Buscar

AV1 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV1_201504145267 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 30/04/2017 17:50:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201504333616)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em época de eleições é comum ver nos meios de comunicação diversos cientistas sociais sendo entrevistados ou expressando suas opiniões em artigos jornalísticos. Isso mostra o reconhecimento de uma ciência social em particular. Qual é essa ciência?
		
	
	A Sociologia.
	
	O Jornalismo Político.
	 
	A Ciência Política.
	
	O Direito Eleitoral.
	
	A Antropologia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504234821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
		
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	 
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504743188)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cientistas sociais brasileiros não fazem parte integrante do circuito habitual dos centros reconhecidos de produção intelectual. Tal fato não impede que nos vejamos como parte dele e, portanto, interlocutores legítimos dos autores mais respeitáveis e reconhecidos da tradição ocidental. Mas, nesse contexto, há um traço peculiar da nossa inserção: falamos e escrevemos em português (embora leiamos em inglês e francês). O isolamento relativo da língua portuguesa tem uma afinidade com o papel político do cientista social no Brasil, chamado a participar de valores e responsabilidades de construção nacional. A citação acima nos mostra como: I - Ao observar os fenômenos sociais, os cientistas sociais são levados a enfrentar sua própria posição, seus valores, sua visão de mundo que interfere na sua pesquisa. II - O trabalho dos cientistas sociais os levam a interação complexa com o grupo social ou sociedade investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. III - Há uma distância irremediável entre o cientista social e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	 
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	As afirmações II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504171480)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	 
	II, III, IV
	 
	I, III e V
	
	I, II, e V
	
	I, II, e IV
	
	II, III e V
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504388513)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504391605)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e da sua transitoriedade poderão tornar o ser humano mais tolerante, pois aquilo que julgamos certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim pode ter diferentes significados em outros lugares, e num outro momento"(DIAS, 2005) . Uma atitude contrária a esta tendência é denominada de:
		
	 
	etnocentrismo
	
	relativismo cultural
	
	diversidade cultural
	
	difusão cultural
	
	darwinismo social
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504400643)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	EXISTEM LÍDERES QUE PROVOCAM TANTA IDENTIFICAÇÃO EM SEUS LIDERADOS QUE PASSAM A SEREM VISTO COMO DIVINOS. NESSE CASO, SEGUNDO WEBER, ESSE POVO ESTÁ SOB A DOMINAÇÃO:
		
	
	LEGAL
	
	RACIONAL;
	 
	CARISMÁTICA
	
	TRADICIONAL
	
	CONTROLADA8a Questão (Ref.: 201504745208)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504394481)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Auguste Comte, pai do positivismo, já que existiam as leis da Física, da Química, da Biologia, por que não aceitar a existência das leis da sociedade, cuja compreensão caberia a Sociologia ou Física Social? Esta visão das Ciências Sociais, apoiada na metodologia de trabalho das chamadas ciências exatas e da natureza levaria Comte a elaborar a Lei dos Três Estados, segundo a qual a humanidade evoluiria a partir dos seguintes estados:
		
	
	teocêntrico, geocêntrico e antropocêntrico.
	
	bárbaro, civilizado e espiritualizado.
	 
	teológico, metafísico e positivo.
	
	arcaico, medieval e moderno.
	
	paleolítico, mesolítico e neolítico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504746239)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos tratados pela Sociologia?
		
	 
	O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.
	
	O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
	 
	A situação da classe trabalhadora, a sociedade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
	
	O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
	
	A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.

Outros materiais