alimentar de um indivíduo, que é um dos fatores condicionantes mais próximos de seu estado nutricional, corresponde a todas as práticas relativas a alimentação deste indivíduo, como a seleção, aquisição, conservação e consumo efetivo dos alimentos. Sabe-se que este comportamento alimentar é influenciado por alguns aspectos entre eles pode-se citar: 
( ) aspectos psicológicos
( ) aspectos sócioculturais
( ) aspectos educacionais
( ) aspectos econômicos
( ) orientação religiosa
Assinale V (verdaeiro) ou F (Falso) e escolha a alternativa correta, considerando a ordem de cima para baixo:
		
	
	V - F - V - F - V
	
	F - F - V - V - V
	
	V - V - V - F - F
	 
	V - V - V - V - V
	
	F - V - V - F - V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602619288)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Modelo Transteorético vem sendo amplamente empregado na investigação de diversos tipos de comportamentos relacionados à saúde: consumo de álcool, uso de drogas psicotrópicas, consumo de gorduras e fibras, perda de peso, além da prática de atividade física.  Considerando o modelo dos estágios de mudança de comportamento  quais alternativas abaixo melhor descreve cada um dos estágios:
I. Primeiro estágio, pré-contemplação, o indivíduo não apresenta a intenção de modificar o comportamento, não tendo a consciência de seus comportamentos inadequados.
II. Segundo estágio, contemplação, ocorre a identificação do problema de comportamento, e o individuo começa a considerar uma possibilidade de mudança, sem terem iniciado a agir nesse sentido. Neste momento o individuo  avaliada as barreiras e os benefícios da mudança.
III. Terceiro estágio, o da preparação, é aquele em que são desenvolvidos os planos específicos de ação, e são experimentadas pequenas mudanças de comportamento.
IV. Quarto estágio é o da ação, momento em que os planos de mudança são concretizados. 
V. Quinto estágio, o da manutenção, é quando as pessoas trabalham para consolidarem a mudança, prevenindo recaídas. As pessoas só estarão no estágio de manutenção quando alterarem o comportamento por um período de tempo maior do que 30 dias.
É correto apenas o que se afirma em
 
		
	
	II, III, V
	
	I, III e V
	
	II, IV e V
	
	I, II e III
	 
	I, II, III e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602614741)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento alimentar de um sujeito faz parte de seu ¿Sujeito Subjetivo¿, é um componente de sua personalidade, e visa satisfazer não apenas as necessidades nutricionais, como também as necessidades psicologicas, sociais e culturais.
Dentre as necessidades psicológicas que influenciam na escolha e consumo dos alimentos podemos citar: 
A) Segurança
B) Afeto
C) auto- estima
D) aprovação social 
E) auto-realização
É correto o que se afirma
		
	
	Apenas nas alternativas A, B e C
	
	Apenas nas alternativas B e C
	 
	Nas alternativas A, B, C, D e E
	
	Apenas nas alternativas Ae C
	
	Apenas nas alternativas A, B e E
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602619247)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a situação hipotética. 
Um nutricionista foi contratado para modificar os hábitos alimentares dos escolares de uma escola privada. Para iniciar o trabalho realizou a observação dos alimentos encaminhados para o lanche. Nesta percebeu que estes eram compostos principalmente por: refrigerantes, salgadinhos, biscoitos e achocolatados. Em virtude deste consumo inadequado de calorias surgiu a necessidade de implementar estratégias de educação nutricional para o grupo. A Nutricionista entrevistou os pais das criaças e constatou que os mesmos não pretendiam substituir os alimentos encaminhados para o lanche das crianças pois consideravam adequados, práticos e saborosos.
Considerando o modelo dos estágios de mudança de comportamento e a situação hipotética acima, conclui-se que essas os pais dos escolares estão no estágio de:
		
	
	Preparação
	
	Contemplação
	
	Ação
	 
	Pré-contemplação.
	
	Manutenção
		2° AVALIANDO
	1a Questão (Ref.: 201602619250)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fazer escolhas alimentares é um processo complexo, dinâmico e multifacetado, embutido nos relacionamentos sociais e que tem conseqüências a curto e longo prazo para a saúde. As escolhas dos alimentos são formadas pelos sistemas de socialização culturais, e limitadas pela contingência do ambiente físico e social (Rossi,A.; Moreira, E.P.. e Rauen,M.S. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Rev. Nutr., Campinas, 21(6):739-748, nov./dez., 2008). Considerando os inúmeros fatores envolvidos no desenvolvimento do comportamento alimentar pode-se afirmar que:
I. As refeições em família representam um importante evento na promoção de uma alimentação saudável.
II. As crianças aprendem a respeito do alimento não somente por suas experiências, mas também observando outros (pais, professores, colegas de sala, propagandas de TV).
III. Incentivar a experimentação de novos alimentos e resgatar a sensação obtida ao consumi-los desenvolvem na criança o interesse pelo alimento aumentando, assim, a sua aceitação.
IV. Recompensar as criança em virtudo do consumo de alimentos saudáveis, tende a reduzir o gosto da criança pelo alimento e, inclusive, pode reforçar a preferência pelo alimento oferecido como recompensa.
V. A disponibilidade e a acessibilidade são fatores importante na escolha alimentar. A ingestão de frutas e verduras é mais elevada quando os alimentos estão disponíveis em locais de fácil acesso e em porções prontas para o consumo (isto é, salada de frutas, abacaxi cortadas em rodelas).
 A única alternativa que contempla todas as alternativas corretas é:
		
	
	I e III.
	
	I, III e V.
	 
	I, II, III, IV e V
	
	II e III.
	
	II, IV e V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602611848)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1.º depoimento: "Quanto mais falam pra eu emagrecer, daí eu como mais. Meu pai falava tem que emagrecer. Aquilo dava um desespero, eu comia mais."
2.º depoimento: "Às vezes uma conversa é melhor que algo escrito no papel. Se a gente tá pensando no assunto, pode mudar."
3.º depoimento: "Dizem pra eu não ficar nervoso por ser gordo, que Deus me fez assim."
Érika M. Rodrigues e Maria Cristina F. Boog. In: Cad.Saúde Pública, maio/2006, p. 923-31 (com adaptações).
As falas apresentadas acima foram obtidas em um estudo de educação nutricional realizado com adolescentes obesos e em que foi adotado o método da problematização. Nessa pesquisa, a fala dos adolescentes emergiu trazendo temáticas que nem sempre estão contempladas em intervenções educativas nutricionais. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta associação correta entre depoimento e temática.
		
	
	1.º - contexto familiar; 2.º - práticas alimentares; 3.º - religiosidade
	
	1.º - contexto familiar; 2.º - práticas alimentares; 3.º - religiosidade
	
	1.º - religiosidade; 2.º - contexto familiar; 3.º - estigma social
	 
	1.º - contexto familiar; 2.º - profissionais de saúde; 3.º - religiosidade
	
	1.º - práticas alimentares; 2.º - profissionais de saúde; 3.º -contexto familiar
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602618892)
	Pontos: 0,1  / 0,1