Buscar

AD1 2017 com Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTANCIA – 2017-1
Disciplina: Gestão na Educação 2
Coordenadora da disciplina: Profª.Claudia Barreiros
Tutoras a Distância: Ana Carolina,Gisele Viana, Rafaela Rocha e Vera Campos Russo
Aluno (a): __________________________________________________________ 
Matr.:_____________________Polo: _________________ Nota_______________ 
Caros Alunos
	
Nesta PRIMEIRA AVALIAÇÃO EM GESTÃO 2, você está sendo convidado a dialogar com autores que pesquisam a formação dos profissionais de educação, em especial, os pedagogos, seus desafios e a legislação em vigor. DESEJAMOS neste exercício que os participantes possam mostrar compreensão da legislação, capacidade de análise e produção de sínteses sobre o CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
Bom trabalho!
1) "Se a multiplicidade de estudos teóricos faz crescer o seu domínio de conhecimento, de igual modo pode contribuir para engendrar um quadro de dispersão da própria pedagogia, dificultando a afirmação de um estatuto específico" (CRUZ, 2009, p.7).
O currículo de licenciatura plena que está em vigor no Curso de Pedagogia no Brasil, desde 2006: Resolução do Conselho Nacional de Educação, n.1, de 10 de abril de 2006, identificadas nos Pareceres CNE/CP n.5/2005 e n. 3/2006, ele tem por consideração debates em torno da formação pedagógica, dentro de um modelo de Gestão Democrática. De acordo com o texto de Gisele Cruz (2009): “70 anos do Curso de Pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais”, disserte sobre os seguintes aspectos:
O que o currículo alterado em 2005 e 2006 provoca na formação do pedagogo? (1 ponto)
Em vista disso, como o pedagogo se define no campo acadêmico e de atuação? (1 ponto)
Diante das suas multiplicidades de teorias e discussões que aproximam a pedagogia de diferentes disciplinas, segundo a autora, isso acaba sinalizando a própria fraqueza da área em se reconhecer (se definir), no sentido de acabar dispersando as discussões da real formação específica do Curso de Pedagogia. Diante desse quadro, você concorda que isto já vem acontecendo? Pesquise fatos no cotidiano divulgados pelos meios de comunicação que fortaleceram ou influenciaram sua resposta. (2,5 pontos )
2) Leia com atenção o seguinte trecho do texto de Vera Candau, extraído do texto: “ Professor/a: profissão de risco?”:
 “O conhecimento escolar não é concebido como um "dado" inquestionável e "neutro", a partir do qual nós, professores/as configuramos nosso ensino. Trata-se de uma construção permeada por relações sociais e culturais, processos complexos de "transposição"/ "recontextualização" didática e dinâmicas que têm de ser ressignificadas continuamente” (CANDAU, 2008). 
Na leitura acima, Candau (2008) esclarece sobre os debates acerca do conhecimento escolar considerado na atualidade, em que perpassa às diferentes áreas das Ciências, da cultura erudita e da visão da escola como detentora do saber. Assim, a ideia de escola hoje perpassa o saber pedagógico puramente científico e adentra a prática, nas relações sociais estabelecidas dentro do ambiente escolar. Essa prática de valor didático-pedagógico faz repensar a prática do pedagogo. Em vista disso, que relação( aponte pelo menos uma) pode ser estabelecida entre o debate de Gisele Cruz (2009)�, ao trazer a nova configuração do currículo do Curso de Pedagogia, iniciado em 2005 e 2006 e a discussão sobre conhecimento escolar feito por Candau (2008)? (2 pontos)
3)- “O que pretendemos com a educação? Qual a sua relação com o sujeito enquanto aluno, e também como cidadão? Qual o compromisso desta educação para um novo tempo, para um país sempre democrático, mais humano, mais solidário? (...) o humano se constitui no entrelaçamento do emocional com racional, quando nos fala da importância da linguagem para que haja a reflexão, quando nos fala da importância do cotidiano das crianças”. (GRINSPUN, 2006, p. 175)�
a) Com base nas indagações realizadas no texto, em especial a destacada acima, é possível afirmar que a orientação educacional atual enquanto parte integrante da equipe gestora assume um compromisso com a transformação social dos/as estudantes? Justifique sua resposta e cite um (ou mais) exemplo(s) de atuação da orientação educacional que contribua para essa transformação social. (Utilize como base o “novo anúncio” para a educação em um país em desenvolvimento, citado pela autora na página 185. Podem ser utilizados casos e vivências pessoais ou profissionais como exemplos). (2 pontos)
4) O supervisor tornou-se um mediador das atividades educativas. Dessa forma o supervisor deverá partir de uma visão crítica da proposta da escola que atua, posicionando-se com coragem, coerência, compromisso e competência ao acompanhar a execução e a organização do trabalho da escola como um todo. Descreva as principais características ( pelo menos duas) como sujeito ativo neste processo.(1,5pontos)
� �HYPERLINK "http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article%5edlibrary&format=iso.pft&lang=i&nextAction=lnk&indexSearch=AU&exprSearch=CRUZ,+GISELI+BARRETO+DA"�CRUZ, Giseli Barreto da�. 70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais. Educ. Soc. [online]. 2009, vol.30, n.109, pp. 1187-1205. ISSN 0101-7330.  �HYPERLINK "http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400013"�http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400013�
� GRINSPUN, MÍRIAN . A Orientação Educacional, hoje, nas Escolas. in: GRINSPUN, Mírian. A Orientação Educacional. Conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª edição revista e ampliada.SP: Cortez, 2006.

Outros materiais