Buscar

Plano de Estudo ESI 1.1

Prévia do material em texto

TÍTULO:
 
 Controle de Empréstimo de Data – Show –CEDS
(System D’Show)
 
 
 
		 
 
 
 
VISÃO E LEVANTAMENTO DE REQUISITOS
Versão 1.1
 
 
 
  
  
 
 
Data de Entrega:
18/04/2017
 
Integrantes:
Fabricio Lima de Alencar
Itacoatiara – AM
�
  
VISÃO E LEVANTAMENTO DE REQUISITOS
 
Cenário 
Histórico
A interiorização da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Itacoatiara começou a dar seus primeiros passos no ano de 1991, com a instalação do Campus Avançado de Itacoatiara, que desenvolvia capacitação dos professores da rede pública de ensino por meio de contratos e convênios entre a Universidade, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Devido à ausência de prédio próprio o Campus Avançado utilizava-se da infraestrutura de prédios públicos locais, este modelo perdurou durante anos e formou várias turmas dos cursos de Pedagogia, Geografia, História, Ciências Naturais, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Administração.
O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel foi criado em 25 de novembro de 2005, por meio da Resolução N°. 021 do Conselho Universitário (CONSUNI), para atender a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara.
No ano de 2006, com a Resolução N°. 24 do CONSUNI, foi criada a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara, para atuar nas áreas de ciências exatas e tecnologia, inicialmente com seis cursos: os Bacharelado em Engenharia de Produção, Química Industrial, Ciências Farmacêuticas, Sistemas de Informações e as Licenciaturas duplas em Ciências: Matemática e Física e Ciências: Química e Biologia.
Já em 2007, a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara passa a chamar-se Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), criado no âmbito do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior tem como objetivos formar cidadãos qualificados e gerar conhecimento científico e tecnológico nas áreas prioritárias de tecnologia, educação e saúde, contribuindo para o desenvolvimento do interior do estado.
Inicialmente a estrutura do ICET compunha-se de uma área construída de aproximadamente 648 m2 localizada em terreno urbano de 18.145,62 m2 que foi doado pelo empresário Moysés Israel, situado na Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863 no bairro de Tiradentes, nela estavam distribuídas quatro salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, dois banheiros e uma secretaria/diretoria que atendia a demanda de 300 alunos matriculados nos 6 cursos já citados.
No ano de 2009, foram construídos mais 4 prédios compondo a estrutura atual do Instituto. Hoje a área construída perfaz aproximadamente 10.807 m2, divididos em um prédio de 3.162 m2, que abriga 25 salas de aula, auditório com 210 lugares, sala de reprografia, cantina e área de convivência; um prédio de 3.162 m2 que abriga laboratórios de farmácia, química, biologia, física, matemática, informática, e ensino de ciências; um prédio de 2.687 m2, que abriga uma biblioteca com cerca de 13.000 volumes e salão de leitura, ala administrativa destinada à coordenação acadêmica, às coordenações de curso e salas de professores; um prédio de 1.148 m2 que exclusivamente abriga laboratórios de engenharias, além do prédio antigo destinado à direção, coordenação administrativa, protocolo, almoxarifado e apoio à comunidade acadêmica.
Em 2010, foi aprovada a criação do curso de Engenharia de Software destinado a fornecer mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, computadores, telefones celulares e outros.
No ano de 2012 iniciaram os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Agronomia e o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, em nível de mestrado e de caráter multidisciplinar, com ênfase nas áreas de bioenergia e manejo de recursos amazônicos, prospecção química, biológica e desenvolvimento de substâncias bioativas e estudos teóricos e computacionais em física e/ou química.
Ainda em 2012, a Prefeitura Municipal de Itacoatiara doou um terreno com área de 40 hectares, dentro do qual a unidade deseja projetar a consolidação e expansão da Universidade Federal do Amazonas no município de Itacoatiara, com a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação com infraestrutura educacional.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, Tiradentes. CEP: 69103-128
Número de clientes: Mais de 100
Perfil de clientes: P	rofessores.
Número total de funcionários: Não sabem informar.
Site da empresa: http://www.icet.ufam.edu.br/
Nome do contato na empresa: Coordenação Acadêmica 
 Email: caicet@ufam.edu.br
Parte superior do formulário
Glossário 
 
Introdução
	 Este documento apresenta uma primeira versão do glossário do projeto, contando a terminologia utilizada no desenvolvimento. O glossário servirá como um guia para consulta dessa terminologia. À medida que forem surgindo novas terminologias, estas serão acrescentadas neste documento.
Finalidade 
	 Este documento tem a finalidade de apresentar a terminologia do domínio em questão, a descrição dos casos de uso, ou de outros documentos do projeto. Este documento poderá ser usado como um dicionário de dados informal, que terá o objetivo de capturar definições de dados. 
Escopo 
	 O escopo deste glossário trata de todas as terminologias que serão utilizadas no projeto FL System. O glossário está associado aos diagramas de caso de uso, pois fornecerá uma descrição detalhada destes, bem como de outros diagramas que fizerem parte da modelagem do sistema FL System. 
	 
