Buscar

Av1 Ciê Con Seminário Interdisciplinar V

Prévia do material em texto

Av1 - Ciê Con - Seminário Interdisciplinar V
Resposta: 1-b 2-c 3-c 4-c 5-a
1) Assinale qual alternativa diz respeito ao método de Custeio Direto ou Variável:
Alternativas:
a) Este sistema tem como principal objetivo, planejar os lucros e efetuar o gerenciamento de custos, direcionado pelo preço.
b) Esse método de custeio, que também é conhecido como Custeio Marginal, considera como custos dos produtos apenas os classificados como variáveis e fornece os subsídios necessários ao cálculo da margem de contribuição. Alternativa assinalada
c) Considera tanto os custos diretos quanto indiretos aos produtos, sendo que esses terão o custo total de fabricação (custos fabris).
d) Foi uma metodologia de custeio desenvolvida com o objetivo de atribuir aos produtos ou serviços, todos os custos e despesas incorridas no período específico. Portanto, na formação do custo unitário, são englobados todos os gastos ocorridos durante o processo produtivo.
e) Esse método de custeio, que também é conhecido como Custeio Marginal considera como custos dos produtos apenas os classificados como invariáveis.
2) Prado (2001, p. 14) direciona algumas vantagens do custeio direto na abordagem geral nas seguintes áreas: Área Financeira, Área de Produção e Área de Vendas. Dessa forma, indique abaixo, qual a resposta que apresenta apenas vantagens da Área Financeira da empresa:
I - Avaliações dos montantes de dispêndios a volume diferentes e marginais; permite controle e avaliação dos desempenhos dos departamentos ou unidades de negócios.
II - Decisões como, até onde automatizar, planejamento e programação da produção industrial e controle de execução.
III - Orientação para lançamento de produto, esforço de venda como promoção, incentivos a vendedores, propaganda, comissões, etc.
IV - Conhecimento das relações custo-volume-lucro através do ponto de equilíbrio, permitindo antecipar o nível de lucro a determinados níveis de produção e de vendas.
V - Separação do Custo Fixo e Variável; facilita o planejamento e controle do lucro; permite melhor previsão e acompanhamento do comportamento dos custos.
Alternativas:
a) I, II e III
b) II, IV e V
c) I, IV e V Alternativa assinalada
d) I, III e V
e) I, IV e III
3) Assinale qual alternativa NÃO diz respeito ao método de Custeio Baseado em Atividades ou ABC:
Alternativas:
a) Apropria todos os custos aos produtos, mas não o faz diretamente.
b)
No custeamento dos produtos, conforme Martins (2001), primeiro se levantam as atividades das áreas de administração e vendas, depois se definem os direcionadores de custos das atividades que levam o custo das atividades para os produtos.
c) Atribui todos os custos fabris, quer fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, aos produtos fabricados em um período. Com isso, os produtos ‘absorvem’ todos os gastos classificáveis como custos, independentemente de sua natureza. Alternativa assinalada
d) Possibilita a análise de custos sobre dois pontos de vista: a visão econômica do custeio e a visão de aperfeiçoamento de processos.
e) Consiste em apropriar apenas custos variáveis aos produtos.
4) Para Hansen e Mowen (2001, p.28), os sistemas de informações de gestão de custos possuem três objetivos amplos, dentre os itens abaixo, qual NÃO é um dos objetivos amplos proposto por eles?
Alternativas:
a) Fornecer informações para o planejamento e controle.
b) Fornecer informações para tomadas de decisão.
c) Fornecer informações apenas para o planejamento financeiro de curto prazo. Alternativa assinalada
d) Fornecer informações para computar o custo de serviços, produtos e outros objetos de interesse da gestão.
e) Fornecer informações para tomadas de decisão, planejamento e controle.
5) De acordo com as alterações promovidas pela Lei 11.638/2007 e 11.941/2009, como ficou a classificação das contas do passivo na atual estrutura das demonstrações Contábeis?
Alternativas:
a) Passivo circulante, passivo não circulante; e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. Alternativa assinalada
b) Passivo circulante; passivo exigível a longo prazo; e resultados de exercícios futuros;
c) Passivo circulante, passivo exigível a longo prazo; e patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
d) Passivo circulante, passivo não circulante; e passivo exigível a longo prazo.
e) Patrimônio Líquido, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

Outros materiais