Buscar

discursivas etnicos raciais (3).rtf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

discursiva : A pedagogia antirracista requer para funcionalidade :respeito,reconstrução do discurso pedagogicoe estudo da recriação das diferentes raízes da cultura brasileira (SILVA,2003 P. 27-28). Comente a operacionalização na escola desses principios da pedagogia antirracista.
 Soluções possíveis das dificuldades no tratamento das questões étnico-raciais,em sala de aula é combater a ampla violência sofrida pelas nossas crianças afro-brasileiras em todos os espaços sociais. E cada professor possa promover conscientização, construindo uma escola voltada para a cidadania com sete elementos estruturais” pensando num projeto de educação africanidades brasileiras, ajudando a minimização do problema racial; a distescolaribuição desigual de afeto e estímulo; 7) e a negação da diversidade racial na composição da equipe de profissionais da escola.
Discursiva: A partir da publicação do estatuto da criança e do adolescente, em 1990, as crianças adolescentes passam a ser protegidos por lei, não podendo sofrer qualquer forma de negligencia ou discriminação. Nesse contexto, as crianças afrodecendentes têm seus direitos assegurados? Comente a indagação. 
Sim, desta forma as crianças passam a ser tratadas como cidadões de direitos, visando proteger grupos de minorias e inclusão social ea garantia de acesso a direitos fundamentais, e nao sera objeto de violencia, crueldade e opressão,caso haja sera punido na forma da lei , por ação ou omissão a qualquer atentado.
No artigo 5º da constituição federal está subscritoque a pratica do racismo constitui crime inafiançável e imprescrítivel, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Tanto a pratica do racismo discriminatória como a prática preconceituosa são praticas racistas puníveis por lei?
Art 5º, XLII – A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível,
sujeito a pena de reclusão, nos termos da lei (BRASIL, 1988).Perceba que se trata de um crime que não é passível de fiança, só pode ser punido por prisão; além disso, não prescreve, pode ser punido mesmo depois de passados muitos anos do ocorrido. Isso, sem dúvida, foi um importante instrumento para a ampliação do alcance das ações até então desenvolvidas pelo movimento negro. 
Kabenguele Munanga (2006) apresenta três aspectos da forte presença africana na formação do Brasil: no campo economico, no campo demografico e no campo cultural. Escolha um desses campos e indique as referidas influências.
Para o momento, basta destacarmos três aspectos da forte presença africana na formação do
Brasil, segundo Munanga e Gomes (2006): no campo econômico, os negros serviram como força de trabalho não remunerado, ajudando a construir as riquezas que deram sustentação econômica à empresa colonial portuguesa; no campo demográfico, sem dúvida, esse elevado número de africanos agora fazia parte da população brasileira, colaborando no trabalho de povoamento desse novo país; e, no campo cultural, podemos destacar a influência linguística, por meio de inúmeras palavras africanas incorporadas à língua portuguesa falada no Brasil, as religiões de matriz africana, entre as quais o candomblé e a umbanda, que atualmente compõem o campo religioso brasileiro, além das inúmeras heranças deixadas no campo das artes, por meio de instrumentos musicais, ritmos, danças, entre tantos outros elementos que ajudaram a construir parte da identidade cultural brasileira.
A Lei 10.639/03 determinou a obrigatoriedade da inclusão no currículo escolar do estudo da história e da afro-brasileira. Da mesma forma, a Lei 11.645/08 reafirmou a obrigatoriedade no currículo escolar do estudo da história e cultura afro-brasileira, incluindo o estudo dos povos indígenas. Essas leis podem ser entendidas como politicamente necessárias à implantação da igualdade racial? 
 Sim,o grande auxílio desse parecer foi o reconhecimento e a valorização da diversidade étnico‑racial brasileira, passo fundamental para uma sociedade de fato igualitária e livre do racismo.Ainda em complemento a essa lei, que insere no texto também a matriz indígena, estabelecendo, portanto, que “os conteúdos referentes à história e cultura afro‑brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras”.

Outros materiais