Buscar

Toque Terapêutico

Prévia do material em texto

Toque Terapêutico
 
O toque terapêutico, pode ser considerado o principal representante da massagem, pela estimulação sensorial um conjunto de sensações táteis surgem, refletindo primeiramente na pele e posteriormente nas estruturas mais profundas do corpo, chegando a atingir os músculo, entende-se que o toque reflete resultados internos em nosso corpo. É possível dividí-lo em toque profissional e não profissional, para entendermos este contexto é necessário conhecer a definição de profissão.
Encontra-se no dicionário MICHAELIS (2009) a definição de profissão como ocupação, emprego que requer conhecimentos especiais e geralmente preparação longa e intensiva, podendo ser considerada como um ofício; também está relacionada a um conjunto de pessoas que exercem a mesma ocupação especializada, ou seja a mesma aividade profissional.
Hagen (2003) cita Flexner (1915) que expõe seu ponto de vista da atividade profissional como basicamente intelectual, trazendo consigo grande responsabilidade pessoal; era aprendida, baseando-se em grande conhecimento e não apenas rotina; era prática, mais do que acadêmica ou teórica; sua técnica podia ser ensinada, sendo isto a base da educação profissional; era fortemente organizada internamente; e era motivada pelo altruísmo, com os profissionais vendo-se a si mesmos como trabalhando de alguma forma pelo bem da sociedade.
Após estas verificaçõe é possivel descrever o Toque Terapêutico, segundo Fritz (2002), como toque especializado e profissional realizado para atingir um resultado específico, para tanto, exige conhecimentos dos muitos sistemas do corpo, das técnicas disponíveis e relacionadas aos recursos terapêuticos que utilizam as mãos como instrumento de trabalho e da influência que essas técnicas exercem sobre os sistemas do corpo humano.
Para Garcia, Horta e Farias (1997), Machado (2000), citados por Braunstein, Braz e Pivetta (2011) o toque terapêutico compreende os estímulos táteis que são aplicados com diferentes intensidades de pressões sobre a pele, estimulando receptores nervosos cutâneos. Este estímulo converte-se em reações eletroquímicas de comunicação nervosa e é conduzido ao corno posterior da medula, de onde parte ao hipotálamo e posteriormente ao giro pós-central do córtex. As fibras do tato são mais mielinizadas do que as outras fibras nervosas e por isso chamadas de fibras grossas. Isso faz com que o estímulo tátil chegue mais rápido ao corno posterior da medula inibindo as fibras finas, que são responsáveis por conduzir o estímulo doloroso. A partir do estímulo ao hipotálamo, há a liberação de endorfinas e encefalinas que têm efeito semelhante a morfina que atuam sobre a dor e geram a sensação de prazer. O hipotálamo, assim como o sistema límbico, é o sistema mediador de emoções e regulador das funções viscerais.
A idéia da aplicação terapêutica refere-se à cura, ou seja, tem como objetivo uma mudança benéfica, que restaura a capacidade humana de reequilibrar, conscientemente, uma energia vital cujo desequilíbrio colabora para o surgimento de doenças, melhorando o bem estar e qualidade de vida do homem, o que resulta em um ambiente de cura e auto-conhecimento.
O fisioterapeuta, com o toque, passa a conhecer profundamente seu cliente, pois quando coloca as suas mãos no corpo de uma pessoa, pode sentir suas histórias de vida o que resulta na compreensão deste corpo, formando uma ligação energética, uma comunicação entre energias distintas que de maneira  recíproco serão trocadas.
 
CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A MASSAGEM TERAPÊUTICA: aspectos éticos entre terapeuta x paciente
 
Quando pensamos na prática da massagem terapêutica, é necessário frisar que o fisioterapeuta deve demonstrar elevados padrões de limpeza e higiene pessoal e ambiental, fazendo com que o paciente sinta-se confiante de receber um tratamento efetivo e profissional.
Além disto, segundo Cassar (2001), uma dinâmica essencial da massagem, como ocorre com qualquer outra terapia, centra-se no relacionamento entre o paciente e o terapeuta. Em uma situação ideal, essa relação é construida em bases profissionais, ou seja, sem chegar a extremos, nem demasiadamente fria e distante, e nem, demasiadamente íntima. Entretanto, encontrar e manter o grau apropriado de proximidade é um desafio para o terapeuta e pode exigir um ajuse contante.
O profissional, durante a terapia manual, tem contato direto com a região do corpo do paciente a ser tratada, e dependendo da técnica selecionada como tratamento, este contato será em toda a superfícia externa do corpo, sendo: face, membros superiores (MMSS), tronco anterior/posterior e membros inferiores (MMII). Deve-se evitar a exposição desnecessária, afim de que não haja constrangimento do paciente.
Para a aplicação de qualquer técnica de recurso manual da fisioterapia, é necessário que o terapeuta explique todas as etapas do procedimento a ser realizado, gerando assim mais segurança ao paciente. Para tanto, deve ter o conhecimento da anatomia superficial e das estruturas anatômicas envolvidas em cada técnica.
É aconselhável que no momento da aplicação da técnica o terapeuta retire qualquer acessório, como: relógio, anéis, pulseiras e colares. Na tentativa de evitar o risco de danos ao paciente.
Durante toda a sessão de tratamento, o fisioterapeuta deve expressar movimentação e atitude espontânea e relaxada.
 
Mãos do Fisioterapeuta
As mãos do fisioterapeuta são seu instrumento de trabalho mais precioso, pois para a realização de qualquer técnica em sua área de atuação, estas são essenciais e utilizadas a todo o momento, para tanto é necessário alguns cuidados básicos com elas, tais como: devem estar sempre limpas, bem cuidadas e apresentadas, com relação a temperatura e umidade devem ser sempre monitoradas, as unhas devem estar sempre curtas, além dos cuidados específicos de cada técnica.
Alguns autores expõem que as mãos mais ideais para a prática das técnicas manuais a fisioterapia devem expressar sensibilidade, flexibilidade, suavidade, firmeza e força.
Antes de qualquer sessão o fisioterapeuta deve atentar-se a preparação das suas mãos, lavando-as antes e depois do tratamento, aquecendo-as antes de iniciar a aplicação da técnia selecionada, é necessário realizar exercícios e alongamentos nos MMSS para obter: um aumento da flexibilidade e força dos punhos, mãos e dedos, além de praticar movimentos ativos para aumentar o fluxo sanguíneo local, temperatura e extensibilidade tecidual. Algumas vezes é importante que o terapeuta realize a Automassagem para aliviar a tensão que se acumula nos antebraços e nas mãos durante o tratamento.
É importante que o fisioterapeuta esteja relaxado durante a aplicação de qualquer recurso terapêutico manual, devido a ligação energética iniciada pelo toque terapêutico.
Toda a mão do fisioterapeuta pode ser utilizada para a aplicação das técnicas manuais, são elas: hipotenar, tenar, ulnar, dedos e falange medial.
 
Lubrificantes
São usados para facilitar e controlar e os movimentos das mãos (deslizamento e o atrito) sobre os tecidos do corpo do paciente.
Pó: deve ser um talco neutro, geralmente os infantis.
Permite que o fisioterapeuta manipule tecidos mais profundos sem o inconveniente das mãos deslizarem.
Sabão e água quente: utilizados na pele seca ou suja e com aspecto de descamação, geralmente uma parte do corpo que foi engessada.
            Apropriados para a remoção da pele seca e morta.
Óleos e cremes
O creme deve ser do tipo que seja rapidamente absorvido pela pele. Deve ser utilizada uma quantidade suficiente para auxiliar no deslizamento suave das mãos sobre a pele e permita a manipulação dos tecidos.
O óleo mais utilizado é o vegetal de alta qualidade, também pode ser usado o óleo para a pele infantil. O óleo mineral é considerado menos nutritivo para a pele. Também deve ser aplicado em uma quantidade suficiente para deslizar a mão sobre a pele do paciente.
 
O excesso de lubrificante deve ser removido ao final do tratamento.
 
Equipamentos
Mesa terapêutica:
            - Dealtura ajustável (posição confortável para o fisioterapeuta).
            - Equipada com um orifício para face.
            - Com uma das extremidades ajuste de altura.
Apoio de cabeça, ombros e outras partes do corpo – utilizado quando o paciente esta em decúbito ventral.
Toalhas – rolinho para apoiar a face e ombro deixando o paciente mais relaxado.
Travesseiros: auxilia no ajustes corretos da posição do paciente.
Cunha ou travesseiro inclinados - utilizada como encosto para o paciente ou como apoio/sustentação dos MMII.
Lençóis e cobertores – para cobrir, dar conforto e evitar constrangimentos ao paciente.
Cobertura e Posicionamento do Paciente
      A posição do paciente deve ser confortável, para atingirmos o relaxamento esperado. Deve-se manter o paciente coberto nas áreas que não estão sendo massageadas, e também para mantê-lo aquecido. A posição do paciente irá variar para cada paciente e para cada condição.
Decúbito dorsal: travesseiro baixo sob a cabeça – evitando a flexão do pescoço, e outro apoio sob os joelhos.
Decúbito ventral: travesseiro sob o abdome e outro sob o tornozelo.
Sentado: travesseiros dando apoio a região frontal da cabeça, MMSS – semifletidos e os antebraços apoiados.
 
Ambiente
Ambiente limpo e arrumado;
Ambiente com temperatura agradável para o paciente;
Ambiente tranquilo e silencioso;
Iluminação suave;
O fisioterapeuta deve usar um tom de voz tranquilo e suave;
 
 
Exercício 1:
 A massoterapia é uma das formas de tratamento mais antiga, há vários tipos e técnicas de massagens terapêuticas. Perante o paciente, existem aspectos éticos importantes que o fisioterapeuta deve considerar na aplicação da massagem. Levando em consideração as afirmativas abaixo:
I - Deve-se evitar a exposição desnecessária do paciente, afim de que não haja constrangimento do mesmo.
II – O fisioterapeuta deve saber explicar cada passo do procedimento a ser realizado, gerando assim mais segurança ao paciente. 
III – É necessário o conhecimento da anatomia superficial e das estruturas anatômicas envolvidas em cada técnica.
IV – Deve-se demonstrar elevados padrões de limpeza e higiene pessoal e ambiental, fazendo com que o paciente se sinta confiante de receber um tratamento efetivo e profissional.
V - O fisioterapeuta deve retirar relógio e jóias, para evitar o risco de arranhar o paciente. 
Assinale:
A -   Apenas as alternativas I, III e V estão corretas. 
B -   As alternativas II e IV estão incorretas. 
C -   As alternativas I, III e V estão incorretas. 
D - Apenas as alternativas II e IV estão corretas. 
E - Todas as alternativas estão corretas. 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Exercício 2:
 
As Mãos do Fisioterapeuta
Ronaldo Cunha Lima
Mãos que entendem e se estendem nos labores,
Silenciosas mãos de mil cansaços,
Que em contatos contidos, feito abraços,
Se enlaçam em lenitivo a tantas dores.
Mãos que acalmam, diante dos temores,
Calando o medo dos primeiros passos,
Correndo, prescientes, pernas, braços,
Que anseiam lassos pelos seus favores.
São mãos que aos céus ascendem nos desvelos,
As mãos profissionais cheias de zelos
Que animam o amanhã nos dias seus.
Mãos mágicas, que à luz de um hermeneuta,
Refletem as mãos do fisioterapeuta,
Firmes na fé que vem das mãos de Deus.
 
 
Diante do texto acima, podemos entender a importância das mãos do fisioterapeuta em qualquer técnica utilizada. Desta forma, assinale a alternativa incorreta em relação aos cuidados que o fisioterapeuta deve ter com seu instrumento de trabalho:
A - É necessário a práticas de exercícios e alongamento nos MMSS para obter: um aumento da flexibilidade e força dos punhos, mãos e dedos. 
B - O fisioterapeuta pode realizar antes, durante e após a terapia movimentos ativos para aumentar o fluxo sanguíneo local, temperatura e extensibilidade tecidual. 
C - A automassagem pode ser realizada para aliviar a tensão que se acumula nos antebraços e nas mãos durante o tratamento. 
D -   As mãos mais ideais para a prática da massagem não devem expressar sensibilidade, flexibilidade, suavidade, firmeza e força. 
E - O fisioterapeuta deve aquecer as mãos antes de iniciar a massagem. 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Exercício 3:
Para que ocorra o deslizamento das mãos do fisioterapeuta sobre os tecidos do corpo do paciente, é necessário a utilização de lubrificantes, com a finalidade de facilitar e controlar os movimentos da massagem, temos diversos meios de condução, cada um com suas vantagens e inconvenientes. Sobre os meios assinale a alternativa incorreta:
 
A - O sabão e água quente são utilizados para a remoção da pele seca e morta. 
B - O pó ou talco auxiliam na manipulação de tecidos mais profundos sem o inconveniente das mãos deslizarem. 
C - O creme deve ser utilizado em quantidade suficiente para auxiliar no deslizamento suave das mãos sobre a pele e permita a manipulação dos tecidos. 
D - O óleo deve ser aplicado em grande quantidade para deslizar a mão sobre a pele do paciente. O excesso de lubrificante deve ser mantido ao final do tratamento. 
E - O óleo mais utilizado é o vegetal de alta qualidade, também pode ser usado óleo para a pele infantil. O óleo mineral é considerado menos nutritivo para a pele. 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Exercício 4:
A massagem é uma grande aliada da fisioterapia. É uma terapia realizada pelas habilidades manuais do homem, tendo como principal objetivo proporcionar o relaxamento muscular e acelerar o fluxo sanguíneo geral. Visando os objetivos da massagem clássica, podemos realizá-la nos sentidos centrípeto e centrífugo, levando em consideração as características de cada direção, podemos afirmar:
                                                          
I.                   I. Sentido centrípeto: movimento realizado da região proximal para a distal dos membros, afastando-se do coração.
II.                II. Sentido centrífugo: movimentos realizados da região distal para a proximal dos membros.
III.              III. Sentido centrípeto: movimentos realizados da região distal para a proximal dos membros.
IV.               IV. Sentido centrífugo: movimento realizado da região proximal para a distal dos membros, afastando-se do coração.
V.                 V. Sentido centrípeto e centrífugo: movimentos realizados em todas as direções.
 
A - I e IV. 
B - III e IV. 
C - I e II. 
D - II e III. 
E - I, IV e V. 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Exercício 5:
" Para uma terapia bem sucedida, par de mãos bem treinados guiados por um mestre inteligente." A massagem é uma arte antiga de cura, onde massagem significa compressão metódica do corpo ou parte dele, para melhorar circulação ou para que se obtenham outras vantagens terapêuticas. Assinale a alternativa que não corresponda a um dos componentes da massagem:
A - Direção de movimento e intensidade da pressão. 
B - Velocidade e ritmo do movimento. 
C - Posição do paciente e do terapeuta. 
D - Duração, frequência e ambiente do tratamento. 
E - N.D.A.   
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Exercício 6:
Os requisitos técnicos para a utilização da massagem incluem o tipo de equipamento a ser utilizado, métodos de posicionamento do paciente e a utilização de lubrificantes para sua execução. Com relação a esses requisitos, pode-se afirmar:
A - os talcos perfumados devem ser utilizados como meios de lubrificação da pele, pois deixam uma sensação agradável de perfume nas mãos do terapeuta e corpo do paciente. 
B - uma posição adequada da altura da mesa, reduz o estresse e a tensão na região lombar do terapeuta, por minimizar a necessidade de curvar-se sobre o paciente. 
C - ao utilizar o óleo, como meio de lubrificação da pele, é melhor passar uma grande quantidade no corpo do paciente, o que facilitará muito o deslizar das mãos. 
D - a massagem não pode ser feita com o paciente sentado, pois gera muito desconforto para o mesmo. 
E - quando, na massagem, se quer atingir tecidos mais profundos,é necessário fazer uso do óleo como   lubrificante, pois facilitará o segurar dos tecidos superficiais para mover as estruturas mais profundas.   
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Exercício 7:
Embora a massagem dos tecidos moles tenha sido aperfeiçoada ao longo de muitos anos, seus efeitos ainda são objetos de estudo científico. Sabe-se, porém, que as respostas fisiológicas associadas às informações fornecidas pelo paciente (feedback) e suas expectativas, além do conhecimento do fisioterapeuta são essenciais para o alcance dos objetivos e sucesso do tratamento.
Sobre a massoterapia é correto afirmar que:
I.       A anamnese é essencial para o levantamento de informações relevantes que identifiquem as indicações e principalmente as contra indicações para a utilização desse recurso terapêutico.
II.      A palpação não deve fazer parte da avaliação inicial, pois não interfere no tratamento. O mesmo ocorrendo com a avaliação postural.
III.    A avaliação da pele é essencial por caracterizar condições favoráveis ou não para a aplicação das técnicas de massoterapia, sendo suas principais características a cor, condições de hidratação (ressecamento, umidade), mobilidade, presença de alterações, entre outras.
IV.    O efeito mecânico da massoterapia tem como principais objetivos distensionar o tecido conjuntivo; mobilizando fluidos (linfa, sangue venoso, secreções pulmonares, edema e hematomas)
V.      Em relação ao sistema neuroendócrino o principal hormônio  liberado com o estímulo proporcionado pela massoterapia é o cortisol.
A - as afirmações I, II e V   
B -  as afirmações I, II e IV   
C -   as afirmações I, III, IV e V   
D - as afirmações II, III e IV   
E -                                 as afirmações II, IV e V 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes