Buscar

PSICOLOGIA AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Considerando que as realizações e contribuições envolvem dar mérito e demonstrar apreciação pelos outros em razão de performance efetiva, conquistas expressivas e contribuições importantes para a organização, de forma relativamente independente dos sistemas formais de recompensa da organização, qual o tipo de liderança exigido?
	
(Errado) orientada para o produto ou serviço gerado
	orientada para a auto-imagem
	orientada para a tarefa
	orientada para a mudança
(Certo )	orientada para o relacionamento
	
Sabemos que a presença dos outros afeta nosso desempenho. O conceito de que a presença de outros melhora o nosso desempenho em tarefas simples e piora em tarefas complexas é conhecido como:
	
	Indolência Social
	Vadiagem Social
(Errado) Pensamento Grupal
	 Polarização grupal
(Certo ) Facilitação Social
	
Um pesquisador social está estudando grupos e sua formação. A partir da descrição a seguir, marque a resposta correta para o tipo de grupo do estudo em questão: O grupo tem as seguintes características: ¿ Número de membros reduzido; ¿ Interações mais estreitas; ¿ As interações se mantém por mais tempo; ¿ Conservam perspectivas futuras compartilhadas.
	
(Certo )	Grupo social
	Grupo de coorte
	Grupo de controle
	Grupo de quase-experimento
(Errado) Grupo experimental
Indique em que consiste a seletividade perceptiva influencia o processamento da informação realizada pelo sujeito, notadamente na percepção social.
	A seletividade perceptiva refere-se ao processo comum e desejado de perda de informações do sistema mnemônico, o que se caracteriza como um mecanismo de proteção da consciência.
	A seletividade perceptiva é o processo mnemônico mais relevante para a consolidação de informações que serão utilizadas nos relacionamentos sociais.
(Errado) A seletividade refere-se à ação subliminar de determinados estímulos que mesmo não sendo considerados conscientemente exercem poderosa influência sobre o comportamento do sujeito.
	A seletividade perceptiva é responsável pelo processo de influência social notadamente aquele que se baseia no poder de referência.
(Certo) 	A seletividade perceptiva é a seleção de estímulos sensoriais que serão processados cognitivamente, alguns estímulos são processados conscientemente enquanto outros são ignorados não sendo considerados no processamento das informações.
	
Em um estádio de futebol lotado encontram-se presentes as torcidas de dois times famosos. É a final de campeonato e as pessoas foram torcer pelos seus times. Isso é um exemplo de:
	
(Certo) 	Grupo não social
	Grupo social
	Grupo experimental
	Grupo de controle
(Errado) Grupo de coorte
	
O ser humano se desenvolve na relação que estabelece com os demais sujeitos. É através dessas relações que ele adquire a linguagem e a cultura. O homem é um ser social e, ao longo de sua vida, participa de diferentes grupos sociais. As relações em grupo possuem diversos fenômenos que podem ser estudados, um deles é a vadiagem social. Acerca desse fenômeno podemos afirmar
	
(Certo) 	É o fenômeno onde o sujeito realiza menos esforço na execução de tarefas quando está em grupo do que quando está sozinho.
 Ocorre nos grupos constituídos por sujeitos que depredam bens públicos.
	É um fenômeno que ocorre nas relações grupais onde um membro, líder do grupo, influencia outros a não cumprir às regras.
(Errado) Ocorre quando a tarefa é realizada em grupo e refere-se à dispersão dos membros e não a execução da tarefa grupal.
	Ocorre nos grupos constituídos por adolescentes que não freqüentam a escola.

Outros materiais