Buscar

AP1 com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – 2017.1
Disciplina: Gestão na Educação 2
Coordenadora: Cláudia Hernandez Barreiros Sonco
Tutoras à distância: Ana Carolina Hyer, Gisele Viana, Rafaela Rocha e Vera Lucia S. Leite Campos. 
Aluno(a): ___________________________________________________ Matr.:________________
Polo:_________________________________ UERJ/ CEDERJ Nota ____________________
Querid@s alun@s
	Sejam bem vind@s à nossa primeira avaliação presencial da disciplina Gestão 2. As questões referem-se aos textos 1 ao 7 já estudados por vocês. Através deste instrumento, pretendemos perceber os processos de atribuição de sentidos aos textos estudados e como cada um@ vem constituindo a sua autoria frente aos desafios colocados às ações de supervisão e orientação da educação no âmbito da formação de pedagog@s. 
Bom trabalho!
1ª questão:
Na perspectiva de Candau (2008), a profissão docente é desafiadora, pois o conhecimento escolar é constantemente posto em xeque a partir dos saberes cotidianos e plurais. De acordo com a tirinha de Calvin acima, ele domina um conhecimento que não é próprio da escola.
Pelo estudo de Candau (2008), em que tipo de identidade docente o professor da história se insere? (1 ponto)
R: Se insere no domínio do conhecimento específico do qual o professor é considerado especialista. Um saber oriundo do campo científico, ancorado na segurança de um saber próprio, que só este pode ser socializado.
No processo de desnaturalização da docência, há a necessidade de resignificar valores, saberes e práticas cotidianas para uma educação de qualidade. Em vista disso, Candau (2008) propõe ao leitor pensar sobre as marcas que isso pode causar na profissão docente. Cite uma delas, em seguida, use a mesma para propor uma fala (ou ação) possível do professor de Calvin para a resposta dele, afim de que não resultasse na frustração do último quadrinho. (1,5 ponto)
A autora coloca as seguintes marcas para pensar sobre o resultado das resignificações dos saberes no seu campo de atuação, na promoção de uma educação de qualidade, o que permite: humanizarmo-nos e humanizar; aprofundar dos dilemas do nosso tempo; dilatar horizontes; desafiar e criar.
A proposição das ações do professor recaem sobre: que se humanize com a fala do aluno, propondo pensar sobre o tema dentro do que perguntou ou até mesmo considerar o seu conhecimento e tentar associá-lo; que propusesse ao Calvin aprofundar a temática da pergunta e sua resposta com os dilemas atuais e/ou o professor assim fizesse, considerando o conhecimento de sua pergunta e da resposta de Calvin para a atualidade; pensar/considerar outros horizontes de respostas, ou seja, considerando/permitindo a fala de Calvin para pensar novos conhecimentos e interações; desafiar (a si, a turma e ao aluno), pois poderia utilizar a fala de Calvin para propor à turma novas ideias, espaço crítico e de desafios para pensar o tema da aula, e, Criar, pois poderia ser um canal de criação para novos trabalhos e histórias, permitindo que os alunos interagissem e colocassem sua imaginação nos temas das aulas.
2ª questão: Assinale somente as duas afirmações que representam uma Supervisão Escolar em transformação: (1 ponto)
(X ) Ter o aluno como objeto de trabalho
( ) Intervenções colaboradoras à metodologia e ao trabalho do Diretor Escolar
( ) Fiscalizar o trabalho do Professor na busca da qualidade de Ensino
( X ) Ser um problematizador do processo ensino-aprendizagem
( ) Trabalhar somente com responsabilidades administrativas.
3ª questão: Assinale (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. (0,5 ponto cada)
( V ) O programa educação inclusiva: direito à diversidade estabeleceu entre seus princípios de divulgação e implementação da Educação Inclusiva nos municípios brasileiros, a ação de seminários com gestores municipais . 
( F ) As salas de recursos multifuncionais com equipamentos para atender às demandas das necessidades especiais dos alunos integram as ações do programa do MEC “Educação Inclusiva em todas as escolas brasileiras”.
( V ) Uma das mudanças trazidas pela concepção de Educação Especial que norteia hoje a política de inclusão indica aos gestores escolares o pressuposto dos direitos humanos, isto é, todos têm direito à aprendizagem.
( F ) A concepção linear de atuação d@ supervisor@ escolar, num modelo funcionalista de gestão do processo de ensino-aprendizagem, define como deveria ser a atuação dos docentes, portanto ainda se faz necessária sua prática na atualidade. 
( V ) Medina ressalta que o objeto de trabalho d@ supervisor@ escolar está na relação do processo de ensinar e aprender dos sujeitos, atuando para que a aprendizagem se consolide.
4ª questão: 
Caiado & Laplane, em pesquisa realizada com gestores públicos, sobre os documentos do Programa Educação inclusiva: direito à diversidade, apontam que o texto menciona a necessidade de um currículo e um sistema de avaliação amplos e flexíveis que possam ser diversificados e adaptados às diferenças sociais, culturais e individuais.
Com base na sua experiência e na discussão proposta pelo texto, aponte em que medida essas mudanças do currículo e sistema avaliativo poderão beneficiar a tod@s @s atores escolares. (2 pontos)
Avanços na concepção de ensino histórico cultural mobilizam a discussão para vencer a tendência tradicional, homogenizadora das ações pedagógicas que se distanciam do direito a diversidade. A concepção de educação inclusiva caminha associada à mudança curricular na concepção da Educação especial para favorecer o atendimento as necessidades especiais para superar as barreiras a aprendizagem.
Um currículo baseado nos princípios humanizadores, criativos, investidos na emancipação dos sujeitos rediscute as tendências do desempenho no rendimento escolar hierarquizado avançando na concepção de avaliação emancipadora, investigativa acompanhando o processo ensino-aprendizagem.. 
 
_____________________________________________________________________
5ª questão: Situação Problema
Na fase inicial de diagnostico, a docente de uma turma do 4º ano constata que há muitos alunos que ainda não identificam a finalidade do texto, não localizam informações, nem os elementos de caracterização da narrativa... No encontro com a supervisora escolar, ela socializa suas preocupações quanto às ações pedagógicas a serem desenvolvidas com a turma, diante da diversidade de níveis de aprendizagem. Elas constatam a necessidade de mediações diferenciadas, materiais distintos e constroem encaminhamentos para avançar na aprendizagem das habilidades necessárias. 
Aponte pelo menos duas contribuições da pesquisa de Medina que podem nos ajudar a analisar a prática da pedagoga na função de supervisão escolar desta escola. (2 pontos)
O processo ensino aprendizagem é problematizado na parceria com o docente para encaminhamentos, possibilitando construção coletiva da intervenção.
Este movimento gera o objeto do trabalho da supervisão, pesquisar a produção da aprendizagem dos alunos e as possibilidades de avançar na aquisição das habilidades.
O respeito ao trabalho de ambos profissionais de ensino para avançar na aprendizagem sem desprestigiar o saber do docente. 
 
� �	�

Outros materiais