Buscar

APOL 1 Análise Econômica e Adm Estratégica

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração Estratégica
O comportamento dos gestores nas organizações é apresentado segundo três padrões, sendo eles os artistas, os artesãos e os tecnocratas. De acordo com os modelos teóricos, se há interesse em mudar uma corporação, deve-se mudar as pessoas, pois são elas que realmente conduzem aos resultados que se obtém.
Com base nos conceitos sobre artistas, artesãos e tecnocratas, analise as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I-          O comportamento dos artistas, artesãos e tecnocratas diferem somente no que diz respeito ao nível hierárquico de atuação entre os três.
II-         Um tecnocrata é um profissional cujo perfil é extremamente conservador, controlado, sério, analítico, objetivo, determinado, cerebral e metódico.
III-        O artesão vê a organização como uma instituição duradoura, com vida própria, um passado e um futuro, da qual eles são responsáveis.
IV-       A organização é uma instituição estática, que deve possuir ferramentas próprias e definitivas de controle para continuar atingindo seus resultados.
	
	A
	I e IV apenas
	
	B
	II e IV apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	II e III apenas
	
	E
	I e II apenas
Questão 2/5 - Administração Estratégica(aula 01)
As estratégias são definidas de acordo com os cinco P´s, e as escolas da estratégia apresentam que elas possuem diferentes formas de formação, e que também são diferentes partes de um mesmo processo. 
Considerando a reflexão sobre o processo estratégico, analise as sentenças abaixo e selecione a alternativa correta:
I- A aplicação dos conceitos das escolas da estratégia leva a organização a ser empurrada pelo ambiente em que está inserida.
II- As escolas da estratégia apresentam um ambiente estático onde o processo decisório se torna simplificado.
III- Um dos motivos para o processo de formação estratégica ser complexo é porque o ambiente é dinâmico.
IV- No processo de formação estratégica há muita demanda por intuição, ocorrem conflitos, existe interação social e pensamentos individuais.
	
	A
	São verdadeiras somente as sentenças III e IV apenas	
	
	B
	São verdadeiras somente as sentenças II e III apenas
	
	C
	São verdadeiras somente as sentenças I e III apenas
	
	D
	São verdadeiras somente as sentenças II e IV apenas
	
	E
	São verdadeiras somente as sentenças I e IV apenas
Questão 3/5 - Análise Econômica
A investigação científica da economia utiliza argumentos positivos e normativos, de modo a explicar e a prever fenômenos por meio de modelos logicamente consistentes, que representam uma realidade simplificada eliminando detalhes irrelevantes.
Assinale a alternativa que define corretamente os argumentos normativos.
	
	A
	São subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Não expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e não indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e sim como ele verdadeiramente funciona.
	
	B
		São simultaneamente objetivos e subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
	
	C
	São objetivos, isto é, não contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
	
	D
	São subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
No contexto em que se apresenta que bons gerentes não tomam decisões políticas, são apresentadas 5 (cinco) habilidades ou talentos que o gerente deve possuir, sendo elas: manter-se bem informado; focando tempo e energia; jogando o jogo do poder; a arte da imprecisão; e misturando os objetivos.
Com os conceitos sobre as habilidades ou talentos necessários para o bom gestor, indique qual das alternativas abaixo melhor define o que significa o gestor manter-se bem informado.
	
	A
	ser detentor de todas as informações sobre todos os processos dentro da organização.
	
	B
	ser detentor de todos os elementos que dominem cada uma das especialidades necessárias para o bom entendimento do contexto.
	
	C
	criar uma rede com elementos que dominem cada uma das especialidades necessárias para o bom entendimento do contexto.
	
	D
	criar uma rede para ser detentor de todas as informações sobre todos os processos dentro da organização.
	
	E
	criar uma rede para dominar as pessoas que possuem especialidades necessárias para o bom entendimento das informações.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
No processo de construir organizações de aprendizado, as pessoas são apresentadas como feitas para o aprendizado, e as organizações como entidades sociais (que envolvem pessoas) acabam herdando esta característica.
Qual das alternativas abaixo melhor define aprendizado gerador?
	
	A
	O aprendizado gerador exige novas formas de olhar o mundo.
	
	B
	O aprendizado gerador está relacionado à cópia do que já foi realizado.
	
	C
	O aprendizado gerador exige a cópia do que já foi realizado.
	
	D
	O aprendizado gerador está relacionado aos métodos tradicionais de visão
	
	E
	O aprendizado gerador exige apenas entender o histórico organizacional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes