Buscar

PSICOLOGIA AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sobre as atitudes, dentre as afirmações abaixo é ERRADO afirmar que:
	
	No processo de socialização, algumas atitudes são compartilhadas nos grupos.
(Certo)	Não nos é possível mudar de atitudes na vida adulta, pois elas já estão consolidadas.
(Errado) Existem várias escalas que nos permitem medir as atitudes antes e depois da tentativa de mudança.
	Vivemos rodeados de contínuas informações que nos instigam continuamente a mudar de atitudes.
	As atitudes são relativamente estáveis.
	
Uma consequência direta do processo de tomada de conhecimento do ambiente social que nos circunda é a formação de atitudes que irão orientar o nosso próprio comportamento. Estas podem ser descritas como:
	
(Errado) Uma característica comportamental do indivíduo que foi modelada dentro de seu processo de socialização primária e secundária.
(Certo)	Uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a pessoa a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a esse objeto.
	Uma estrutura cognitiva que auxilia no processamento das informações que são captadas do meio ambiente determinando a seletividade de atenção do sujeito.
	Uma característica pessoal derivada dos processos de funcionamento inconscientes do indivíduo e que estão fora de sua compreensão imediata embora influenciem seu comportamento.
	Uma característica emocional do indivíduo que é diretamente ligada a suas características de personalidade.
	
Artur gosta de canoagem, remo e musculação. Hoje pela manhã ele encontrou com um amigo que não via há muito tempo e lhe perguntou se ele gostava de praticar esportes e se gostaria de correr com ele. Artur respondeu que achava que sim, embora nunca tivesse experimentado corrida, uma vez que ele estava sempre praticando esportes. Se correlacionarmos a atitude de Artur com a classificação de atitudes, podemos interpretar que:
	
	Artur está com uma atitude de base afetiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
(Certo) 	Artur está com uma atitude de base comportamental em que a atitude se fundamenta mais no comportamento realizado do que na parte cognitiva ou afetiva.
	Artur está com uma atitude de base cognitiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	Artur está com uma atitude de base afetiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
(Errado) Artur está com uma atitude de base comportamental em que os valores pessoais, a cognição e as emoções são os elementos principais.
No que diz respeito à definição encontrada entre os psicólogos sociais de orientação cognitivista, uma disposição afetiva favorável (quando positiva) ou desfavorável (quando negativa) a um objeto social, refere-se a:
	
(Errado) Autoconceito
	Esquemas
	Ética
	Moral
(Certo) 	Atitude
	
Um dos temas relevantes no estudo da psicologia social é a atitude. Ela é o julgamento que fazemos acerca dos fenômenos. A atitude tem como função principal a avaliação. É através dela que determinamos as posturas frente aos objetos sociais. No que tange à esse tema podemos afirmar:
	
	As atitudes são construções cognitivas estáveis relacionadas com as crenças e, por isso, não são passíveis de modificações.
	A mudança atitudinal não pode ocorrer do contato com uma informação nova.
(Certo) 	A atitude é um modelo tridimensional com componentes afetivos, cognitivos e comportamentais, a mudança em um desses componentes pode gerar mudança nos outros.
(Errado) A atitude possui componentes cognitivos, emocionais e comportamentais e, por isso, não são passíveis de modificação.
	A atitude é um componente comportamental que refere-se somente à ação, assim a mudança deve ocorrer no pensamento.
	
Avalie a seguinte situação com base na classificação de atitudes: Uma pessoa decide viajar para rever os amigos da infância e sua família. Ela não se importa com conforto ou com a duração da viagem e nem avalia as consequências da mesma. Sem qualquer planejamento, apenas deseja passar suas férias de forma feliz ao lado dos que ama. Pode-se interpretar que:
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base afetiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
(Errado) Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base comportamental em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
(Certo) 	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base afetiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base cognitiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
		Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base cognitiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.

Outros materiais