Visão Geral 
O restante deste documento possui uma descrição da terminologia utilizada no domínio de problema para o qual o projeto está sendo desenvolvido. O documento também apresentará uma descrição detalhada dos seguintes casos de uso: Cadastrar Equipamento (Data - Show), Gerar Relatório, Cadastrar Nomes (Professores), Cadastrar Pedido, Cadastrar a Entrada/Saída e Gerar Espera de Pedido De Equipamento. 
Definições 
 2.1. 	< CEDS > 
CEDS (Controle de Empréstimo de Data – Show), essa termologia significa que o sistema vai funcionar de maneira simples com apenas o Controle de empréstimo de datas – Show para o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia ICET – UFAM somente no setor interno da unidade.
2.2< System D’SHOW>
System DSHOW- o inglês System vem do português Sistema e DSHOW e uma abreviação de DATA – SHOW, pode ser acessado somente pelo o usuário do computador que tem o sistema desenvolvido em PHP que tem como objetivo controlar o empréstimos de data show dentro da instituição e será usado pela Coordenação Acadêmica 
Levantamento de Requisitos 
   
1. Entrevista com Usuários 
 	 
 Foi realizada um entrevista com o futuro usuário do sistema, que nos deu uma idéia de como esta necessidade atualmente é atendida e o que se espera do sistema. Nesta entrevista recebemos o documento que nos guiou para formação da idéia inicial do sistema, pois continha informações de interesse geral a respeito do domínio do problema a ser resolvido. 
 
2. Questionários 
 	 
 Eu elaborei um questionários para entrevistá-lo o usuário do sistema. Seguem o documento: 
QUESTIONARIO 1
1) Atualmente existe algum sistema que gerencia o controle de empréstimo de DATA-SHOW? Se existir, qual o nome, o que tem de ruim e bom, etc. Se não existir, a empresa utiliza formulários para controle de entrada e saída dos equipamentos? Quais? 
Existe formulários escrito sim, de entrada e saída dos pedidos do professor e é anotado a hora da entrega e a hora que retorna para a Coordenação de Curso junto com o nome do professor que fez o empréstimo ou pedido.
2) Como é feito o endereçamento interno? Há uma numeração padrão? 
	Existe numeração, também tem como identificar pela a numeração do Patrimônio que tem originalmente no DATA– SHOW.
3) Existe DATA-SHOW para todos os usuário? 
	De acordo com o entrevistado não existe uma numeração compatível com os usuário de DATA – SHOW, existe apenas 8 (OITO) no momento. 
4) Vocês geram relatórios no final do expediente? 
Sim, e eles ficam guardados em arquivos.
5) Como é feita a classificação dos equipamentos? 
E feita por numeração e o numero do patrimônio gerado do DATA – SHOW.
Visão
 Buscar uma nova maneira de como beneficiar tanto o professor como o responsável pelo o empréstimo de Data –Show por meio da informatização e facilitar na hora dos empréstimos com o sistema em si.
1. Introdução
A finalidade deste documento é coletar, analisar e definir necessidades e recursos de nível superior do CEDS - System D’Show. Detalharemos os recursos necessários, bem como os envolvidos e os usuários-alvo e as razões que levam a essas necessidades. Os detalhes de como o CEDS - System D’Show satisfazem essas necessidades são descritos no caso de uso e nas especificações suplementares.
1.1 Referências 
As informações aqui levantadas são oriundas da análise do levantamento de requisitos, processo descrito na seção anterior.
2. Posicionamento 
 
2.1 Descrição do Problema 
 
	O problema de:
	Empréstimo de Data – Show.
	Afeta:
	Tempo dos usuários e dos professores.
	Cujo impacto é:
	Atraso no empréstimo ou devido não ter Data - Show suficiente para todos.
	Uma boa solução seria
	Um Sistema em PHP de fácil uso para se torna mais práticos o empréstimo de Data – Show, que vai gerar um relatório no final de cada expediente, onde poderá fornecer ajuda as usuários e o Administrador do Sistema. E avisa quando não estiver Data - Show para empréstimo.
 
