Buscar

sistemas de alavantas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SISTEMA
 DE ALAVANCAS
Prof. Marcos Amaral
*
*
Conceitos cinéticos do movimento humano 
 1a. Lei = “Um corpo manterá seu estado de repouso ou de velocidade constante, a não ser quando influenciado por uma força externa capaz de modificá-lo” INÉRCIA = tendência de um corpo em manter seu estado de movimento, esteja ele parado ou movimentando-se a uma velocidade constante. Ex.: Contração do abdome para marcha; passageiro de ônibus; “chicote” em colisões traseiras de automóveis... 
*
*
2a. Lei = “ Uma força aplicada a um corpo acarreta uma aceleração desse corpo de magnitude proporcional à força, na direção da força e inversamente proporcional à massa ” 
ACELERAÇÃO = sob a aplicação de uma força, o objeto tende a aumentar sua velocidade e alterar sua direção de acordo com sua massa. Ex.: chutar uma bola de futebol, bloquear uma bola de futebol... 
*
*
3a. Lei = “ Para cada ação há uma reação igual e oposta ” AÇÃO E REAÇÃO = A intensidade da reação é sempre igual à intensidade da ação, porém ocorre na direção oposta. Ex.: Pular em um trampolim, força de reação do solo na marcha... 
*
*
Força É qualquer ação ou influência que movimenta um objeto e podem ser: Intrínsecas e Extrínsecas. Tipos de Forças Forças Lineares: resultam quando duas ou mais forças estão no mesmo plano e no mesmo sentido ou sentido oposto .
 
*
*
Forças paralelas: ocorrem no mesmo sentido porém em lados opostos e direção oposta. 
*
*
Forças Resultantes: quando duas ou mais forças atuam a partir de um ponto comum porem puxam no mesmo sentido ou em sentido contrário. 
*
*
Torque É a capacidade da força em produzir um movimento ao redor de um eixo. Braço de momento: A quantidade de torque depende da quantidade de força exercida e da sua distância em relação ao eixo. 
*
*
 Alavancas “Dá-me um ponto de apoio que levantarei o mundo” - Arquimédes (287 - 212 a.C.) É uma barra rígida que pode girar sobre um ponto fixo quando uma força é aplicada para superar a resistência. Componentes de uma alavanca: 1. Eixo (fulcro): articulação = A. 2. Força: inserção muscular = F. 3. Resistência: peso = R. 
*
*
 Tipos de Alavancas 
*
*
Interfixa 
*
*
Inter-resistente 
*
*
Interpotente 
*
*
HASTE RÍGIDA QUE GIRA EM TORNO DE UM FULCRO PARA EXECUTAR E EFETIVAR O MOVIMENTO DESEJADO.
*
*
ALAVANCA: Haste Rígida (ossos)
EIXO: ponto de fixação mas que permite mobilidade (parafuso – articulação).
RESISTÊNCIA: peso do próprio segmento, peso extra e força gravitacional.
FORÇA: trabalho muscular.
*
*
TIPO I – 1 CLASSE – INTERFIXA
TIPO II – 2 CLASSE – INTER-RESISTENTE
TIPO III – 3 CLASSE - INTERPOTENTE
*
*
*
*
Alavanca de Equilíbrio
Apresenta ponto de apoio entre a força e a resistência
*
*
Alavanca de Força ou de Esforço
Apresenta a resistência entre a força e o eixo
*
*
Alavanca de Velocidade
Apresenta a força entre o eixo e a resistência.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Refere-se à vantagem que se obtém ao usar uma alavanca; 
Permitindo que uma resistência possa ser vencida com menor esforço; 
A Vantagem Mecânica é a proporção da Resistência ao Esforço, sendo expressa assim: V.M. = BF / BR
*
*
Um sistema de alavancas é o meio pelo qual o corpo humano consegue movimento e elasticidade.
	O conhecimento dos princípios das alavancas também é necessário para que se compreenda o método de progressão no fortalecimento de músculos.
	Conforme a força do músculo aumenta, a resistência ou peso que devem ser superados também devem ser aumentados, até o momento que nenhuma progressão posterior seja possível ou desejada.
	Como as inserções de músculos que constituem fatores de esforços estão situadas em pontos fixos em relação às articulações, os únicos fatores capazes de variação são o peso e sua distância do ponto de apoio. Pode-se, portanto, aplicar resistência adicional à ação muscular, tanto pelo aumento do peso a ser superado quanto pelo aumento do comprimento do braço da resistência ou peso. Refere-se, geralmente, ao aumento do comprimento do braço da resistência como aumento da força mecânica.
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes