Buscar

Trabalho (PSE)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia Geral e Experimental
1) O que Significa Behaviorismo? Explique.
O Behaviorismo é a ciência que estuda o comportamento em si, que é um evento natural, que são influenciados pelas contingências (influências), que é produto/interação entre organismo e o ambiente; o que pode gerar um controle de variáveis e previsibilidade, que são as duas principais características desta ciência.
O behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise).
Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.
2) O Behaviorismo adota e adapta sua metodologia a partir daquela utilizada pelas ciências naturais. Cite e explique objetivamente suas principais características.
Baseia-se na observação e descrição dos determinados eventos e sua mensuração, de modo tentar produzir um controle de variáveis.
Delineando os eventos de interesse e da análise de como eles podem se relacionar, de modo a aumentar as chances de previsibilidade dos eventos.
A honestidade intelectual;
O afastamento de conclusões precipitadas;
Ênfase nos fatos; e não se limita a eles;
Técnicas experimentais e matemáticas de estudo do comportamento;
3) Explique:
a) O conceito de liberdade para Skinner:
A liberdade, segundo Skinner estava baseada no autoconhecimento. Ter o conhecimento sobre determinada coisa e sua implicações e a partir disso fazer escolhas. Também está relacionada ao controle	ao um reforço negativo (ausências de conseqüências punitivas). Se eu tenho conhecimento que uma escolha minha pode me trazer malefícios, eu uso da minha liberdade de escolha de não realizar. 
Por isso, a hipótese de que o homem não é livre é essencial para a aplicação do método científico ao estudo do comportamento humano. O homem interior livre que se responsabiliza pelo comportamento do organismo biológico é um mero substituto pré-científico para o tipo de causas que são descobertas através da analise científica. Todas essas causas permanecem fora do indivíduo. A ciência insiste que a ação é iniciada por forças que se impõem ao indivíduo, e que a liberdade é apenas outro nome dado ao comportamento cujas causas ainda não foram descobertas. Skinner era bastante radical em seus pontos de vista, logo é justo encaixá-lo em uma visão determinista radical, onde não há conciliação entre a cadeia de eventos passados e presentes e a capacidade do ser humano decidir suas próprias ações.
b) As criticas que esta concepção recebeu quando foi historicamente proposta:
Enquanto essa visão consegue um bom respaldo no âmbito da ciência clássica, onde a causalidade física sempre foi objeto do estudo não só do corpo como também da mente, não podemos deixar de pensar nas implicações éticas para tal ponto de vista. Se não existe liberdade de escolha, não é possível tomar os indivíduos como responsáveis moralmente por seus atos.	
c) Os contra argumentos de Skinner as criticas recebidas
Mas Skinner ao ser confrontado com esse paradoxo alegou que, apesar do determinismo, o indivíduo é responsável por seus atos – logo possui livre arbítrio – quando poderia ter tomado outra atitude se tivesse escolhido assim proceder. Tais remendos dentro das linhas clássicas do pensamento acadêmico só colaboram para as distorções que ainda são praticadas na sociedade.
4) Descreva objetivamente os seguintes conceitos abaixo para Skinner:
a) Evento natural
Um evento natural é um fenômeno que tem dimensões temporais e/ou espaciais discerníveis pelos órgãos sensoriais de um ser humano comum; distingue-se de eventos supranaturais ou imateriais, que não manifestam essas dimensões, a característica básica necessária e suficiente para uma ciência natural é que as relações que ela declara ocorram entre eventos naturais e que essa declaração inclua a descrição dos meios também necessariamente naturais através dos quais essas relações possam ser estabelecidas.
b) Comportamento
Comportamento é a interação entre um organismo, fisiologicamente constituído como um equipamento anatomo-fisiológico, e o seu mundo, histórico e imediato. Definimos comportamento como a relação entre estímulo e resposta. Estímulo é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente; resposta é uma mudança no organismo.
c) Ambiente/ Contingência 
Contingência pode significar qualquer relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais. Esse termo é empregado, na análise do comportamento, como termo técnico para enfatizar como a probabilidade de um evento pode ser afetada ou causada por outros eventos.
Em suma, contingência é a influência de determinado comportamento ocorre que podem ser imediatas no contexto sócio cultural e também no organismo do indivíduo.
d) Lei Natural
A lei natural é uma regra geral resultante da racionalidade humana, e aponta os meios de o homem se auto preservar. Uma Lei de Natureza é um preceito ou regra geral, estabelecido pela razão, mediante o qual se proíbe a um homem fazer tudo que possa destruir a sua própria vida ou privá-lo dos meios necessários para se preservar, ou omitir aquilo que pense melhor contribuir para preservar.

Outros materiais