2.2 Sentença de Posição do Produto
	Para:
	Os Bolsista que trabalham na Coordenação de Curso.
	Que:
	Não possui um sistema de empréstimo de Data – Show próprio.
	CEDS - System D’Show
	É um sistema em PHP para facilitar na hora do Empréstimo de Data- Show e gerar relatório pelo usuário no final do expediente e guardar no seu banco de dados.
	Que:
	Será desenvolvido gratuitamente de acordo com todas as necessidades levantadas 
	Ao Contrário de:
	Do relatório que serão guardados dentro do banco do sistema 
	Nosso Produto:
	É gratuito, e estará disponível de acordo com o horário da entidade em questão. 
3. Descrições dos Envolvidos e dos Usuários
Para fornecer, de maneira eficiente, produtos e serviços que atendam às reais necessidades dos usuários e envolvidos, é necessário identificar e considerar todos os envolvidos como parte do processo de Modelagem de Requisitos.
	Nome
	Descrição
	Responsabilidades
	Envolvidos
	Maria
	Gerencia a E/S de data – show.
	Gerente
	Funcionários
	Raul
	Usuário do Sistema
	Atende pedidos
	Usuário
	James Araújo
	Professor
	Da aula
	Cliente
3.1 Resumo dos Envolvidos
	Nome
	Descrição
	Responsabilidades
	Antônio
	Gerencia a lanchonete
	Gerencia toda a parte de entrada e saída de datas – show
	Raul
	Usuário do Sistema
	Atende os pedidos realizados pelos Professores na Coordenação de curso.
	James Araújo 
	Professor 
	É responsável por solicitar o empréstimo de data show ao usuário
3.2 Ambiente do Usuário 
 O usuários do Sistema terá que fazer seu LOGIN Para que possa fazer a solicitação do pedidos de empréstimo dos professores em relação ao data Show e informá-los quando não estiver mas disponível o empréstimo e fazer a reserva do mesmo.
3.3 Principais Necessidades dos Usuários ou dos Envolvidos 
	Necessidade
	Prioridade
	Preocupações
	Solução Atual
	Solução Proposta
	Cadastrar
	alta
	Preencher dados corretamente
	Preencher cada campo solicitado 
	Estar com todos dados na hora do cadastro
	Realizar empréstimo de Data - Show
	Alta
	Empréstimo de Data –Show
	Deixar de forma clara e objetiva as informações 
	Confirmar a reserva
	Realizar reserva
	Baixa
	Reservar o Data –Show 
	Deixar de forma clara e objetiva as informações 
	Confirmar a reserva
Especificação de Requisitos de Sistema
Requisitos Funcionais
	RF01
	O sistema mostrar todos os professores que fizeram o empréstimo de Data – Show
	RF02
	O sistema só vai poder ser acessado pelo seu usuário que fizer o login.
	RF03
	O sistema disponibiliza informações dos professores e do Data - Show.
Requisitos Não Funcionais
	RNF01
	Só terá acesso ao Sistema o usuário que efetuar o login previamente cadastrado;
	RNF02
	Só terá acesso as informações do Sistema o usuário que realizar o Cadastro com Login;
	RNF03
	O cadastro de professores e de Data Show só pode ser feita pelo Administrador do usuário e administrador.
Requisitos de Qualidade 
3.1 Usabilidade 
O sistema vai possuir uma interface onde o usuario cadastrado poderá fazer o os pedidos do clientes (professores ), o usuário poderá realizar atualização do seu cadastro, e fazer o Cadastro dos Data – Show e suas atualizações no decorrer de cada período. 
3.2 Confiabilidade 
Nenhuma informação poderá ser visualizada se não tiver um cadastro e mediante essa prudência o usuário só poderá fazer atualizações com seu login.
3.3 Desempenho 
O Sistema vai mostrar em tempo real os pedidos já feito e que já estão no cadastro e na reservas de Data - Show.
3.4 Suporte 
O Sistema será testado por seu usuários e proprietários da Coordenação de curso e ambos descreverão falhas se caso houver.
3.5 Interfaces de Usuários 
As interfaces de usuários devem estar de acordo com a política da empresa.
3.6 Interfaces Externas 
Não se aplica.
3.7 Licenças 
O software será livre com sistema operacional PHP.
3.8 Documentação 
Todos os artefatos produzidos durante o desenvolvimento estarão dispostos e devidamente arquivados pela equipe de desenvolvimento.
Especificação de Requisitos de Sistema
Diagrama de Casos de Uso
4. Especificações de Caso De Uso
4.1 Cadastro Aluno
a) Ator: Administrador.
b) Pré-condições: O ator deve estar logado no sistema.
c) Fluxo Básico: 
1. O ator seleciona a opção "Cadastrar".
2. O ator preenche os requisitos necessários do Sistema (login, senha, nome e função), clica na opção "Cadastrar".
3. Em seguida o usuário pode utilizar o sistema.
d) Fluxo Alternativo:
1. O aplicativo pode ficar off-line, se acontecer algum problema com o servidor.
2. Logo o aluno poderá informar o administrador por e-mail.
e) Pós-condição:
Em caso de sucesso no cadastro o usuário poderá usufruir das aplicações do sistema.
4.2 Cadastrar professor
a) Ator: Administrador
b) Pré-condições: O ator deve estar logado no sistema.
c) Fluxo Básico: 
1. O ator seleciona a opção "Cadastre-se".
2. O ator preenche os requisitos necessários dos professores (login, nome, sexo, cargo, senha), clica na opção "Cadastrar".
3. Logo o professor estará cadastrado no aplicativo e disponível para consultar a reserva de Data - show.
d) Fluxo Alternativo:
1. Caso aja erro no cadastro do professor o usuário poderá entrar em contato com o administrador para correção.
4.2 Cadastrar Data - Show
a) Ator: Administrador
b) Pré-condições: O ator deve estar logado no sistema.
c) Fluxo Básico: 
1. O ator seleciona a opção "Cadastre-se".
2. O ator preenche os requisitos necessários dos data - show (id, número de patrimônio), clica na opção "Cadastrar".
3. Logo o Data Show estará cadastrado no Sistema e disponível para reserva do professor.
d) Fluxo Alternativo:
1. Caso aja erro no cadastro do data show o professor poderá entrar em contato com o administrador para correção.
4.3 Empréstimo de Data - Show
a) Atores: usuários do sistema.
b) Pré-condições: O ator deve estar logado no Sistema.
c) Fluxo Básico: 
1. O ator pesquisa e seleciona o data – show para ser feito o empréstimo.
d) Fluxo Alternativo: 
1. Em casso de erro, reiniciar o processo no sistema.
5 Diagrama de Classe
6. Diagrama de Sequência6. 1 Cadastro do Professor
 
