Buscar

ROTAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ROTAÇÕES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
Disciplina: Física Geral e Experimental I – 2o Período 
Prof. MSc. Lucio José Braga dos Santos
*
*
Rotação
A cinemática dos corpos rígidos trata dos movimentos de translação e rotação. No movimento de translação pura todas as partes de um corpo sofrem o mesmo deslocamento linear. Por outro lado, no movimento de rotação pura as partes de um corpo descrevem trajetórias circulares cujos centros situam-se sobre uma mesma reta – chamada de eixo de rotação. No movimento de rotação pura todas as partes de um corpo sofrem o mesmo deslocamento angular. O movimento que se aproxima mais de uma situação real é aquele que incorpora tanto a translação quanto a rotação.
*
*
As variáveis da rotação
À semelhança do movimento de translação, para a análise da rotação utilizamos de parâmetros equivalentes a aqueles definidos anteriormente.
Posição angular
*
*
Deslocamento angular
Quando um corpo está em rotação, ele está variando a sua posição angular de modo que num dado momento ela é definida pelo ângulo θ1 e num instante posterior é definida pelo ângulo θ2, de modo que o deslocamento angular entre os instantes considerados é:
*
*
Velocidade angular
A velocidade angular é a taxa com que a posição angular está variando; é a razão entre o deslocamento angular e o tempo necessário para fazer esse deslocamento.
(velocidade angular média)
(velocidade angular instantânea)
*
*
Aceleração angular
Quando a velocidade angular de um corpo não é constante mas varia no tempo com uma certa taxa, esse corpo terá uma aceleração angular.
(aceleração angular média)
(aceleração angular instantânea)
*
*
Rotação com aceleração angular constante
À semelhança do movimento de translação com aceleração constante, as equações para rotação são obtidas integrando-se a equação de movimento:
*
*
e usando essa equação na anterior, temos que:
A velocidade angular média foi definida de modo que:
mas quando estamos analisando o movimento com aceleração constante, também podemos definir a velocidade angular média como:
*
*
As variáveis lineares e angulares
A posição
Ao analisarmos o movimento de rotação de um objeto o parâmetro que descreve o deslocamento espacial é
Quando observamos os corpos rígidos, a rotação se faz com raio constante, ou seja: cada ponto observado mantém uma distância constante ao eixo de rotação. Desse modo:
A velocidade angular
*
*
A aceleração
De maneira equivalente, a aceleração de uma dado ponto de um corpo é definida como:
Com a definição dessa aceleração, temos agora dois tipos de aceleração no movimento circular: a aceleração tangencial e a aceleração radial (ou centrípeta), ou seja:
*
*
Vamos considerar um conjunto de N partículas, cada uma com massa mi e velocidade v girando em torno de um mesmo eixo do qual distam ri . A energia cinética deste sistema é:
onde ri é a distância de cada partícula ao eixo, w a velocidade angular das partículas em torno do eixo considerado e definimos o momento de inércia I do conjunto de partículas como:
Energia cinética de rotação
*
*
Momento de inércia
Se dividirmos um corpo rígido em pequenas partes, cada parte com uma massa Δmi , podemos em tese calcular o momento de inércia deste corpo usando a equação anteriormente apresentada para um sistema de partículas:
Se aumentarmos essa subdivisão de modo que aqueles elementos de massa Δmi se transformem em grandezas diferencias dm, poderemos identificar como:
*
*
Teorema dos eixos paralelos
Se conhecermos o momento de inércia de um corpo em relação a um eixo qualquer que passe por seu centro de massa, podemos inferir o momento de inércia desse corpo em relação a qualquer eixo paralelo ao primeiro eixo considerado. Se a distância entre os dois eixos for H , a massa do corpo for M e ICM for o seu momento de inércia em relação a um eixo que passa pelo centro de massa, teremos o momento de inércia I mencionado:
*
*
Alguns exemplos de cálculo de momento de inércia
a. Momento de inércia de um bastão fino de massa M e comprimento L em relação a um eixo perpendicular ao bastão e que passa por seu centro de massa.
*
*
b. Momento de inércia de um anel de raio R e massa M , em relação a um eixo que passa pelo centro, perpendicular ao plano do anel.
*
*
Torque
Define-se o troque τ produzido pela força F quando ela atua sobre uma partícula como sendo o produto vetorial dessa força pelo vetor posição da partícula:
Se no exemplo da figura ao lado definirmos o plano da folha de papel com sendo x - y o torque estará ao longo do eixo z e será um vetor saindo da folha
*
*
 Convenção para simbolizar um vetor saindo perpendicular à folha.
 Convenção para simbolizar um vetor entrando perpendicular à folha.
Podemos perceber que apenas a componente F⊥ da força F é quem contribui para o torque.
*
*
A segunda Lei de Newton toma uma forma peculiar quando aplicada aos movimentos que envolvem rotação. Se fizermos a decomposição da força aplicada a uma partícula segundo as suas componentes perpendicular e paralela ao vetor posição dessa partícula, teremos:
A segunda Lei de Newton para a rotação
*
*
Mas, quando consideramos o torque associado a essa força, temos:
e o torque toma a forma:
Se tivermos N partículas girando em torno de um eixo cada uma delas sob a ação de uma força, teremos um torque associado à essa força, onde:
*
*
Trabalho, potência, e o teorema do trabalho - energia cinética
Para calcular o trabalho elementar dW executado por uma força F temos que:
*
*
Para calcular a potência P associada à atuação da força F, devemos considerar que:
*
*
Considere um aro de raio R , rolando sem deslizar em uma superfície plana horizontal. Quando essa roda girar de um ângulo θ, o ponto de contato do aro com a superfície horizontal se deslocou uma distâncias, tal que;
Rolamento
*
*
O centro de massa do aro também deslocou-se da mesma distância. Portanto, a velocidade de deslocamento do centro de massa do aro tem a forma:
De maneira equivalente podemos encontrar a forma da aceleração do centro de massa do aro:
*
*
O rolamento descrito como uma combinação de rotação e translação
*
*
O rolamento visto como uma rotação pura
A velocidade do centro da roda é
e a velocidade do topo da roda é
*
*
Um corpo que rola sem deslizar pode ser visto a cada instante como girando em torno de um eixo instantâneo que passa pelo ponto de contato desse corpo com a superfície que o suporta, e esse eixo é perpendicular à direção do movimento. do corpo. Desse modo, a sua energia cinética tem a forma:
A energia cinética
onde I é o momento de inércia do corpo em relação ao eixo mencionado. Observa-se esse movimento como consistindo apenas de rotação.
*
*
Mas se levarmos em conta o teorema dos eixos paralelos:
a energia terá a forma:
Desse modo, observa-se esse movimento como consistindo de uma composição rotação + translação .
*
*
Momento angular
O momento angular de uma partícula de massa m localizada pelo vetor posição r , que tem momento linear p é definido como:
*
*
Existe uma conexão entre o momento angular de uma partícula e o torque associado à força resultante que atua sobre ela. Vamos considerar a variação do momento angular no tempo:
*
*
*
*
Quando estamos considerando um sistema de N partículas, o momento angular total é dado por:
De modo equivalente à análise do caso de apenas uma partícula, vamos calcular a variação do momento angular total com o tempo:
Momento angular de um sistema de partículas
*
*
As forças internas surgem aos pares como interação entre os pares de partículas, portanto o torque interno é nulo, ou seja:
*
*
Para calcular o momento angular de um corpo rígido que está girando em torno de
um eixo (neste caso eixo z) com velocidade angular ω, vamos dividi-lo em pequenos volumes ΔVi cada um com uma massa Δmi , que tem momento linear p e estão localizados pelo vetor posição r . O momento angular desta pequena massa é:
Momento angular de um corpo rígido
*
*
Observe-se que o ângulo entre os vetores ri e pi é 90º. Desse modo:
Para calcular a componente z do momento angular, temos que:
*
*
Conservação do Momento angular 
Quando consideramos um sistema de partículas, a variação do momento angular total é igual ao torque externo.
Se esse sistema estiver isolado, ou seja se o torque externo for nulo, o momento angular total será uma constante.
Esse resultado é o equivalente da conservação do momento linear total, e tem um significado e importância similar.
*
*
OBRIGADO !!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais