Buscar

av2 GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	OTAVIA TRAVENCOLO MUNIZ SALA
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 31/05/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201403302377)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o ciclo de vida do projeto, ocorreram diversas alterações na quarta edição do PMBoK. Cite 3 destas alterações:
		
	
Resposta: Padronizacao do projeto, reformulacao de fluxogramas, e planejamento do processo
	
Gabarito: Padronização dos nomes do processo. Todos iniciam com um verbo; Reformulação de fluxogramas; Passou de 44 para 42 processos; Integração - excluído o processo ¿Planejamento de Escopo¿ e inserido o processo ¿Coletar Requisitos¿; Comunicações - inserido o processo ¿Identificar as partes interessadas¿; Aquisições - os processos ¿Planejar compras e Aquisições¿ e ¿Planejar contratações¿ foram consolidados em ¿Planejar as Aquisições¿; e os processo ¿Solicitar Respostas de Fornecedores¿ foi considerado no processo ¿Realizar as Aquisições¿.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403763037)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Não é de hoje que uma empresa pública, tem um timing diferente em relação às empresas privadas e do mercado. O que vemos na prática são processos de aquisição praticamente e totalmente amarrados e restritos pela lei das licitações e suas congêneres. Em uma abordagem de gerenciamento de riscos, isso torna o projeto no setor público um plano usualmente mais arriscado que um projeto privado, por diversos motivos, dos quais você precisa citar duas, conforme o conteúdo estudado.
		
	
Resposta: Prazos extendidos, seguir corretamente as leis da licitacao
	
Gabarito: Respostas possíveis As aquisições e as contratações; Descontinuidades: mudanças ocasionadas pelos mandatos ou sucessões políticas que não dão continuidade a projetos anteriores, ou ainda "rasgam" ou emendam o termo de abertura e a declaração de escopo, por exemplo, com o projeto já em andamento; Ambiente de negócios:
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403370969)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na conformidade com o texto, assinale a única resposta totalmente correta nas opções abaixo: A finalidade essencial do planejamento é o alcance das metas. Através dessa ferramenta, definem-se todas as ações necessárias para a conquista do objeto fim. Para atingir os efeitos de forma eficaz e eficiente, é preciso planejar antes de se agir: Sintetizando, para conseguir elaborar e seguir um planejamento eficaz, os seguintes aspectos são fundamentais:
		
	 
	Conhecimento da situação atual; Conhecimento dos objetivos pretendidos; Clara visão da situação futura desejada.
	
	Conhecimento dos objetivos pretendidos; Clara visão da situação futura desejada; A situação futura será vista durante o projeto.
	
	Os objetivos podem ser alterados quantas vezes necessário num projeto; Conhecimento dos aspectos de mercado; Clara visão da situação futura desejada.
	
	Conhecimento dos objetivos pretendidos; Clara visão da situação futura desejada; Os objetivos são traçados no transcorrer do tempo de implantação;
	
	A situação atual não tem importância; Conhecimento dos objetivos pretendidos; Clara visão da situação futura desejada.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403318015)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O projeto da infraestrutura de atendimento do serviço móvel celular no Carnaval deve ser entregue obrigatoriamente no dia 15 de fevereiro pois no dia 27 será o início do evento festivo. Isto é um exemplo de:
		
	 
	Restrição
	
	Desejo de um stakeholder.
	
	Requisito técnico.
	
	Risco
	
	Premissa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403318018)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Depois que o gerente de projetos faz a análise de riscos, qual o próximo passo?
		
	
	Fechar o plano final do projeto.
	
	Avançar para o processo planejar as aquisições.
	
	Revisar a própria análise de riscos realizada.
	 
	Revisar todos os documentos produzidos nas outras áreas de conhecimento para identificar se precisam ser feitas alterações.
	
	Determinar o orçamento do projeto.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403714897)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Gerente do projeto Ômega, necessita montar uma nova equipe para cuidar do sub-projeto hidráulico de um dado setor, porém sua principal preocupação, é primeiramente contratar um gerente com habilidades específicas da área. Pela análise dos 4 currículos recebidos, segundo a aula estudada, quais serão as "Competências Profissionais" que terá mais pontos positivos ajudando na avaliação dos candidatos?
		
