Buscar

AULA DE epi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
BIOSSEGURANÇA:
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (E.P.I.)
*
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
tem o seu uso regulamentado, pelo Ministério do trabalho e Emprego, em sua Norma Regulamentadora n6 (NR no6). 
Esta Norma define que equipamento de proteção individual é todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. 
*
O QUE DIZ A NR Nº6?
Ela preconiza que a empresa está obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: 
Sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou doenças profissionais
E para atender a situações de emergência. 
*
QUAL A LUTA DA NR Nº6?
Uma situação que ocorre, constantemente, em estabelecimentos de saúde, e que expõe outras pessoas a riscos desnecessários, é o uso dos equipamentos de proteção individual fora do ambiente, no qual o seu uso está previsto.
 Esta situação vai contra o preconizado na NR no6. 
A NR Aconselha afixar avisos sobre a proibição e a permanência, principalmente nos lugares mais freqüentados pelos profissionais, portando indevidamente seus EPI.
*
COMO PROPAGAR AS INFORMAÇÕES? 
Acredita que a melhor maneira de sensibilizar e informar o uso correto de EPI, é através de palestras, cursos e discussões em canais teóricos, sobre Biossegurança, mostrando a minimização dos riscos quando se utilizam, adequadamente esses equipamentos.
*
AS OBRIGAÇÕES:
Algumas situações são previstas pela NR nº 6, quanto às obrigações dos empregados, frente aos equipamentos de proteção individual: 
Usá-los apenas para a finalidade a que se destina;
responsabilizar-se por sua guarda e conservação;
não portá-los para fora da área técnica
comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
*
Como o próprio nome já diz, esses equipamentos conferem proteção a cada profissional individualmente. 
Para melhor entendimento, a referida proteção é dada à cabeça, ao tronco, aos membros superiores, aos membros inferiores, à pele e ao aparelho respiratório do indivíduo.
Dentre os equipamentos de proteção individual, os mais usados em estabelecimentos de saúde, são os que conferem proteção à cabeça :
- Protetores faciais destinados à proteção dos olhos e da face contra lesões ocasionadas por partículas, respingos, vapores de produtos químicos e radiações luminosas intensas;
- óculos de segurança para trabalhos que possam causar ferimentos nos olhos, provenientes de impacto de partículas;
- óculos de segurança, contra respingos, para trabalhos que possam causar irritação nos olhos e outras lesões decorrentes da ação de líquidos agressivos;
- óculos de segurança para trabalhos que possam causar irritação nos olhos, provenientes de poeiras e
- óculos de segurança para trabalhos que possam causar irritação nos olhos e outras lesões decorrentes da ação de radiações perigosas.
*
PROTEÇÃO PARA OS MEMBROS SUPERIORES:
Luvas e/ou mangas de proteção e/ou cremes protetores devem ser usados em trabalhos em que haja perigo de lesão provocada por:
Materiais ou objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes;
produtos químicos corrosivos, cáusticos, tóxicos, alergênicos, oleosos, graxos, solventes orgânicos e derivados de petróleo;
materiais ou objetos aquecidos;
choque elétrico;
radiações perigosas;
frio e
agentes biológicos.
*
PROTEÇÃO PARA OS MEMBROS INFERIORES:
Calçados impermeáveis para trabalhos realizados em lugares úmidos, lamacentos ou encharcados;
calçados impermeáveis e resistentes a agentes químicos agressivos;
calçados de proteção contra agentes biológicos agressivos e
calçados de proteção contra riscos de origem elétrica.
	
*
PROTEÇÃO DO TRONCO:
Aventais, capas e outras vestimentas especiais de proteção para trabalhos em que haja perigo de lesões provocadas por:
riscos de origem radioativa;
riscos de origem biológica e
riscos de origem química.
*
PROTEÇÃO DA PELE:
Cremes protetores – só poderão ser postos à venda ou utilizados como EPI, mediante o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Luvas 
	
*
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA:
Para exposição a agentes ambientais em concentrações prejudiciais à saúde do trabalhador, de acordo com os limites estabelecidos na NR15:
respiradores contra poeiras, para trabalhos que impliquem produção de poeiras;
respiradores e máscaras de filtro químico para exposição a agentes químicos prejudiciais à saúde;
aparelhos de isolamento (autônomo ou de adução de ar), para locais de trabalho onde o teor de oxigênio seja inferior a 18% em volume.
*
QUAL DEVE SER A NOSSA POSTURA?
Antes de se usar, ou mesmo antes de se adquirir qualquer equipamento de proteção individual, o profissional deverá conhecer de que ele terá de se proteger, quais os risco – biológicos, físicos e/ou químicos, aos quais ele estará exposto. 	
Devemos fazer algumas indagações junto ao fabricante, como: a proteção a que se destina dar ao trabalhador, a sua vida útil, os limites de sua utilização e como realizar a sua limpeza e conservação.
Antes de se decidir por algum EPI, solicitar ao fabricante que informe se esses equipamentos possuem o Certificado de Autorização concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No caso desses equipamentos serem de fabricação de origem não brasileira, e mesmo que eles possuam o referido Certificado do país de origem, mesmo assim, terá que apresentar o Certificado de Autorização emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, pois sem ele o próprio Ministério não o reconhece como equipamento de proteção individual.
Os Certificados de Aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego, concedidos às empresas fabricantes estão disponíveis no site deste Ministério. O site www.mtb.gov.br, Norma Regulamentadora no 6, poderá facilitar a busca por tipos e especificações dos EPI, bem como as empresas fabricantes e possuidoras do Certificado de Aprovação. 
*
ESSAS FIGURAS REPRESENTAM O USO CORRETO DOS E.P.I.S?
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes