Buscar

av2 sociologia juridica 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2a Questão (Ref.: 201512815063)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	Vários pensadores trataram a questão da anomia e suas causas. Com relação ao tema, diferencie as teorias de Merton e Durkheim.
		
	
	
Gabarito: Durkheim afirmava que as formas "anormais" da divisão do trabalho (crises econômicas, grandes conflitos entre as classes) enfraquecem a solidariedade social, e esses fenômenos eram devidos à falta de regulamentação das relações sociais, gerando um estado de anomia. Como solução para o problema da anomia na sociedade moderna, Durkheim sugeriu a criação de regras de solidariedade capazes de diminuir as desigualdades sociais. Durkheim desenvolveu assim seu pensamento: a) a sociedade moderna, para poder atingir os seus fins, inclusive de produção e sobrevivência, precisa organizar-se; b) a organização impõe divisão de trabalho ou tarefas; c) a divisão de tarefas produz especialização; d) a especialização ocasiona isolamento dentro do grupo, motivando um enfraquecimento do espírito de solidariedade do grupo global; e) o enfraquecimento desse espírito de solidariedade acarreta uma influência dissolvente e, por via de conseqüências, o comportamento de desvio. Teoria de Merton Merton afirma que em todo contexto socio-cultural desenvolvem-se metas culturais, estas expressam os valores que orientam a vida dos indivíduos em sociedade. A sociedade estabelece determinados meios para que o indivíduo possa atingir essas metas. Trata-se de recursos institucionalizados ou legítimos que são socialmente prescritos, existindo, porém outros meios que permitem atingir as mesmas metas, mas que violam as regras sociais vigentes e que são rejeitados socialmente. Exemplo: a riqueza pode ser obtida com a criação de uma empresa lucrativa ou com a prática de assaltos a bancos. A sociedade aceita o primeiro e rejeita o segundo, punindo-o como crime. Do ponto de vista sociológico, podemos afirmar que ambos os meios podem levar ao enriquecimento. Estudando a sociedade americana, Merton observou que a meta cultural mais importante é o sucesso na vida, que inclui riqueza e prestígio. Segundo o autor, o elemento econômico apresenta uma importância particular na formação do conceito de sucesso nos EUA. Embora esta meta cultural (riqueza, popularidade, poder e prestígio) seja compartilhada por todos, só será atingida por poucos, visto que os meios socialmente admitidos não permitem à todos alcançar a meta cultural, acarretando, portanto, um desequilíbrio entre meios e metas. Este desequilíbrio propicia o aparecimento de condutas que vão desde a indiferença perante as metas impostas até a tentativa de alcançar tais objetivos através de meios contrários aos interesses sociais (criminalidade).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513390638)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Mackenzie)Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito:
		
	
	é extemporâneo à sociedade.
	
	pressupõe continuidade e estabilidade social.
	
	é uma ciência neutra.
	 
	consiste em relações de poder que dependem da vontade e dos desejos dos indivíduos.
	 
	torna visível a estrutura social existente e varia de acordo com as relações sociais que rege.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512930204)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O TJRJ, em ação inovadora, proporciona a todos aqueles que vivenciam ou pretendem evitar uma situação conflituosa a alternativa de alcançar um entendimento satisfatório e célere através da Mediação, tudo sem a necessidade de submeter-se ao desgaste financeiro e emocional de um processo judicial. A Mediação pode ser utilizada em quase todas as questões controvertidas, especialmente naquelas em que há, entre os envolvidos, uma ligação interpessoal duradoura, tais como nas questões familiares, de vizinhança, e contratuais. (www.tjrj.jus.br). O tipo de critério de composição de conflito referido no texto é:
		
	
	jurídico
	
	voluntário puro
	
	judicial
	 
	voluntário misto
	
	autoritário
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512808544)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sistema de escolha de magistrados varia de país a país. No Brasil vigora o:
		
	
	sistema de nomeação
	
	sistema de concurso público
	 
	sistema misto, integrando concurso público e nomeação
	
	sistema misto, integrando concurso público e eleição
	
	sistema misto, integrando sorteio e nomeação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512809401)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando todos os pais que não levam seus filhos de 0 a 7 anos e meio, presos nas chamadas 'cadeirinhas', forem efetivamente punidos, então será possível afirmar que as normas em questão são plenamente eficazes. A afirmação acima se refere à:
		
	 
	eficácia de sanção ou secundária
	
	eficácia de preceito ou imáginária
	
	eficácia da sanção ou deficitária
	 
	eficácia de preceito ou primária
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512809383)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Renato Treves; a análise do objeto da sociologia jurídica investiga os fatores abaixo relacionados, exceto:
		
	 
	Estudo dos instrumentos humanos de realização da ordem jurídica e de suas instituições;
	
	Estudo da eficácia das normas jurídicas e dos efeitos sociais que tais normas produzem;
	
	Estudo da opinião do público a respeito do direito e das instituições jurídicas
	 
	Estudo da complexidade dos pensamentos humanos sobre a sociedade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512818961)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Depois de banir traficantes, demarcar territórios e vender 'proteção' em várias comunidades, as milícias formadas principalmente por policiais passaram a atuar também na cobrança de percentuais em venda de imóveis, na imposição de taxas a feirantes, na agiotagem e na exploração clandestina de centrais de TV a cabo. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	
	As normas impostas pelos milicianos não são socialmente válidas pela ausência da imperatividade, universalidade e coercitividade.
	 
	A sensação da população brasileira perante o impasse entre poder público e ¿poder paralelo¿ é de impunidade, insegurança jurídica e estímulo à ilicitude.
	
	Não se vislumbra efeito negativo de omissão da autoridades responsáveis pela aplicação da lei, já que os policiais expulsam traficantes e atuam nas comunidades.
	
	O Estado está presente em todos os grupos sociais coibindo a prática de ilícitos.
	
	As comunidades citadas não sofrem a coercitividade do ¿poder paralelo¿.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512818989)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em entrevista à Revista Veja de 7/07/2010, o presidente do STF relatou: "Há um volume desnecessário de trabalho no Judiciário, provocado sobretudo pelas grandes empresas, especialmente nos casos em que elas são processadas por seus clientes. Mesmo quando não tem razão, elas apresentam inúmeros recursos para adiar a definição dos processos". Assinale a alternativa correta. Com base no noticiado, podemos afirmar que:
		
	 
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, nem sempre é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista o caráter recorrista da Justiça brasileira;
	 
	o acúmulo de trabalho no Judiciário, decorrente das ações envolvendo grandes empresas, deve-se notadamente à preocupação dos empresários em obter decisões mais justas para os seus clientes;
	
	o maior problema da justiça brasileira é a lentidão, mas este problema não atinge, no Brasil, os Tribunais Superiores;
	
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista que a justiça tarda mas não falha;
	
	na realidade, a quantidade de recursos do nosso sistema jurídico é benéfica porque está prevista em lei.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512815647)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a lei islâmica denominada Sharia, uma mulher consideradaadúltera deve ser enterrada até o pescoço ou as axilas e apedrejada até a morte. Quem decreta a sentença são tribunais religiosos baseados na interpretação do livro sagrado do Islã, o Alcorão. http://.quatrocantos.com/lendas112_apedrejamento. Identifique os fatores de transformação do Direito presentes nessa dinâmica.
		
	
	religioso e econômico
	 
	religioso e cultural
	
	econômico e tecnológico
	
	político e tecnológico

Outros materiais

Outros materiais