	
	Atitude, motivação, habilidade técnica em outra área de conhecimento
	 
	Conhecimento, habilidade, atitude e motivação
	
	Motivação, habilidade, pouca experiência em gestão, dificuldade de comunicação
	
	Conhecimento, gosta de trabalhar sozinho, extrovertido
	
	Todas as anteriores
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403267811)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual deve ser a preocupação do gerente de projetos, antes de avançar para uma próxima fase, quando uma fase do projeto foi completada?
		
	
	Revisar o custo incorrido
	
	Enviar um relatório de desempenho para o cliente
	
	Enviar um relatório de desempenho para o patrocinador
	 
	Verificar se o escopo foi cumprido
	
	Controlar a qualidade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403762947)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No processo do PMBOK - Encerrar Aquisições", que é o último processo que encerra cada aquisição feita no projeto. Suporta o processo ¿Encerrar o Projeto ou Fase¿, verificando se todo o trabalho e os entregáveis estão dentro dos critérios de aceitação, as questões a serem tratadas:
		
	 
	Resolver reclamações que ficaram em aberto, devolver equipamentos alugados, finalizar pagamentos em aberto, encerrar formalmente contratos com terceiros.
	
	Elaborar a EAP do encerramento, pegar o aceite do cliente, contratar nova equipe de encerramento
	
	Contratar nova equipe de encerramento, Resolver reclamações que ficaram em aberto, devolver equipamentos alugados, finalizar pagamentos em aberto.
	
	É necessário apenas desmobilizar a equipe
	
	Pegar o aceite do cliente, devolver equipamentos alugados, finalizar pagamentos em aberto, encerrar formalmente contratos com terceiros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403371768)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na busca da melhoria de uma realidade social indesejada temos as organizações públicas com suas demandas políticas e sociais que as levam a oferecer respostas por meio de programas ou projetos elaborados com a finalidade de transformar e melhorar estas realidades. No serviço público, quando se tem uma "idéia", observa-se ser comum aplicar-se o termo "projeto" para desenvolvê-la. Assim, as políticas, os programas, diretrizes e plataformas políticas resultam em projetos que, muitas vezes, são meras intenções desestruturadas. A finalidade principal dos projetos no setor público também é definir foco de atuação, medir objetivos, ações, prazos, metas, custos, resultados esperados e permitir transformar a visão de futuro em resultados concretos que sinalizam a mudança desejada. Observamos também diferenças de paradigmas entre setores públicos e privados no que tange às realizações de projetos. Na conformidade com o texto, assinale a única alternativa correta:
		
	
	No setor privado as pessoas possuem instabilidade da gerência e estabilidade do corpo técnico ou operacional.
	 
	Na prática, é importante entender que a mesma metodologia utilizada para elaborar projetos no setor privado pode ser utilizada para elaborá-los no setor público, mesmo porque muitos órgãos públicos, tanto federais quanto estaduais ou municipais, contratam organizações especializadas privadas para elaborar seus projetos.
	 
	As ações no setor privado são direcionadasde acordo com o que é permitido ou determinado por lei.
	
	As ações no setor público são direcionadas de acordo com o que não é proibido por lei.
	
	No setor público as pessoas possuem estabilidade da Gerência e instabilidade do corpo técnico operacional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403321318)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você trabalha em uma grande fábrica. Está participando de um novo projeto para o lançamento internacional de um produto. Essa é a primeira investida da empresa no mercado internacional e pretende provocar um grande impacto com o lançamento desse produto. O projeto incluía a fabricação do produto em uma fórmula concentrada e embalado em recipientes menores do que os utilizados dentro dos Estados Unidos. É necessária uma nova máquina para misturar o primeiro grupo de ingredientes contidos na fórmula concentrada. A partir do problema acima, julgue as seguintes asserções referente ao próximo melhor passo para o gerente de projeto seguir. Deve ser feito um estudo de viabilidade para decidir se o projeto é viável, eficaz em termos de custos e se tem probabilidade de sucesso. Porque Como o projeto está levando a empresa para um mercado novo e desconhecido, existe grande probabilidade de ocorrências de erros e falhas.
		
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes