Buscar

CONTEÚDO METODOLOGIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA AVS 2017 15

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0055_EX_A5_201602146683_V2 
	Matrícula: 201602146683
	Aluno(a): CRISTINA HERONIDES SILVA
	Data: 09/06/2017 16:09:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602737977)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Educação Física Escolar como componente curricular deverá explicitar sua base de conteúdos e suas estratégias de ensino comprometidas com a prática da educação libertadora, como propunha Paulo Freire (1994) ao inovar o processo pedagógico, integrando à metodologia criativa os conhecimentos compartilhados na busca de significados comuns e de solução de problemas de ensino-aprendizagem, para além de "saberes específicos".
Tanto na educação, de um modo geral, como na Educação Física (ensino do fazer X ensino do saber), em especial, o currículo estrutura-se a partir da historicidade das ideias e das regras de raciocínio que organizam o conhecimento como construção social e produzem sistemas culturais que, no mínimo, abrangem as diferentes modalidades de política social. Porque, No plano político, percebe-se que a construção da identidade do profissional da Educação Física ainda é focada na formação do técnico desportivo sem ênfase na formação do(a) educador(a) como agente de transformação social. E a prática pedagógica da Educação Física Escolar ainda é fundada nas estruturas e nos movimentos rituais pouco dinâmicos no que diz respeito à função social da escola.
 Marque a afirmativa correta:
		
	
	As duas asserções são falsas.
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602734615)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um profissional de educação física, no ambiente em que trabalha, diagnostica o grande interesse dos jovens pelas práticas corporais divulgadas na mídia impressa e nos programas de televisão que indicam dietas, medicamentos, cremes, peças de vestuário, calçados e aparelhos de musculação de última geração, que prometem que a pessoa atinja, em tempo reduzido, um corpo nos padrões divulgados como ideais pela mídia. O profissional, então, sente-se desafiado a satisfazer essa demanda e, ao mesmo tempo, promover a capacidade crítica desses jovens.
Considerando-se as alternativas do fazer pedagógico diante do desafio dessa situação hipotética, como o profissional de educação física pode favorecer o desenvolvimento da crítica dos jovens às relações ideológicas entre corpo, subjetividade e cultura de consumo?
		
	
	Comparando as principais vantagens dos métodos de emagrecimento comumente divulgados nas revistas de grande circulação.
	
	Comentando as características de novos equipamentos esportivos destacadas pelas propagandas para a prática de exercícios.
	 
	Debatendo vantagens e desvantagens das atividades corporais mostradas pela mídia associadas com o conhecimento de cada aluno.
	
	Reconhecendo os conflitos de interesse existentes dentro do grupo em relação ao corpo e verificando a melhor maneira de harmonizá-los.
	
	Identificando as barreiras que impedem os jovens de experimentar as práticas corporais que sempre aparecem na televisão.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602734613)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como vivenciamos nosso corpo, temos a possibilidade de conhecê-lo, perceber suas variações no tempo e no espaço em que estamos inseridos. Abordar a temática do conhecimento do corpo nas aulas de Educação Física pode contribuir para despertar novos sentidos e também para que os alunos descubram alguns segredos pessoais e da sociedade em que vivem. Analise as afirmativas abaixo, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F):
1. Durante as aulas de Educação Física, perceber semelhanças e diferenças entre os corpos pode colaborar para que os alunos reflitam sobre a sociedade em que estão inseridos, sobre suas singularidades e sobre as possibilidades de comunicação entre diferentes culturas.
2. Conhecer o próprio corpo também requer conhecer o corpo do outro, uma vez que não vivemos isolados no mundo.
3. Desenvolver essa temática nas aulas de Educação Física também poderá colaborar para que os alunos percebam que o conhecimento do corpo humano refere-se à sua polissemia, variações e imprevisibilidade.
4. O conhecimento do corpo nas aulas de Educação Física poderá colaborar para a problematização dos preconceitos existentes na sociedade.
Assinale a alternativa correta. 
		
	 
	V, V, V e V
	
	V, F, V e F
	
	V, V, F e F
	
	F, F, F e F
	
	F, V, F e V
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602882049)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise os itens abaixo e identifique aqueles que indicam as contribuições da Educação Física para a disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física do currículo obrigatório do Curso de Pedagogia. I- Educação Física Escolar favorece a construção de saberes; II- Enfatiza o tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos das áreas de conhecimento como meio e não fins; III- Problematizar os temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais. IV- O estudo e as práticas do esporte, da luta e da dança como fonte exclusiva de qualidade de vida. Aponte a alternativa correta.
		
	
	As alternativas II e IV.
	
	As alternativas I, II e IV.
	
	As alternativas I, III e IV.
	
	As alternativas II, III e IV.
	 
	As alternativas I, II, III .
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602840305)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Educação Física estabelecem como conteúdos da área na escola:
		
	
	Capacidades físicas (força, velocidade, resistência, flexibilidade) para a melhoria da aptidão física.
	
	Iniciação esportiva (regras, fundamentos, jogos e competições estudantis).
	
	Habilidades motoras básicas (andar, correr, saltar, arremessar, rebater, chutar) e habilidades motoras específicas (movimentos próprios dos esportes).
	 
	Jogo, esporte, ginástica e lutas (1º bloco), atividades rítmicas e expressivas (2º bloco) e conhecimentos sobre o corpo (3º bloco).
	
	Atividades físicas (1º bloco), exercícios físicos (2º bloco) e esportes (3º bloco).
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602373590)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As áreas de Pedagogia e de Educação Física, têm recebido contribuições de outras áreas do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia. Em se tratando do uso do corpo e sua relação com o processo de aprendizagem de acordo com a visão de homem como ser integral é correto afirmar que:
		
	
	o indivíduo não sofre influências das estruturas sociais
	 
	o uso do corpo é histórico e socialmente determinado pelas vivências de cada indivíduo
	
	o uso do corpo é eminentemente biológico
	
	a sociedade não impõe ao indivíduo o uso determinado de seu corpo
	
	o uso do corpo é determinado unicamente pelo indivíduo
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602897594)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Atualmente, entende-se que nas aulas de Educação Física Escolar, o aluno deve:
		
	
	Jogar livremente apenas de acordo com suas necessidades inatas, sem a interferência do professor.
	
	Aprender diferentes práticas esportivas para que o professor possa descobrir novos talentos.
	
	Aprender a jogar, dançar, sem, necessariamente, conheceros benefícios de tais práticas, por que se praticam tais manifestações da cultura corporal hoje e ontem, dentre outras. Tudo isso para que o aluno incorpore as técnicas corporais.
	 
	Aprender a jogar, dançar, conhecendo os benefícios de tais práticas, por que se praticam tais manifestações da cultura corporal hoje e ontem, dentre outras.
	
	Aprender a reproduzir todos os gestos motores demostrados pelo professor, sob pena de reprovação, caso execute algum movimento incorreto.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602393361)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em se tratando da Educação Física, no âmbito formal, SOARES et al (1992) assinala que se refere ao conhecimento de uma área denominada:
		
	
	Cultura Esportiva
	
	Cultura Popular.
	 
	Cultura Corporal.
	
	Cultura Física.
	
	Cultura Escolar.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Outros materiais