Buscar

Exercício - Origens da sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sociologia Rural
Professora: Paula Santana
Alun@s:
I – Estudo Dirigido 
1)A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comteano são: 
a) a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra. 
b) a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista. 
c) a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente. 
d) o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista. 
2) A Sociologia surge num período conturbado e marcado por grandes transformações na sociedade. Apresente, de maneira analítica, os principais antecedentes intelectuais e sociais que deram origem à Sociologia.
3) Discuta os principais aspectos das proposições de Spencer para o fazer sociológico.
4) Sinalize pontos de convergência e divergência entre Durkheim, Marx e Weber.
5) Apresente os principais aspectos do pensamento marxiano.
6) Comente como a sociologia pode ser importante na construção de visão de mundo. Como o conhecimento sociológico pode ajudar na interpretação do nosso cotidiano e informações que estamos expostos no dia-a-dia? 
7) Com base no que foi lido e discutido em sala de aula, apresente e comente em linhas gerais alguns temas de interesse da sociologia.
8) Defina Imaginação Sociológica. Aponte a importância do conceito. 
9) Sinalize o diálogo travado entre Marx e Weber.

Outros materiais