Buscar

Apol I nota 100 Instituições e Organização do Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o fragmento de texto a seguir e posteriormente responda:
Empreendedorismo Corporativo 
Da mesma forma que um indivíduo possui características próprias que o torna empreendedor, as empresas também possuem características que as tornam empreendedoras.
Antes de descobrirmos quais as características de uma empresa empreendedora, discutiremos o que torna a empresa empreendedora.
Características da empresa empreendedora
O empreendedorismo corporativo tem início no cerne da cultura organizacional, pois depende do ambiente corporativo propício para se empreender. Para isso é necessário criar um ambiente que seja criativo, que dê autonomia e incentive a iniciativa dos colaboradores em criar, desenvolver e buscar soluções.
A empresa empreendedora é aquela que busca soluções, incentiva o aprendizado constante, que aprende com as novas e melhores práticas existentes no mercado.
Além de a empresa empreendedora ser uma empresa voltada para o desenvolvimento constante de novas soluções, é também o local ideal para que o envolvimento faça com que a empresa encontre soluções e novas oportunidades.
 
Fonte: http://www.novonegocio.com.br/empreendedorismo/o-que-e-empreendedorismo/ acesso em 10/11/14 as 14h55min
 
Com base na matéria acima podemos afirmar que a Empresa Empreendedora:
I. Paga maior salário do mercado e por isso atrai profissionais mais qualificados.
II. Valoriza o lado criativo dos seus colaboradores e por isso apresenta inovações e atualizações diferentes das demais.
III. Investe na qualificação dos colaboradores e com isso aumenta as chances da empresa tornar-se mais empreendedora;
IV. A liderança não participativa propicia o desenvolvimento do ambiente empresarial empreendedor.
V. Em tempos de crise na economia somente o ambiente empreendedor pode fidelizar os colaboradores.
 
Estão corretas apenas as alternativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e V
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
Você acertou!
Está correta a alternativa de letra C, pois ela contém os itens corretos que são os de número II e III. Tendo em vista que salário não é o único fator motivador e que leva a permanência de profissionais qualificados na empresa. A liderança participativa, e não ao contrário é que leva o desenvolvimento do ambiente empresarial empreendedor. E por fim, não é só o ambiente empreendedor que pode levar a fidelização dos colaboradores e sim um conjunto de fatores como salário e benefícios adequados, ambiente de trabalho adequado, liderança participativa, oportunidade de crescimento e valorização da pessoa e profissional.
	
	D
	III, IV e V
	
	E
	Todas as alternativas
Questão 2/5 - Instituições e Organização do Estado
Leia o texto abaixo e responda:
 “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.”
(Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.)
 
 No trecho apresentado, o autor
Nota: 20.0
	
	A
	argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política.  
Você acertou!
A resposta correta é a “A”. Rosseau reconhece a igualdade entre os homens. Para que se alcance o bem público não basta que os homens estejam juntos, agregados. É necessário que estejam associados e não submissos.
	
	B
	reconhece que a ordem social é o reflexo da vontade de um líder.  
	
	C
	defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.  
	
	D
	denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.  
	
	E
	Homens isolados dificilmente serão dominados por um tirano.
Questão 3/5 - Instituições e Organização do Estado
É interessante perceber como conceitos aparentemente ingênuos podem ter reflexos importantes sobre as nossas vidas.  Vimos que o conceito de sociedade, além de não ser de simples formulação, já serviu de argumento para justificar posições ideológicas bastante diversas. Para os organicistas a sociedade é a “reunião de várias partes, que preenchem funções distintas e que, por sua ação combinada, concorrem para manter a vida do todo” (Georgio Del Vecchio). Dito isto, examine as opções abaixo e assinale a única opção verdadeira sobre a visão organicista de sociedade:
Nota: 20.0
	
	A
	A visão organicista serve de justificativa para o fortalecimento da liberdade individual.
	
	B
	A visão organicista é a mais compatível com os países democráticos.
	
	C
	O organicismo privilegia aquelas pessoas que tentam viver apartadas da sociedade.
	
	D
	O organicismo coloca a sociedade acima do homem, como uma espécie de mãe protetora que tem o dever de guiar nossas vidas.
Você acertou!
A opção “d” é a correta pois, para os organicistas, o indivíduo deve viver de acordo com as regras da “vontade geral” da sociedade. A sociedade sabe o que é melhor para nós e não podemos enfraquece-la divulgando ideias incompatíveis com as suas instituições, os seus valores.
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
Caso você pudesse agora fazer uma pesquisa na internet em busca de um televisor para comprar, certamente iria se deparar com uma razoável variedade de marcas e de produtos com características e preços bastante variados.  Pensando nisto, assinale a opção que corresponde à contribuição do mercado para a construção de uma economia com tal variedade de televisores.
Nota: 20.0
	
	A
	A economia de mercado gera consumidores pouco exigentes, o que resulta em produtos de qualidade variável.
	
	B
	A economia de mercado gera empresas menos eficientes, o que resulta em produtos de qualidade variável.
	
	C
	A economia de mercado estimula o surgimento de novas empresas e a competição entre elas, o que resulta em produtos adaptados para diferentes demandas.
Você acertou!
A resposta correta é a “c”. Uma economia de mercado permite que os empreendedores não apenas identifiquem demandas e oportunidades, mas que também entrem no mercado, competindo com as empresas já existentes. Uma das formas de entrar no mercado é por meio de produtos que ofereçam algum diferencial competitivo ou preços mais atraentes.
	
	D
	A economia de mercado não é capaz de identificar as flutuações da demanda, o que leva ao surgimento de produtos variados, muitos dos quais se tornam invendáveis.
	
	E
	A falta de uma economia de mercado no Brasil leva a deformações da oferta e da demanda, o que tem provocado uma variedade desnecessária de produtos.
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
Tentemos refletir o que estudamos até aqui com conhecimentos previamente assimilados ao longo da tua vida.
Desde os anos 1950 é fácil constatar a preocupação de diferentes governos brasileiros no sentido de tentar atrair para o nosso país investimentos de empresas estrangeiras. Contudo, a competitividade brasileira neste aspecto costuma ser reduzida pela ineficiência relativa dos nossos portos, pelo estado precário do nosso sistema viário, dentre outros fatores.
Sobre a nossa matéria e a capacidade para atrair investimentos estrangeiros, examine as cinco afirmativas abaixo:
I- A sociedade brasileira, por ser essencialmente feudal, não oferece liberdade suficiente aos investidores estrangeiros.
II- A existência de um Poder Judiciário bem estruturado, onde os processos sejam rapidamente examinados por juízes que dominem o Direito Empresarial é um aspecto a serperseguido pelo Estado brasileiro.
III- A existência de um Estado que cobre altos impostos de suas empresas é um fator atrativo para o capital estrangeiro, pois redunda em maiores investimentos governamentais em infraestrutura.
IV- A promulgação de leis que permitem ao investidor remeter seus lucros para o exterior é outro fator atrativo para os investimentos.
V- A constante mudança das leis tributárias é vista pelo investidor estrangeiro como um sinal positivo de criatividade e dinamismo dos legisladores brasileiros, criando um ambiente propício ao investimento.
 
Estão corretas apenas as alternativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e V
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
	
	D
	III, IV e V
	
	E
	II e IV
Você acertou!
O capital estrangeiro busca estabilidade e segurança jurídica. Altos impostos e mudanças constantes do sistema normativo não geram um ambiente atrativo.

Outros materiais