Buscar

Gestao da Qualidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão da Qualidade 
A Evolução e o Desenvolvimento da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
OBJETIVOS DA AULA 
 Ao final desta aula, você será capaz de:
Explicar a importância e a evolução dos conceitos sobre como evitar desperdícios nas execuções de qualquer atividade;
Justificar a importância de agir de forma a evitar a cometer erros tendo em vista que erros devem ser corrigidos imediatamente e isso já provoca desperdício. Evitar ao máximo a não cometer erros;
Explicar a importância dos conceitos e princípios para obter resultados cada vez melhores;
Demonstrar a origem dos princípios da Gestão da Qualidade através de um pequeno histórico da gestão da qualidade no mundo;
Usar os conceitos básicos de Administração que influenciaram nas ações voltadas para evitar desperdícios. 
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
Como filosofia a Gestão da Qualidade Total foi incorporada como uma metodologia voltada para a busca pela excelência com um pensamento que somente as empresas que tinham um diferencial competitivo a oferecer iriam sobreviver.
O pensamento das organizações ainda estava preso no sentido de que os clientes iriam “aceitar” os seus produtos, na certeza de que não havendo concorrência, os clientes não tinham a quem recorrer a não ser de comprar com elas.
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
 
Felizmente esse pensamento foi sendo modificado. Com o crescente aumento das ofertas, as organizações foram obrigadas a se adaptar a essa realidade e a oferecer o que realmente os clientes querem e esperam.
Cada organização, por ser única, deve estabelecer estratégias condizentes com a sua realidade
Para cada tipo de empresa podem ser estabelecidas diferentes formas de administrar em função do segmento que ela atua (ramo de negócio).
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
 As empresas hoje em dia, evoluíram muito, tendo em vista, o progresso que elas alcançaram permitindo, com isso, as seguintes transformações:
A substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico, liberando o homem para pensar;
A criação do conceito de subdivisão do trabalho, favorecendo a especialização e o desenvolvimento de novas tecnologias;
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
A produção em grande escala com a correspondente criação do conceito de mercado, de satisfação, de expectativas e necessidades;
A evolução da sociedade.
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
O conceito EMPRESA veio contribuir em muito, quando é considerado que uma empresa é um conjunto de pessoas interagindo seqüencialmente (distribuição das ações de forma lógica – cronológica) para obtenção de um objetivo.
Nesses objetivos, podemos incluir a rentabilidade, maior participação no mercado, atendimento das necessidades dos clientes através do aumento da qualidade dos seus bens e serviços, qualidade gerencial, produtividade e eficiência operacional
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
Essa visão sistêmica e o dinamismo do ambiente externo, a organização se viu no processo de transformar ou processar os seus recursos em produtos (bens ou serviços) que venham satisfazer ou encantar os seus pares (acionistas, clientes, fornecedores) sempre em consonância com o seu modelo de gestão, missão, valores, crenças e cultura.
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
Baseando-se nas funções básicas da administração – (planejar – organizar – comandar – controlar – coordenar – POC3) e nas mudanças de comportamento do mercado, verificou-se que essas cinco funções não bastavam. Constatou-se a necessidade de agregar mais uma função – MELHORIA. 
Portanto, GESTÃO significa POC3 + M (melhoria).
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
O que significa essa função Melhoria? A mudança de atitudes em função de uma nova realidade do mercado. 
Quando falamos de mercado, queremos dizer que representa o ambiente em que a organização se propôs a atuar. Verificamos que o mesmo se tornou mais competitivo entre as organizações como também o perfil do cliente, cada vez mais exigente e conhecedor daquilo que deseja adquirir e com um “leque” de alternativas de ofertas.
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
 Precursores e idéias centrais da administração:
Frederick Winslow Taylor – conhecida como Administração Científica – já preconizava uma produção totalmente livre de defeitos, ou seja, ZERO DEFEITO.
Henry Lawrance Gantt – contemporâneo de Taylor. Entre as suas contribuições, podemos destacar: concepção de planos de bonificação e prêmios de produção, propondo um esquema de pagamento conhecido como “tarefa-bonificação” e uma outra importante contribuição foi a elaboração de gráficos e métodos de controle da produção – gráfico de Gantt.
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
Frank Bunker Gilbreth – engenheiro, destacou-se ao estudo de tempos e movimentos, como forma de organização de trabalho e ao estudo da fadiga humana, considerada um reduto de eficiência.
 
Henry Ford – em 1900 - fundou a Ford Motor Company e, em 1913 a sua empresa já produzia uma média de produção diária de 800 carros modelo T. 
A frase célebre que: “você pode comprar qualquer carro, desde que seja Ford, na cor preta e modelo T”.
 Precursores e idéias centrais da administração:
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
Criação da JUSE – japonese union of scientists and engineers – grupo de cientistas e engenheiros japoneses que estariam engajados nos processos de recuperação das organizações japonesas. 
KAORU ISHIKAWA – membro da JUSE de grande destaque nas ações de melhoria. 
Método Kanban – implementado na Toyota para identificar qualquer anomalia na linha de produção. 
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
Características do Fordismo e Toyotismo (no processo de produção).
Aula 01 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
*
 OS TÓPICOS DA PRÓXIMA AULA
Iremos estudar as grandes personalidades (gurus) da gestão da qualidade;
As principais linhas de pensamento e percepções da Gestão da Qualidade;
Definições básicas de qualidade e sua aplicação nas organizações. 
Aula 01

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes