Buscar

simulado ntrição

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO 
1A AULA
1- Com relação às Leis da Alimentação, a lei da adequação refere-se à dieta que deverá estar adequada:
Ao período fisiológico atual do organismo ao qual se destina.
	
2- As transformações observadas na sociedade contemporânea acabaram "distorcendo" muitas concepções de alimentação saudável. O comportamento alimentar humano está inserido nessas transformações. Além disso, vale a pena destacar que os alimentos e os sentidos do paladar e do olfato desencadeados por eles nos fazem voltar no tempo e recordar diversas situações e sensações, principalmente da infância. Nesse contexto está inserida a obra intitulada À la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido) do famoso escritor francês Marcel Proust que faz uma viagem de volta ao passado com suas recordações da infância desencadeadas pelo gosto das madeleines acompanhadas com chá. Sobre o comportamento alimentar assinale a alternativa INCORRETA:
A difusão de concepções de alimentação saudável através de publicidade e propaganda não influenciam a construção dos hábitos alimentares e o comportamento alimentar na sociedade contemporânea.
	
3- O aumento na incidência de deficiências nutricionais está relacionado a vários fatores, com EXCEÇÃO de:
Diminuição no consumo de doces.
	
4- As mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida e o envelhecimento da população têm contribuído para o crescente aumento na incidência das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e no mundo. Assinale qual é a única CORRETA com relação a dieta nas doenças:
As principais causas da pandemia de obesidade estão relacionadas ao estilo de vida inadequado, como hábitos alimentares incorretos e sedentarismo.
5- O enfermeiro deve conhecer todas as etapas relacionadas à nutrição humana a fim de educar seus pacientes. A nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, os nutrientes e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Várias etapas são necessárias para que o organismo humano possa utilizar adequadamente os nutrientes provenientes da alimentação. As primeiras etapas fundamentais são:
Escolha e preparo dos alimentos.
	
6- Um dos principais focos de interesse dos estudos epidemiológicos da atualidade é a relação entre o comportamento alimentar e a mudança no perfil epidemiológico e nutricional da população brasileira. A partir de uma simples ida ao supermercado observamos os hábitos alimentares das pessoas, das famílias brasileiras que são baseados na pessoa que ficou encarregada de comprar os alimentos. Por isso, que a escolha do alimento, sem dúvida alguma, é uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana. Mas, para fazer uma boa escolha é preciso conhecer a composição nutricional dos alimentos e ter em mente as Leis da Alimentação. Sobre as Leis da Alimentação NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE
A Lei da Adequação está relacionada ao período fisiológico do organismo ao qual se destina (gestação, infância, adolescência, envelhecimento), ou seja, a dieta deve fornecer um aporte calórico acima das recomendações nutricionais relacionadas ao período fisiológico do organismo ao qual se destina.
	
	
7- Sabemos que existe uma grande diversidade de alimentos tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Entretanto, não existe um alimento específico que contenha todos os nutrientes. Devido a isso, nossa alimentação diária deverá ser variada e colorida para que possamos obter todos os nutrientes necessários ao organismo humano. Essa afirmação ratifica a importância de:
 Conhecer a composição nutricional dos alimentos para escolher adequadamente os alimentos.
8- O hábito de não mastigar adequadamente os alimentos pode comprometer a nutrição humana. Assinale a opção que NÃO representa uma importante função da mastigação para a nutrição:
 Promover a síntese tecidual.
2A AULA	
9- Com relação às vitaminas, assinale a alternativa INCORRETA.
As vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) por não serem armazenadas no organismo humano não causam toxicidade quando consumidas em excesso.
	
10- A deficiência de ferro é considerada a carência nutricional de maior prevalência mundial. Os grupos mais suscetíveis a este tipo de deficiência são:
Lactentes que não receberam o leite materno, pré-escolares, adolescentes e gestantes.
	
11-Dentre os macronutrientes energéticos os carboidratos se destacam por serem mais facilmente digeridos e absorvidos. Devido a isso, atletas como maratonistas devem consumir dietas hiperglicídicas para aumentar as reservas de:
Glicogênio muscular.
	
12- De acordo com o químico Atwater e seus experimentos com calorimetria no final do século XIX, foi observado que o valor energético de 1g de glicídios, 1 g de proteínas e 1 g de lipídios é aproximadamente:
4 Kcal/g; 4 Kcal/g e 9 Kcal/g.
	
13- Um grupo de alunos do curso de graduação em Enfermagem realizou uma oficina sobre os hábitos alimentares no Brasil. A promoção da alimentação adequada e saudável como um prazer cotidiano, o estímulo à autonomia e a valorização das especificidades culturais e regionais da alimentação de cada parte do país foram alguns dos objetivos da atividade. As oficinas foram realizadas em cozinhas didáticas adaptadas a uma sala de aula, onde a população aprendeu a aproveitar melhor os alimentos e compor uma boa alimentação. Os cardápios elaborados foram de baixo custo e com alto valor nutricional. O consumo de arroz com feijão foi eleito como um dos hábitos alimentares mais populares no Brasil representando uma excelente alternativa para:
Melhorar a qualidade da proteína vegetal pela complementação de aminoácidos não essenciais.
14- Os micronutrientes desempenham papéis fundamentais na homeostase corpórea. Assinale a alternativa que apresenta um nutriente que é essencial para mulheres em idade fértil que planejam engravidar pois evita defeitos no tubo neural do feto além de prevenir a anemia:
Ácido Fólico.
	
15- A água é um líquido incolor, insípido e inodoro. De todos os compostos os nutrientes essenciais à química e ao funcionamento dos seres vivos, ela é a mais importante. Sobre esse composto, assinale a alternativa CORRETA.
Quando o organismo perde fluidos por qualquer via, ele não perde apenas água, mas eletrólitos também.
16- considerada alimento funcional e corresponde aos resíduos de paredes celulares e tecidos de sustentação de vegetais usados na alimentação. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
A fração insolúvel das fibras é responsável pelo aumento do bolo fecal, garantindo o peristaltismo e a fração solúvel contribui para baixar os níveis de colesterol.
3A AULA	
17- Com relação à Promoção da Alimentação Saudável Não É correto afirmar que:
A promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), mas não se insere como um dos eixos estratégicos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
	
18- Na Pirâmide Alimentar, o grupo das sementes oleaginosas e leguminosas é fonte de:
Proteínas de baixo valor biológico, vitamina E e ácidos graxos essenciais.
19- O motivo pelo qual os óleos vegetais foram separados dos outros alimentos fontes de gorduras como a manteiga na nova proposta da Pirâmide Alimentar relaciona-se à:
sua composição em ácidos graxos poli-insaturados (essenciais) e vitamina E.
	
20- João, 54 anos, sedentário e recém-infartado, pretende mudar de estilo de vida. Irá iniciar um plano de atividade física 3 vezes por semana e além disso, pretende equilibrar de forma mais saudável sua alimentação. Com relação às recomendações da Pirâmide Alimentar as assinale a alternativa CORRETA: I- Recomenda-se consumir aves, peixes e ovos por conterem proteínas de alto valor biológico. II- Recomenda-se dar prioridade ao consumo de cereais integrais na nossa alimentação em virtude dos benefícios das fibras alimentares. III- Recomenda-se não dar limites para o consumo de frutas, pois elas são ricas em vitaminas e minerais. IV- Recomenda-se consumir leite e derivados paraatingir as necessidades diárias de cálcio. V- A Pirâmide Alimentar é um instrumento de orientação nutricional para a população adotar uma alimentação mais saudável.
Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
	
21- Em uma sociedade em rápida mudança, a percepção da saúde como direito de cidadania é um dado novo na história das políticas sociais brasileiras. A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. De acordo com as ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição(2003), um grupo de enfermeiros e nutricionistas elaborou oficinas de Alimentação e Nutrição abertas ao público em geral. Dentro desse contexto, destaca-se a importância da Educação Nutricional. PORQUE A saúde física e mental depende do estado nutricional dos indivíduos. Através dessas ações pretende-se promover práticas alimentares e estilos de vida saudáveis; prevenir e controlar distúrbios e doenças nutricionais;desenvolver e capacitar recursos humanos em saúde e nutrição e garantir a segurança e qualidade dos alimentos. Analisando os dois parágrafos, conclui-se que:
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
22- Leia o fragmento do artigo: Projeto "a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis": comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil (artigo disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732010000100005): O Projeto "A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis" existe no Distrito Federal desde 2001, com o objetivo de promover a alimentação saudável no ambiente escolar, testando metodologias e estratégias que possibilitem sua reprodutibilidade em outros locais e contextos, envolvendo escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental. O Projeto é vinculado ao Observatório de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília, o qual tem a promoção da alimentação saudável como uma de suas linhas de investigação. Analise as afirmativas: I A alimentação é a primeira aprendizagem social da criança e a imersão da criança em um contexto alimentar, inerente a cada cultura, irá influenciar nas escolhas alimentares. II A promoção de práticas alimentares saudáveis está inserida no contexto da adoção de estilos de vida saudáveis, componente importante da promoção da saúde, uma das diretrizes da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). III A realização de oficinas de capacitação sobre educação nutricional para professores, como a realização direta de palestras e outras atividades pedagógicas para a comunidade escolar, são processos úteis de intervenção nutricional no âmbito escolar. IV A utilização de ações de educação nutricional para promover a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância é imprescindível, uma vez que estes são formados nesta fase da vida. Agora, assinale a opção CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
23- O grupo de alimentos integrais (cereais, massas e pães) estão na base da pirâmide alimentar e são fontes principalmente dos seguintes nutrientes:
Carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B.
	
24-O motivo pelo qual no primeiro nível da nova proposta da Pirâmide Alimentar estarem apenas os cereais integrais, assim como as massas e pães confeccionados com farinhas integrais relaciona-se à:
 Importância das fibras na saúde humana.
4A AULA	
25- Os distúrbios causados por deficiência ou excesso de nutrientes estão entre as maiores causas de morbimortalidade. Assim, a avaliação do estado nutricional é de extrema importância, a fim de identificar estes distúrbios. A alternativa que apresenta apenas ações de diagnóstico em avaliação nutricional é:
antropometria, exames laboratoriais e anamnese alimentar.
26- Na avaliação antropométrica a espessura da prega cutânea tricipital indica:
Reserva de tecido adiposo subcutâneo.
	
27- Na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados o monitoramento dos parâmetros como prega cutânea tricipital, albumina, transferrina e testes cutâneos é utilizado para calcular o:
Índice nutricional prognóstico.
	
28- Estado Nutricional é o estado de equilíbrio/desequilíbrio, no organismo humano, decorrente da relação entre ingestão e necessidade de nutrientes. Na Atenção Integral à Saúde, a avaliação do estado nutricional exerce um impacto extremamente importante, visto que é uma avaliação feita ao indivíduo/paciente para verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada. Dentre os parâmetros antropométricos, a relação cintura-quadril (RCQ) é utilizada para identificar o tipo de distribuição de gordura (andróide ou ginóide). Nesse contexto, a relação cintura-quadril (RCQ) é um importante parâmetro para monitoramento do:
Risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
 29- O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de doenças. Um paciente com IMC maior ou igual a 30 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver várias doenças. A alternativa que NÃO apresenta uma doença que pode acometer este paciente é:
artrite reumatóide.
30- Os distúrbios causados por deficiência ou excesso de nutrientes estão entre as maiores causas de morbimortalidade. Assim, a avaliação do estado nutricional é de extrema importância, a fim de identificar estes distúrbios de forma mais precoce. A alternativa que NÃO apresenta uma ação de diagnóstico em avaliação nutricional é:
Exames radiográficos.
31- Das medidas antropométricas utilizadas na avaliação nutricional, a que caracteriza a quantidade de gordura corporal de forma mais próxima à realidade é:
espessura das dobras cutâneas.
32- Os indicadores bioquímicos que caracterizam o turnover ósseo são:
Dosagem plasmática de fosfatase alcalina de origem óssea e do NTx urinário
5A AULA	
	
33- Em relação à Terapia Nutricional, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. A nutrição parenteral central é administrada por via venosa utilizando-se preferencialmente as veias de grande calibre. II. A nutrição enteral pode ser administrada através de sondas que desembocam o seu conteúdo diretamente no estômago, duodeno ou jejuno. III. As terapias nutricionais enteral e parenteral são recomendadas a todos os pacientes hospitalizados, por serem fisiológicas e estéreis.
Apenas as alternativas I e II são corretas.
	
34- São alimentos que podem ser oferecidos a pacientes quando há indicação de dieta pastosa com EXCEÇÃO de:
Frutas in natura.
	
35- A Terapia Nutricional Parenteral (TNP) é aplicada pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional - EMTN, na qual, cada profissional possui atribuições específicas. De acordo com as proposições abaixo, qual a alternativa contém as atribuições do Enfermeiro da EMTN?
Receber a NP da Farmácia e assegurar a sua conservação até a sua completa administração e proceder ou assegurar a punção venosa.
	
36- De acordo com os cuidados da enfermagem em nutrição parenteral total (NPT), marque a resposta correta:
 I Verificar rótulo observando: nome do paciente, composição da solução e gotejamento.
II O paciente que recebe a NPT deve merecer rigorosos cuidados higiênico.
III Manter a via venosa central exclusiva para a infusão de NPT, mantendo a permeabilidade.
IV A localização central do cateter pode ser confirmada (RX) antes ou depois de iniciar a NPT.
V Observar o local da inserção quanto à fixação do cateter, edema, dor, rubor, hiperemia e presença de secreção.
Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas
 
37- Um paciente em suporte nutricional parenteral total (NPT) está internado na unidade de clínica médica, onde você é o profissional de enfermagem responsável. Indique a afirmativa que está INCORRETA, em relação ao tipo de nutrição parenteral:
Na NPT os nutrientes são infundidos por veia de pequeno calibre, nãoatendendo às necessidades nutricionais.
38- Com relação à escolha da terapia nutricional mais adequada para um paciente, deve-se levar em consideração: I- a funcionalidade do trato gastrointestinal; II- a duração da terapia nutricional para determinar a via de acesso; III- o risco de aspiração da dieta para determinar o posicionamento da sonda. Marque a alternativa correta:Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
Um paciente desnutrido, com uma fístula de alto débito (drenando mais de 500ml), foi internado na unidade de terapia intensiva onde você é o Enfermeiro responsável. Foi indicado terapia nutricional parenteral. O tipo de via mais indicado para o suporte nutricional parenteral neste paciente é:
Utilizar um cateter em uma veia de maior calibre (subclávia ou jugular interna), uma vez que o paciente deve ficar um período de tempo maior sem poder utilizar o trato gastrointestinal e esta via permitirá ofertar um maior aporte energético para recuperação do estado nutricional do paciente.
	
39- A dieta contra-indicada para pacientes com insuficiência renal é:
Hiperssódica.
6A AULA	
40- Paciente do gênero feminino, de 60 anos de idade, com obesidade central ou androide procurou o serviço de saúde onde você é o enfermeiro responsável. A anamnese da paciente revelou que a mesmo apresenta vários fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Você orientou a paciente a procurar o nutricionista para que a mesmo fizesse um tratamento dietoterápico e a orientou a modificar seu estilo de vida, a fim de manter seu coração saudável. Marque a opção que apresenta algumas orientações a respeito da mudança no estilo de vida para manter um coração saudável:
Diminuir o consumo de sal, perder peso, evitar o tabagismo e o sedentarismo.
	
41- Um paciente obeso foi atendido na unidade hospitalar onde você é o enfermeiro responsável. Este paciente foi orientado a incluir fibras alimentares na sua dieta. Em relação aos efeitos das fibras na perda de peso e na saúde, a alternativa que está CORRETA é:
As fibras aumentam a saciedade, uma vez que retardam o esvaziamento gástrico, contribuindo assim para a perda de peso.
42- A obesidade afeta grande parte da população, podendo desencadear inúmeras complicações como a síndrome metabólica, cujas principais manifestações clínicas são:
Hipertensão arterial sistêmica, hiperinsulinemia e hipertrigliceridemia.
	
43- Paciente do gênero feminino, de 22 anos de idade, com diagnóstico de diabetes tipo I, procurou o serviço de saúde onde você é o enfermeiro responsável. Você orientou a paciente a agendar uma consulta com o nutricionista e também deu algumas orientações nutricionais, que podem contribuir para manter a glicemia normal e prevenir as complicações do diabetes, até que a paciente seja avaliada individualmente pela nutricionista da unidade. Indique a afirmativa que apresenta algumas orientações nutricionais, que devem ser dadas à paciente.
Fracionar as refeições em no mínimo três intermediárias (colação, lanche e ceia) e três básicas (desjejum, almoço e jantar) e dar preferência a consumir os carboidratos na forma integral, pois são ricos em fibras, que melhoram o controle da glicemia sanguínea.
	
44- A doença cardiovascular é umas das principais causas de morte em todo mundo. Com relação ao tratamento dietoterápico para diminuir a hipercolesterolemia É CORRETO afirmar que:
.Recomenda-se consumir uma dieta rica em fibras (20g/dia).
45- O Diabetes Mellitus é uma síndrome de etiologia múltipla caracterizada por hiperglicemia crônica e distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. É considerado um importante problema de saúde pública uma vez que é de alta prevalência, estando associado a complicações que comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos, além de envolver altos custos no seu tratamento e das suas complicações. Destaca-se, nesse contexto, a importância da Terapia Nutricional. Com relação à importância das fibras solúveis, como a pectina, no tratamento do diabetes mellitus É CORRETO AFIRMAR QUE:
As fibras solúveis, como a pectina, normalizam a glicemia, possivelmente por retardar a velocidade de esvaziamento gástrico e aumentar o tempo de trânsito intestinal, transformando-se em gel no TGI prevenindo os perigosos picos de hiperglicemia pós-prandial (após as refeições).
	
46- O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que pode ser classificada em DM tipo I, DM tipo II e Diabetes gestacional. Leia as afirmativas sobre estes tipos:
 I - O DM tipo I resulta da destruição das células beta pancreáticas, geralmente ocasionando a deficiência absoluta de insulina.
 II - O DM tipo II resulta de graus variáveis de resistência à insulina e deficiência relativa da secreção de insulina.
III - No Diabetes gestacional há diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto.
IV - O diabetes tipo I se desenvolve mais tardiamente, após os 40 anos, e é comum em indivíduos obesos.
Indique a opção CORRETA:
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
47- Assinale a opção que apresenta uma característica comum no diabetes mellitus tipo II:
Obesidade.
7A AULA	
48- O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente com artrite reumatoide pode desenvolver, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Sabendo que a desnutrição é comum, são fatores relacionados à desnutrição, em pacientes com artrite reumatoide, EXCETO:
	Uso crônico de corticoides.
	
48- São fatores de risco para a osteoporose, EXCETO:
Ingestão de alimentos fontes de cálcio e vitamina D.
	
49- O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente com gota (artrite microcristalina) pode desenvolver, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Sabendo que o manejo nutricional é importante para melhorar o prognóstico da doença, devido à hiperuricemia, o aporte proteico da dieta de pacientes com gota, em fase aguda, é obtido através da ingestão de:
Clara de ovo, leite desnatado, ricota e cottage.
	
50- O aumento na incidência e prevalência da osteoporose em todo mundo tem estimulado pesquisadores a explorar novas intervenções para sua prevenção. Apesar das doenças ósseas terem etiologias complexas, o desenvolvimento de algumas pode ser minimizado pelo fornecimento de nutrientes adequados em períodos apropriados durante o ciclo da vida. Sobre a prevenção da osteoporose é INCORRETO afirmar que:
Pacientes com hipocloridria podem se beneficiar com suplementos que contêm cálcio sob a forma de carbonato de cálcio, que é insolúvel, especialmente em pH neutro.
		
51- Campanhas de prevenção são fundamentais para minimizar a incidência de várias doenças, dentre as quais podemos destacar a osteoporose. O enfermeiro deve conhecer os principais fatores de risco para esta doença, inclusive os nutricionais. A ingestão excessiva de café exerce impacto negativo na saúde óssea, principalmente em mulheres que já apresentam osteoporose, pois: Promove hipercalciúria.
52- O cálcio é um dos micronutrientes mais importantes na prevenção da osteoporose. Com relação às fontes alimentares e biodisponibilidade deste nutriente, é INCORRETO afirmar:
O ácido fítico, presente nos cereais integrais, aumenta a absorção de cálcio.
53- O cálcio é o mais abundante cátion divalente do organismo humano, o qual contribui com aproximadamente 1,5 a 2,0% do peso corporal total do organismo adulto. Mais de 99% do cálcio total do organismo é encontrado nos ossos e dentes formando o tecido ósseo. Sobre as fontes alimentares de cálcio e sua biodisponibilidade no organismo humano é INCORRETO afirmar que:
As fontes alimentares de cálcio menos biodisponíveis são os laticínios, principalmente leite, iogurte e queijos.
	
54- A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, de natureza autoimune, que promove aumento nas necessidades nutricionais dos pacientes. Destaque a alternativa que contém os nutrientes quepromovem melhora no quadro clínico, ou seja, no processo inflamatório, e "stress" oxidativo, respectivamente:
Ácido alfa-linolênico (ômega 3) e vitamina C (ácido ascórbico).
8A AULA	
55- A anemia fisiológica em gestantes é comum devido à:
Expansão do volume plasmático, que não é acompanhada na mesma proporção da elevação nos constituintes sanguíneos, ocorrendo a hemodiluição.
	
56- Com relação ao consumo de adoçante artificial aspartame durante a gestação, NÃO É correto afirmar que:
O uso deste adoçante é liberado para todas as gestantes, uma vez que não causa nenhuma complicação para o feto.
57- O cuidado nutricional adequado da gestante diabética contribui para a redução do risco de ocorrência de complicações durante a gestação. Com relação às orientações nutricionais para gestantes diabéticas, leia as afirmativas abaixo:
 I- Deve-se estimular o consumo de fibra solúvel, como a pectina, pois melhora o controle da glicose sanguínea, possivelmente por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar o tempo de trânsito intestinal.
II- Deve-se estimular o consumo de alimentos fontes de Cromo, pois este micronutriente aumenta a tolerância à glicose por estimular a sensibilidade insulínica.
III- As refeições devem ser fracionadas em no mínimo 3 básicas (desjejum, almoço e jantar) e 3 intermediárias (colação, lanche e ceia).
 IV Deve-se desestimular o consumo de fibras, uma vez que estas causam desconforto nas gestantes e não têm efeito sobre a glicemia. 
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a correta:
As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
58- O refluxo gastroesofágico pode comprometer de forma importante o estado nutricional da gestante, por isso algumas orientações nutricionais são importantes nestes casos. São orientações para gestantes com refluxo gastroesofágico, exceto:
Diminuir a ingestão de alimentos proteicos e aumentar a ingestão de alimentos gordurosos.
59- Conceitua-se por desmame precoce a introdução de alimentos na dieta do lactente:
antes do quarto mês de vida.
60- Na dieta de gestantes com diabetes gestacional devem estar presentes alimentos ricos em CROMO, tais como, brócolis, cereais integrais, nozes entre outros. A afirmativa que justifica tal recomendação é: Micronutrientes como cromo aumentam a tolerância à glicose por estimular a sensibilidade insulínica.
	
61- O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que o diabetes gestacional pode desencadear. O cuidado nutricional adequado da gestante diabética contribui para a redução do risco de ocorrência, no recém-nascido, de:
 Macrossomia.
	
62- O enfermeiro deve conhecer o quadro clínico característico da Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG). Sendo a hipoalbuminemia um importante achado laboratorial relacionado ao edema, as proteínas alimentares mais adequadas para reposição das proteínas plasmáticas são:
Ovoalbumina e lactoalbumina.
9A AULA	
63- Campanhas de educação nutricional são fundamentais para minimizar a incidência de várias doenças. O enfermeiro deve conhecer as principais interações entre determinados nutrientes, as quais podem comprometer sua absorção. Os adolescentes devem ser orientados a não ingerir produtos lácteos após as grandes refeições, devido:
Ao risco de anemia ferropriva, pois o cálcio interfere na absorção do ferro.
64- Uma nutriz adolescente, devido à amenorréia decorrente de uma hipoestrogenemia, sofre aumento na reabsorção óssea e perda de massa óssea. Tal fato compromete o pico de massa óssea característico da adolescência podendo levar à:
Osteoporose.
	
65- A fase da adolescência é marcada por intenso crescimento e maturidade sexual, que contribuem para aumentar as necessidades nutricionais nesta faixa etária. Indique a afirmativa que apresenta uma orientação nutricional para a adolescência.
	Não se deve consumir carnes e derivados nas grandes refeições (almoço e jantar), para não diminuir a absorção de ferro, pois estes alimentos são fontes de cálcio que diminuem a absorção de ferro.
Não ingerir produtos lácteos após as grandes refeições (almoço e jantar), devido ao risco de anemia ferropriva, pois o cálcio interfere na absorção do ferro.
	
66- Estudos sobre biodisponibilidade de nutrientes demonstram que existem interações entre os nutrientes de forma sinérgia ou antagônica. A interação antagônica entre determinados nutrientes pode comprometer sua absorção. Os adolescentes devem ser orientados a não ingerir produtos lácteos após o almoço e jantar, devido ao risco de:
Anemia ferropriva, pois o cálcio interfere na absorção do ferro.
	
67- A adolescência é uma fase da vida marcada por profundas modificações físicas e orgânicas, que podem repercutir sobre o estado nutricional, caso as necessidades nutricionais não sejam atendidas. Leia as afirmativas sobre estas modificações:
I - Nesta fase da vida, o ritmo de crescimento aumenta como no primeiro ano de vida.
II - Nesta fase, os meninos ganham duas vezes mais peso que as meninas e a composição corporal já é diferenciada entre os gêneros.
III - Nesta fase, ocorre o estirão do crescimento e ocorre a aquisição da maturidade sexual.
IV - Esta fase é marcada por intenso catabolismo proteico, com balanço nitrogenado negativo.
 Indique a opção CORRETA:
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
68- A anorexia nervosa e a bulimia nervosa são dois distúrbios alimentares, que possuem incidência aumentada e se tornaram importantes problemas de saúde pública. Estes distúrbios, na maioria dos casos, têm sua origem na adolescência. Com relação a estes distúrbios, leia as afirmativas:
 I A bulimia nervosa é caracterizada pela ingestão calórica reduzida, com aumento nas necessidades nutricionais, devido à prática de exercícios físicos intensos.
II A anorexia nervosa é caracterizada pelo comer compulsivo, seguido de vômito auto-induzido.
III Nas adolescentes femininas com anorexia nervosa, pode ocorrer amenorréia e aumento na reabsorção óssea, devido à hipoestrogenemia.
IV Os bulímicos costumam ter ideias distorcidas de suas necessidades nutricionais, porém a distorção da imagem corporal é menor do que na anorexia nervosa.
 Indique a opção CORRETA:
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
69- O estímulo à alimentação saudável deve ter início na infância. Assim, a realização de atividades educacionais relacionadas à alimentação saudável nesta faixa etária é de grande importância. Com relação à educação nutricional, leia e analise as afirmativas abaixo:
I É importante para prevenção de doenças carenciais, como a anemia ferropriva.
 II Todos os profissionais de saúde podem atuar neste tipo de atividade, a fim de atuar na prevenção de doenças crônicas futuras, tais como diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e obesidade.
III A educação nutricional não tem efeitos sobre a saúde futura das crianças, ou seja, não contribui para saúde na idade adulta.
IV A educação nutricional promove a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis, o que repercute na saúde a curto e longo prazo.
Marque a opção CORRETA:
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
70- Clara, 3 anos de idade, deu entrada na UTI pediátrica, com quadro de infecção do trato gastrointestinal (diarreia e vômitos). Com relação às características da dieta indicada neste caso, leia e analise as afirmativas abaixo:
 I A dieta deve ser hipoproteica para evitar a sobrecarga renal.
II A dieta deve ser hiperlipídica, a fim de fornecer aminoácidos essenciais para a síntese de albumina.
III A dieta deve ser isenta de resíduos para minimizar o peristaltismo intestinal.
IV A dieta deve conter repositores hidroeletrolíticos para evitar a desidratação.
Marque a opção CORRETA:
Somente as alternativas III e IV estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes