Buscar

GC_Tomada_de_Decisão.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �1�
TOMADA DE DECISÃO (resumo)
Decisão é a “escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.” (SOBRAL; PECI, 2013)
Ambiente da Tomada de Decisão
Certeza: “Situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível.” (SOBRAL; PECI, 2013)
Risco: “Situação na qual não é possível prever com certeza os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar suas probabilidades de ocorrência”. (SOBRAL; PECI, 2013)
Incerteza: “Situação na qual a informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta e imprecisa”. (SOBRAL; PECI, 2013)
Tipos de Decisão
Decisões Programadas: “Soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle.” (SOBRAL; PECI, 2013)
Decisões não Programadas: “Soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua.” (SOBRAL; PECI, 2013)
Processo Decisório 
Identificação da Situação		
Diagnóstico da Situação
Desenvolvimento de Alternativas		Monitoramento e Feedback
Avaliação de Alternativas
Seleção e Implementação		
Obs.: Este conteúdo não está restrito apenas ao que está escrito neste resumo. É importante sua presença e participação em sala, já que outros assuntos também serão trabalhados na sala de aula.
Referências Bibliográficas
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
GESTÃO CONTEMPORÂNEA – 2017.1
TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO II – 2017.1
AULA 10 (quarta)

Outros materiais