Buscar

Resenha Capitulo 2 Mercado Financeiro

Prévia do material em texto

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão financeira: Uma abordagem introdutória. – 3º ed. – Barueri, São Paulo: Manole, 2014.
Victor Marques da Silva Alves¹
No Brasil o mercado financeiro é regulado, controlado e operado pelo SFN, este é um conjunto de instituições financeiras envolvidas na gestão da política monetária do governo, sob a orientação do CMN. O SFN é composto de um subsistema normativo e outro operativo, que atuam em conjunto.
Esse sistema financeiro nacional é quem opera e regulariza todo o mercado financeiro nacional, enquanto o subsistema normativo estabelece normas de funcionamento, controla e regula esse sistema, o subsistema operativo executa as operações e fazem o sistema funcionar, ele se subdivide em instituições financeiras bancárias e não bancárias.
É no mercado financeiro que ocorre a oferta e a procura de recursos financeiros. Neste que se faz a captação ou a aplicação de recursos financeiros. O mercado financeiro é o conjunto formado pelo mercado monetário e pelo de capitais.
Para uma melhor explicação, o que o autor quis dizer é que, o mercado financeiro trata-se de um ambiente onde reúne um conjunto de instituições, entre tomadores de recursos e investidores, permitindo a negociação entre eles. Em uma forma mais simplificada, um investidor (aquele que detém o capital) procura uma instituição financeira afim de aplicar seus recursos, na mesma instituição financeira um tomador (aquele que busca o capital) solicita um empréstimo, o banco por sua vez empresta para o tomador cobrando uma taxa de juros maior que a taxa de remuneração do investidor.
O mercado monetário, ou como conhecido mercado de dinheiro, é constituído por fornecedores e tomadores de fundos de curto prazo. O mercado monetário é constituído por pessoas físicas, empresas, governos e intermediário financeiros que dispões temporariamente de fundos ociosos que desejam aplicar em algum tipo de ativo líquido ou instrumento de renda fixa de curto prazo. Por outro lado, outras pessoas físicas, empresas, governo e intermediário financeiro necessitam de financiamento temporário ou sazonal.
Enquanto o mercado monetário fornece financiamentos e empréstimos de curto prazo às empresas, o mercado de capitais proporcionam fundos permanentes ou de longo prazo. A importância do mercado de capitais repousa no fato de que ele permite o crescimento no longo prazo das empresas e organizações governamentais ao fornecer os fundos necessários para a aquisição de ativos fixos e implementação de programas de longo prazo.
No que se refere ao propiciar fluxo de capital entre os poupadores e investidores, ambos os mercados constituintes do mercado financeiro não de diferem, pois os dois tem o mesmo objetivo de quanto ao fluxo, a diferença entre ambos é que o mercado monetário é o setor do mercado financeiro que opera no curto e curtíssimo prazo, e que o compões rede de entidades financeiras e órgãos financeiros que negociam títulos e valores, já o mercado de capitais movimenta recursos financeiros de longo prazo. Neste encontram-se toda a rede de bolsa de valores, bancos e companhias de investimentos e seguros.
Bancos de investimentos é uma instituição que atua como intermediário entre o emitente e o comprador de novas emissões de títulos, pois compra títulos de empresas e do governo e os coloca junto ao púbico. A importância do banco de investimento reside no auxílio que presta às empresas na captação de dinheiro no mercado de capitais.
CHIAVENATO, Idalberto. Mercado financeiro. Gestão financeira. 3 ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2014, p. [33 – 53]

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes