Buscar

casos pre escolares pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Pré-escolar de 4 anos de idade, sexo feminino, Peso=23,0kg Altura=110 cm acompanhada de sua mãe, chega ao consultório do nutricionista. A mãe relata que procurou este profissional para melhorar a alimentação da criança que acha não ser saudável. Foi amamentada exclusivamente até os 6 meses, após essa idade, introduziu adequadamente alimentação complementar. Cartão de vacina atualizado. Refere que não gosta de verduras e nem legumes, consome poucas frutas. Ingere muitos alimentos industrializados (nescau de caixinha, biscoito recheado, petisco, refrigerante, muitas guloseimas). A criança possui dermatite, crises de garganta. 
Traz exames solicitados pela pediatra: glicemia 90 mg/dl, colesterol total 150 mg/dl, HDL 33mg/dl, triglicerídios 148mg/dl. 
Caracterize o estado nutricional, desta criança e prescreva uma dieta qualitativa e quantitativa para este caso.
2) Escolar de 8 anos de idade, sexo feminino, peso atual 43Kg e altura 1,35. Mãe refere que quer orientação nutricional para melhorar o quadro da sua filha que tem uma alimentação inadequada. Não pratica atividade física, adora TV, come excessivamente ingere muitos industrializados inclusive refrigerantes. E não consome frutas e verduras. Funcionamento intestinal sempre constipada. Mãe e pai obesos. Pai hipertenso. Criança apresente colesterol e triglicerídeos elevados. Caracterize o estado nutricional, desta criança e prescreva uma dieta qualitativa e quantitativa para este caso.
3) Adolescente do sexo feminino, 14 anos, mora com os pais, estuda no período da tarde e acorda todos os dias 10 horas da manhã. Sempre quando acorda toma um achocolatado de caixinha, antes de ir pra escola almoça arroz, carne, macarrão, não come salada e frequentemente toma refrigerante, pois a mãe trabalha fora e não tem tempo pra fazer suco da fruta. No lanche come biscoito recheado, salgadinho, frituras e refrigerante. Possui peso de 68 kg, altura de 165 cm. Exame bioquímico: glicemia 89 mg/dL, Colesterol total: 189 mg/dL, Triglicerídeos: 149 mg/dL.
Baseado nessas informações estabeleça o Diagnostico Nutricional, calcule o VET diário, a distribuição dos macronutrientes e fibras de acordo com a recomendação preconizada, elabore um cardápio qualitativo e quantitativo e estabeleça orientações nutricionais pertinentes.
4) L.R.G., 7 anos, sexo masculino. Faz 3 refeições ao dia, não toma café da manhã, e na escola lancha bomba e refrigerante, quando vai pra casa, as vezes almoça com a mãe, que também não costumar ter hábitos saudáveis, quando está muito apressada come hambúrguer, a criança come carnes só assada, batata frita, e salada apenas o tomate, ou substitui a refeição por um macarrão instantâneo , não toma leite e das frutas come apenas de banana e maçã. 
Peso= 29,0 kg Altura= 127 cm IMC= 18,0 kg/m2
Localizando-se o valor na curva de IMC segundo sexo e idade (OMS, 2007), tem-se que a criança está acima do percentil 85 e abaixo do percentil 97 (seta) e é classificada como apresentando sobrepeso.
5) Uma mãe traz sua filha de 9 anos ao consultório queixando-se de excesso de peso. Refere que a criança sempre teve o peso elevado para a estatura. Nasceu de parto normal, sem intercorrências, com 2700 kg e 47 cm; não foi amamentada. Vacinação está atualizada. Nega internamentos, cirurgias ou outras doenças. Não faz atividade física regular, exceto a educação física na escola. Não gosta de frutas, nem de verduras e a mãe não insiste, pois também não gosta. Os lanches incluem bolo, biscoitos e pipoca. Nega desenvolvimento de pelos ou mamas. O pai é diabético e a mãe, hipertensa. Ao exame físico: peso 46 kg e estatura 140cm, pressão arterial 105 x 80 mmHG, sem sinais de início de desenvolvimento puberal, sem estrias cutâneas. Discreta acantose nigricans em pescoço. Tireóide normal.
Traz exames solicitados pela pediatra: glicemia 94 mg/dl, colesterol total 188 mg/dl, HDL 33mg/dl, triglicerídios 148mg/dl, TSH 2,1 mU/L. 
Pede-se:
Caracterize o estado nutricional, desta criança.
Prescreva uma dieta qualitativa e quantitativa para este caso.

Outros materiais