Buscar

Contratos Administrativos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
	Para fazermos uma síntese sobre os contratos administrativos devemos primeiramente analisar o conceito de contrato, que representa todo acordo firmado livremente entre as partes com o intuito de criar direitos e obrigações. Logo, contrato administrativo é o acordo firmado entre entidades administrativas com particulares com fim de alcançar o interesse publico. 
	Regulamentados pela lei número 8.666/1993 os contratos devem tratar de forma clara e objetiva as condições para que se execute tal feito, de mesmo modo que deve existir cláusulas para aludir todos os direitos e obrigações das partes.
CARACTERÍSTICAS
Segundo Hely Lopes Meirelles
“O contrato administrativo regularmente publicado dispensa testemunhas e registro em cartório, pois, como todo ato administrativo, traz em si a presunção de legitimidade e vale contra terceiros desde a sua publicação.”
	Além disso, os contratos administrativos dependem de prévia licitação, exceto nos casos de contratação direta previstas em lei, sendo assim nos casos em que é obrigatória a licitação os contratos em que tiver ausência desta será considerado inválido, inexistente e ineficaz. 
	É característica do contrato administrativo a subordinação ao direito administrativo e público, diferente dos contratos particulares em que são regidos pelo código civil e empresarial, é necessário também que esteja presente como uma das partes a administração. 
	Outra particularidade dos contratos administrativos é a possibilidade de alteração unilateral do contrato, exceto as cláusulas que tratarem de remuneração do particular. 
	Além dessas e não menos importantes se observa:
a) existência de cláusula exorbitante que define poderes especiais para a administração tornando-a superior ao contratado;
b) formalismo, expresso por escrito com requisitos especiais;
c) natureza intuiu personae, ou seja, em razão das condições pessoais daquele que foi contratado;
d) comutativo porque estabelece compensações recíprocas.
	Ademais, observa-se também a interpretação do contrato, que deve ser em favor do interesse publico. 
	No que trata dos sujeitos contratuais pode ser bilateral quando firmado entre particular e ente administrativo ou plurilateral em que não há presença de particulares sendo firmado entre diversas entidades federativas. 
As espécies de contrato são:
a) Contrato de Obra Pública: tem por objeto construção, reforma ou ampliação de obra pública, que só podem ser realizados por profissionais registrados no CREA. 
b) Contrato de serviço: a administração recebe serviços de montagem, instalação, etc.
c) Contrato de fornecimento: é quando a administração pública por meio da compra adquire coisas móveis como produtos industrializados, alimentos etc.
d) Contrato de gestão: ajuste celebrado entre a administração pública e administração direta como ONG's, ou entidades privadas.
e) Contrato de concessão: Trata-se de ajuste, oneroso ou gratuito, efetivado sob condição pela Administração Pública, chamada CONCEDENTE, com certo particular, o CONCESSIONÁRIO, visando transferir o uso de determinado bem público. É contrato precedido de autorização legislativa. 
REFERÊNCIAS
Mazza, Alexandre Manual de direito administrativo / Alexandre Mazza. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 
< http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/contratos-administrativos acesso em 19/06/2017 14:14 >

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes