Buscar

INTERNET

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Cursos Profissionalizantes
Rede/Internet
Comunicação entre Computadores
*
*
*
	Tudo começou quando a agência norte-americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency) realizou um projeto de conexão para os computadores de seus diversos departamentos de pesquisa. Esse processo teve início em meados de 1969 e ocorreu entre quatro localidades (Universidades da Califórnia de Los Angeles e Santa Bárbara, Universidade Utah e instituto de pesquisa de Stanford), e passou a ser conhecida como a ARPANET.
	Em 1980 a ARPA iniciou a integração de outros centros de pesquisa à ARPANET. Mais tarde, por volta de 1985 a entidade americana NSF (National Science Foundation) interligou-se também e a partir deste momento a rede passou a ser chamada de INTERNET, que mais tarde em 1993 deixou de ser apenas uma instituição acadêmica para ser explorada também comercialmente e para fornecimento de diversos serviços mundialmente. 
Como surgiu a Internet??
*
*
*
	A lnternet é a maior rede de computadores do mundo, totalmente descentralizada e anárquica, com milhões de usuários e provedores. Representa a eliminação total das distâncias físicas e fronteiras entre países. Um ambiente sem censura e sem limites para a inovação. Para as empresas, é uma oportunidade de aumentar o contato com os seus clientes, estando aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os locais ao mesmo tempo. 	O conceito da lnternet é o mesmo de qualquer rede de computador. Um computador sozinho trabalha com as informações contidas em seu próprio disco rígido, para se transferir um trabalho de um computador para outro, pode-se utilizar os disquetes. Mas, se o tráfego de informações for muito intenso, é interessante conectar os computadores através de cabos específicos, formando assim uma rede, onde os recursos e as informações podem ser automaticamente compartilhados por todos. 
*
*
*
	Bem, na Verdade uma rede de Computadores, pode ser definida como o conjunto de Nodos(Computadores e Impressoras etc...), interligados entre si através de Elos(Modo de Interligação) e um ambiente definido(Topologia).
Rede??
Nodo
Nodo
Nodo
Nodo
Nodo
Nodo
Elos
Elos
Elos
Elos
Elos
Topologia
Nodo
Elos
Elos
Nodo
*
*
*
Existes alguns tipo de Redes as mais conhecidas e usadas são:
Tipo de Redes
LAN - Redes Locais (Local Area Networks) - Intranet
Dois ou mais computadores interligados entre sí ou através de uma Hub em um único local, normalmente opera dentro de um prédio ou no andar de um prédio. Exemplo: Escolas, Escritórios, Lojas etc. 
WAN - Redes Externas (Redes de Longa Distância) - Internet
Vários computadores interligados através de uma comunicação sendo que não a distancia entre os computadores. Exemplo: Internet, Comunicação Via Satelite, etc. 
*
*
*
	Uma rede, é constituída por diversos elementos, dentre os quais podemos citar:
Servidores – O Servidor é o computador que fornece recursos a outros computadores, normalmente gerencia e cuida do trafego de e-mail, a comunicação com a internet, ou armazena um software de gestão empresarial.
Terminais – Os Terminais, são computadores conectados ao servidor, podendo utilizar o que o Servidor lhe autorizar. Sendo assim vários usuários podem usar a Internet ou ver seus e-mail ao mesmo tempo, ou varias pessoas podem fazer uma consulta de um estoque de qualquer lugar da rede.
Servidor e Terminal??
*
*
*
	Hoje existem várias maneira de se acessar a internet as mais conhecida e usadas são: via Modem, via Antena de Rádio e Via Modem ADSL(Internet Turbo), mas todos tem o mesmo objetivo e procedimento de comunicação.
Como funciona a Internet??
	Para se acessar a Internet é preciso uma maquina que tenha uma placa de saída/entrada de dados um software de interpretação uma conta em um provedor que este provedor se comunique com outros provedores para poder chegar a outra maquina que tenha uma placa de entrada/saída de dados e um software de interpretação.
*
*
*
	Para acessar a Internet via Modem são necessários uma Linha Telefônica disponível e uma Placa de Fax/Modem.
	O Modem é uma placa que conectamos ao computador e á linha telefônica, para possibilitar a comunicação entre um computador e outro através do sistema telefônico. O modem (Modulador/DEModulador) é utilizado para fazer a conversão de dados digitais que estão no computador de forma binária em sinais sonoros e vice-versa.
	Ainda é necessário que existe uma instituição que dê acesso para ela, ou seja um Provedor de Acesso. Um provedor na Internet funciona como um servidor em outros tipos de rede.
Via Modem
*
*
*
	     Na internet via rádio os dados são transmitidos através de modernos equipamentos que operam na faixa de microondas.     A alta confiabilidade dos equipamentos torna possível estabelecer conexões à distância de mais de 50 Km, dependendo da topografia da região, interligando residências, empresas, condomínios, etc.     Não ocorrem ruídos na transmissão, muito comuns na conexões via modem, já que dispensa o uso de linha telefônica. Esta é mais uma vantagem do sistema, pois ele nunca fica sobrecarregado, garantindo uma velocidade muitas vezes maior que a do modem convencional.     O sistema permite ao usuário um acesso ilimitado 24 horas por dia, bastando para isso que o computador esteja ligado para navegar na Internet. 
Via Antena de Radio.
*
*
*
        A grande novidade é que a tecnologia utilizada para prover o serviço, ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) utiliza a rede telefônica para transmissão de dados, ou seja, permite navegar na Internet e falar ao telefone simultaneamente usando a mesma linha. 
        Para adquirir o serviço você não precisa estar ligado a um provedor Internet, basta ter um microcomputador e uma linha telefônica e a instalará uma placa de rede no seu micro e um modem externo e configurará seu computador para possibilitar o acesso dedicado à Internet. 
        Será cobrado um valor mensal pelo serviço e como o acesso não é discado você não pagará pulsos telefônicos para acessar a Internet. Os pulsos só serão cobrados nas chamadas telefônicas normais. 
Via Modem ADSL
*
*
*
	Um protocolo de comunicação de dados define um modo de comunicação entre duas ou mais máquinas. Quando as pessoas se comunicam, elas têm que concordar primeiro com o idioma que irão usar, devendo ser estabelecidos os meios comuns de transferência de informações. Um padrão pode ser desenvolvido para que, com o passar do tempo, esta tarefa difícil fique um pouco mais fácil. Este padrão pode levar tempo para ser criado e aprendido, mas a necessidade de uso de um protocolo comum excede a importância destes problemas. A importância de um protocolo  é evidente: interlocutores devem  falar idiomas compatíveis. Os interlocutores mencionados podem ser várias coisas, entre elas  humanos  ou  possivelmente computadores. Em qualquer caso, uma forma comum de comunicação (protocolo) é a parte vital a qualquer discussão.
Protocolo??
*
*
*
	IP (Internet Protocol) – Sendo este, um dos principais protocolos da internet, é responsável pela identificação das máquinas e redes, também pelo encaminhamento correto dos pacotes de informações entre elas. É como se o IP fosse o carteiro para nós.
	
	TCP (Transmission Control Protocol) – Quando enviamos informações pela Internet, os dados são particionados(Dividido) em pequenos pacotes. Ao enviarmos informações, o TCP realiza a tarefa de coletar os dados e dividi-los em pacotes, fornecendo também, uma identificação para manter relação entre cada pacote. Ao recebermos essa informação, o TCP confere a identificação de cada pacote e em seguida monta-os em sua forma original e unificada. Os protocolos TCP e IP trabalham em conjunto. Resumindo o protocolo TCP divide suas mensagens em pacotes, o protocolo IP entrega os pacotes no local certo e depois o TCP remonta a mensagem para que possam ser lida.
Principais Protocolos
*
*
*
	FTP (File Transfer Protocol) –
Utilizado para a transferência de arquivos da Internet para seu computador (DownLoad). O FTP também pode ser usado para enviar um arquivo para um computador na Internet, embora esse seja um uso menos freqüente.
	SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – Utilizado entre os aplicativos que transferem correio eletrônico entre os computadores. O SMTP é responsável para Receber e-mails, e junto com o SMTP é utilizado outro Protocolo que se chama POP, esse por sua vez, é responsável para mandar as Mensagens.
	HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) – É o Protocolo mais importante da Internet, permite mover arquivos hipertexto (uma pagina com possibilidade de visualizar imagens, texto formatos, som e vídeo).
*
*
*
	Até pouco tempo, navegar pela Internet e utilizar todos os seus recursos e ferramentas era um grande problema. Entre os obstáculos podemos citar:
Comandos difíceis;
Sistemas operacionais diferentes;
Macetes não populares;
Busca de informações;
Endereços de pessoas na rede;
	Com o surgimento da WWW (Word Wide Web), o padrão gráfico da Internet mudou, agora tudo está em uma software de navegação, é a rede em padrão multimídia.
	Através do WWW, as informações são apresentadas na tela do computador com aparência de revista. Essas informações são organizadas em páginas que podem ser folhadas, com a mesma facilidade que você vira uma pagina de revista.
O que é WWW??
*
*
*
Sua utilização é baseda em hiperlinks.
Em outras palavras,a WEB pode ser definida como um conjunto de documentos espalhados pela rede. Esses documentos são caracterizados por serem redigidos por hipertexto (som, imagem, vídeo...).
Hiperlink – São palavras ou imagens destacadas que ao clicarmos com o mouse sobre elas, nos levarão a outras páginas na WWW. Ex.: Uma página sobre cinema pode ter diversos hyperlinks para outras páginas que falem sobre filmes específicos.
Site – É um serviço ligado diretamente na Internet, normalmente, um site é utilizado quando se deseja buscar um tipo de ajuda, informação. Um site nada mais é do que um conjunto de páginas. Ex.: Para ter acesso a informações sobre o jornal é necessário acessar o site do mesmo. 
*
*
*
	HomePage – Antigamente, o termo HomePage era utilizado para definir um conjunto de arquivos disponíveis na WWW, e interligados através de links. Mas se formos traduzir as duas palavras teremos corretamente a definição. Home - Primeira, Page - Página, portanto HomePage significa a primeira página de um site (Página Principal)
	O Browser, nada mais é, do que um programa que permite a navegação pela Internet. Através deste software é possível utilizamos os recursos que a Internet pode oferecer. Os Browser mais conhecidos são:
 Internet Explorer – Programa desenvolvido pela Microsoft, o qual possui muitas características semelhantes aos do próprio Windows Explorer.
 Netscape Navegator – Um dos mais prestigiados programas de navegação pela Internet e principal concorrente da Internet Explorer
Homepage e Browser
*
*
*
	Sabemos que a navegação na Internet se dá através de páginas, sendo que, cada uma destas páginas, possui um endereço, o qual devemos utilizar quando a necessidade de acioná-las. Podemos usar como exemplo um endereço:
Ex.: http://www.starmidiainformatica.com.br 
Onde:
	http:// = Protocolo
	www = Web
	starmidiainformatica = Usuário/Empresa(Domínio)
	.com = Organização Comercial
	.br = Localização Geográfica
Os Endereços da Internet
*
*
*
	Todos os endereços de Páginas da Internet, possuem domínios, os quais identificam o tipo de organização. Há dois tipos de domínios que finalizam um endereço, vejamos o significado de alguns deles:
*
*
*
	Um dos principais recursos encontrados na Internet é, o Correio Eletrônico, a partir do qual podemos enviar e/ou receber mensagens e informações. 
	Para tornar possível a transmissão de mensagens e informações via internet precisamos utilizar endereços eletrônicos dos computadores, ou seja, todos os computadores, quando são ligados a internet recebem de seu provedor um endereço eletrônico e é este endereço que torna a comunicação entre eles possível.
	Um endereço eletrônico é formado por duas partes principais, separados por um símbolo @ (arroba). O endereço eletrônico pode fornecer várias informações sobre a empresa ou pessoa do respectivo endereço.
Correio Eletronico e-mail
*
*
*
	
Endereço: e-mail ou site?? 
A primeira parte do endereço de e-mail é (á esquerda do sinal de @), é o nome do usuário (no nosso caso é o Pedro). A segunda parte do endereço (á direita do sinal de @), refere-se ao provedor e aos seus respectivos domínios (no nosso exemplo Starmídia Informática)
Ex.: pedro@starmídiainformatica.com.br
e-mail
Site
A principal parte e diferença do endereço de um site para o endereço de um e-mail está na forma que que será digitado. Em um site não digita @ mas sim o (www) o domínio desejado.
Ex.: http://www.starmidiainformatica.com.br 
*
*
*
	
	Bem agora que já sabemos como a Internet funciona e sabemos a diferença de site e e-mail e outras coisas a mais relacionadas a Internet vamos fazer uma revisão sobre o conteúdo, respondendo as seguintes questões abaixo.
Para que usamos a Internet nos dias de hoje? 
Para que serve uma Rede? E quais os elementos principais que compõe a mesma? 
Como surgiu o Internet?
O que é protocolo e quais os mais usados?
Qual a grande diferença entre e-mail e site?
*
*
*
Cursos Profissionalizantes
Rede/Internet - Comunicação entre Computadores
Idealizado pelos seus Instrutores
Muriel Kuczmainski 
Rodrigo Vitto
Vanderlei Ferri
Apoiados e supervisionados pelo proprietário.
Emerson Dickel
Clique aqui para voltar a pagina inicial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes