Buscar

AV2 de Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0023_AV2_201407140191 » BIOFÍSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201407140191 - MARIO FRANCISCO MARIANO
	Professor:
	DEISE MARA MACHADO DE MATTOS
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 06/06/2017 18:03:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201407227583)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O reflexo pupilar ou fotomotor é regulado pela ação da luz sobre a retina ativando nervos simpáticos e parassimpáticos. Quando a ação da luz é intensa os impulsos resustantes do nervo óptico ativam os núcleos pré-tectais que então ativam o núcleo de Edinger-Westphal. Nesse núcleo, os neurônios parassimpáticos ativos irão contrair o esfíncter da íris promovendo a miose. Entretanto, na Síndrome de Horner, a pupila encontra-se sempre contraída. Explique o que acontece na síndrome de Horner.
		
	
Resposta: Um defeito genético que impede a pupila de de voltar ao seu estado normal de atividade quando a exposição à luz cessa.
	
Gabarito: Na síndrome de Horner ocorre interrupção na cadeia simpática cervical. Essa interrupção impede a ativação do músculo dilatador da pupila que então promoveria midríase.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407827319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A temperatura do corpo humano é controlada por uma área do cérebro chamada hipotálamo, que age como um termostato ajustado para manter os órgãos internos a 37ºC (graus Celsius). Esse objetivo é alcançado por meio do equilíbrio entre a perda de calor pelos órgãos periféricos (pele, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas, etc.) em contato com o ambiente e a produção de calor pelo processo metabólico dos tecidos internos. Quando o organismo é agredido por um agente externo ou por uma doença dos órgãos internos, o termostato pode elevar a temperatura dois ou três graus acima dos valores habituais, o que caracteriza a febre. Podemos afirmar que a febre é uma doença? Por quê?
		
	
Resposta: A febre é uma reação do organismo a agentes que tendem a ser infecciosos. O organismo causa a febre como resposta a um agente patogênico que afeta o metabolismo e o perfeito funcionamento de órgãos e tecidos até que a causa da elevação seja contida ou pelo menos amenizada.
	
Gabarito: Na verdade, a febre não é uma doença; é uma reação do organismo contra alguma anomalia. Também não é necessariamente um mal. Nas infecções, por exemplo, ajuda o sistema de defesa a livrar-se do agente agressor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407770398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma grandeza derivada é importante, mas que sempre confunde quando o significado é o conceito de massa e peso. Massa é quantidade de (X) e peso corresponde à ação da (Y) sobre a matéria. Na sentença, X e Y podem ser substituídos, respectivamente, por:
		
	
	peso, velocidade.
	 
	matéria, gravidade.
	
	litros, densidade.
	
	partículas, aceleração.
	
	gramas, gravidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407875013)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a resposta certa:
		
	
	Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro somente pela orelha externa. As causas mais comuns são as infecções (otites).
	
	Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro somente pela orelha média. As causas mais comuns são as infecções (otites).
	
	Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro somente na fóvea. As causas mais comuns são as infecções (otites).
	
	Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro somente na esclera. As causas mais comuns são as infecções (otites).
	 
	Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa e/ou média. As causas mais comuns são as infecções (otites).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407720346)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estrutura responsável pela detecção de acelerações lineares, produzidas pela gravidade ou pelos movimentos do corpo e pelo equilibro estático do corpo no espaço é o(a):
		
	 
	Vestíbulo
	
	Cóclea
	
	Infundíbulo
	
	Tróclea
	
	Estribo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407193849)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A faixa de temperatura da água utilizada para hidroterapia em pacientes que não realizarão atividades aeróbicas na piscina é de: Marque com V a alternativa correta.
		
	 
	33° a 37° graus
	
	41° a 43° graus
	
	39° a 41° graus
	
	37° a 39° graus
	
	43° a 45° graus
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407214643)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a radiação do espectro eletromagnético, podemos afirmar que: I A radiação do espectro eletromagnético divide-se em ionizante e não ionizante; II a radiação ionizante emana raios gama e raios x; III a radiação não ionizante emana raios ultra-violeta, luz visível, infra-vermelho, micro-ondas e ondas de rádio.
		
	
	A alternativa I e II estão corretas
	
	Estão corretas as alternativas II e III
	 
	Estão corretas as alternativas I, II e III
	
	Estão falsas as alternativas II e III
	
	A alternativa I, apenas, está correta
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407770536)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A (X) é definida como aquela que tem energia suficiente para interagir com os átomos neutros do meio por onde ela se propaga. Em outras palavras: essa radiação tem energia para arrancar pelo menos um elétron de um dos níveis de energia de um átomo do meio, por onde ela está se deslocando. Assim esse átomo deixa de ser neutro e passa a ter uma carga positiva, devido ao fato de que o número de prótons se torna maior que o de elétrons. O átomo neutro se torna um íon positivo. A incógnita X pode ser substituída por:
		
	
	radiação do tipo micro-ondas
	
	radiação do tipo ultravioleta
	
	radiação não ionizante
	 
	radiação ionizante
	
	radiação do tipo infravermelha
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407786128)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na mamografia examinamos tecidos moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser diferente da radiologia convencional. O tecido é muito radiossensível, por isto se deve ter uma dose reduzida, tentando maximizar a informação radiográfica. As mamografias são prioridade em mulheres, sintomáticas ou não, de elevado fator de risco. O objetivo, neste caso, é detectar precocemente o câncer de mama. Em um mesmo filme a mamografia deve identificar calcificações a partir de 100 micrômetros de tamanho, inclusive áreas de____________________. A alternativa que complementa corretamente o parágrafo é:
		
	
	médio contraste.
	 
	pouco contraste.
	
	excessivo contraste.
	
	muito contraste,
	
	ausência de contraste.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407786132)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O objetivo básico da proteção radiológica é fornecer um padrão apropriado de proteção ao ser humano, sem limitar excessivamente as práticas benéficas que dão origem a:
		
	
	somente mutações as quais estão relacionadas com degenerescência cancerosa.
	
	exposições somente às radiações não ionizantes.
	 
	exposições à radiação.
	
	exposições somente aos Raios X.
	 
	somente mutações relacionadas com a exposição à radiações ionizantes.

Outros materiais