 |	 | |
 |	 |
 |	 | ------------------------------ |
 |	 | |
 |----------------------------- | |
 |	 |	 |
6.2 Diagrama de Sequência Cadastro de Data - Show
	
 |	|	|
 |
 |-----------------------------	| ---------------------------- |
 | 
6.3 Diagrama de Sequência Reservar Livros
 
 |	 | |
 |	 |
 |	 ||
 |	 | ------------------------------ | 
 |----------------------------- | |
 |	 |	 |
Diagrama de Atividade
Diagrama de Estados
Protótipo de Baixa Fidelidade
Protótipo de Alta Fidelidade
 
 
 FL SYSTEM
 
 Rua:
:
 
Estada AM 010 Km 09, N/S 
–
, 
 Bairro: 
Zona Rural
CEP: 69100
-
100
 / Itacoatiara 
–
 
AM
 
Tel/Fax: (92) 
3
234
-
0591
 
/ 99272
-
2373
 
 E
-
mail: www.flsistemas.com.br
 
 
 
Tela de Login
 Professor: Professor
2 – [Se já cadastrado] pode solicitar empréstimo.
Professor
1 – Realizar Login
3 – [Se não Cadastrado] Realizar Cadastro do Professor
5 – Sair do Sistema
4 – Consulta seu cadastro se foi realizado com sucesso
6 – Saída com sucesso
1 – Realizar Login
Data Show: Data Show
Administrador
Tela de Login
2 – Cadastro dos data show
4 - Cadastro realizado com sucesso
3- Cadastro realizado com sucesso
 Professor: Empréstimo
Tela de Login
Usuário
1 – Realizar Login
2 – Realiza a consulta
2 –fazer o empréstimo de Data Show
3- Realizar empréstimo
5 – Sair do Sistema
4 – Empréstimo Realizado com Sucesso
6 – Saída com sucesso

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes