Buscar

AULA 1 ESTRUTURA DO DNA E RNA Sergio Tadeu Bringel Dias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DISCIPLINA – GENÉTICA
PROF: SERGIO BRINGEL
*
*
GENERALIDADES
Todo ser vivo consiste de células, nas quais está situa-do o material hereditário. O número de células de um organismo pode variar de uma (como nas bactérias) a muitos milhões (como nos humanos). Nos organismos pluricelulares estas células podem apresentar-se nos mais variados tipos.
De acordo com sua organização celular, os seres vivos são geralmente classificados em dois grupos: procario-tos e eucariotos, cujas características contam na tabela a seguir.
*
*
*
*
DNA – MATERIAL HEREDITÁRIO
Os primeiros indícios de que o DNA é o material hereditário surgiram de experiências realizadas com bactérias, sendo essas indicações estendidas aos organismos superiores.
Os genes, sequências de DNA que contêm a informação para codificar as cadeias polipeptídicas de uma proteína, são os responsáveis pela transmissão hereditária das características de uma geração para outra.
Tais sequências nem sempre são contínuas, podendo ser interrompidas por segmentos de DNA não-relacionados com a codificação daquela cadeia polipeptídica específica.
*
*
continuação
Os genes que constituem o genoma de qualquer espé-cie estão organizados em um número relativamente pequeno de cromossomo. O material genético de cada cromossomo consiste de um filamento muito longo de DNA, contendo muitos genes em uma ordem linear, embora nem sempre contínua.
O conceito estrito de gene modificou-se ao longo de tempo, sendo atualmente definido como o segmento de DNA que produz uma cadeia polipeptídica e inclui regiões flanqueadoras que antecedem e que se intercalam com os segmentos codificadores individuais (éxons)
*
*
*
*
ÁCIDOS NUCLÉICOS
ESTRUTURA QUÍMICA
A estrutura química dos ácidos nucléicos é simples e não varia nos diversos organismos.
Os ácidos nucléicos consistem de sequência de nucleo-tídios. Cada nucleotídio é formado por:
Uma base nitrogenada, que pode ser uma purina (adeni-na ou guanina) ou uma pirimidina (timina ou citosina, no DNA; uracil ou citosina, no RNA).
Uma pentose (desoxirribose, no DNA e ribose, no RNA).
Um grupo fosfato (PO4)
*
*
NUCLEOTÍDEOS
São as unidades da macromolécula
Tanto DNA como RNA, ácidos nucléicos, são macromoléculas constituídas por centenas ou milhares de unidades ligadas entre sí. Essas unidades são chamadas de nucleotídeos.
*
*
BASES NITROGENADAS
BASES PURICAS
BASES PIRIMIDICAS
*
*
OS AÇUCARES QUE FORMAM OS NUCLEOTÍDEOS
DNA
RNA
*
*
GRUPO FOSFATO (PO4)
È através do monofosfato é que ocorre a união dos nucleotídeos entre o car-bono 5 com o carbono 3 do outro nucleotídeo.
Desta maneira é determi-nado o sentido do filamen-to do DNA ou RNA. 
*
*
Formação do DNA
*
*
*
*
*
*
COMO O DNA SE DUPLICA
*
*
*
*
*
*
*
*
COMO O DNA FABRICA RNA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais