Buscar

PROVA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCA0166_AV2_201301461008 » COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301461008 - IASMIN DA SILVA VERLY RIBEIRO
	Professor:
	SHYRLEI GUITERIO CALMON DU PIN
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 29/05/2017 18:08:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201302078943)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Comente a relação existente entre o processo de segmentação de mercado e o estudo do comportamento do consumidor.
		
	
Resposta: Para termos uma apresentação de segmentação de mercado temos que verificar o comportamento do consumidor, ter um estudo aprofundado do que o consumidor deseja, o que ele precisa e o que ele realmente compra. Com o estudo e a análise do comportamento do consumidor uma empresa pode retirar um produto do mercado que não está fazendo tanto sucesso, pode continuar uma linha de produção por ser bem aceita entre os consumidores e/ou trazer uma antiga marca de produtos que há muito não era fabricada mas que ainda mora na lembrança do consumidor. Como fez a Nestlé, na última páscoa, que trouxe de volta em forma de ovo de páscoa, um chocolate que fez parte da infância de muitas pessoas.
	
Gabarito: A segmentação de mercado consiste em uma ferramenta de marketing que pressupõe que os consumidores no mercado não são iguais e por isso devem ser divididos e agrupados com base em determinados critérios de forma a entender melhor suas necessidades e desejos, o que possibilitará a definição de estratégias que poderão atendê-los de modo mais satisfatório. Desta forma pode-se dizer que a segmentação de mercado favorece o conhecimento do comportamento dos consumidores. Empresas que se orientam por meio da segmentação de mercado têm mais chances de identificar oportunidades de mercado, seja através da identificação de novos nichos ou tendências de mercado. Isso sem falar da constante possibilidade de ampliar o relacionamento com seus clientes, identificando lacunas existentes no processo de satisfação dos mesmos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302078962)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar que um mesmo produto ou serviço pode atender a diversos tipos de necessidades? Sim ou não? Justifique sua resposta e exemplifique.
		
	
Resposta: Sim, é correto afirmar que um mesmo produto ou serviço pode atender a diversos tipos de necessidades. Por exemplo o telefone celular que antigamente só servia para fazer e receber ligações, depois passou a ter a opção de envio de SMS e hoje já conseguimos até mesmo acessar nossa conta bancária por meio o smartphone. Nos comunicamos por ele, fazemos trabalho para a faculdade, vemos as cãmeras de segurança de nossa casa etc, temos muitas utilidades que o telefone celular nos apresenta.
	
Gabarito: Sim, é correto. São diversas as maneiras pelas quais determinadas necessidades podem ser satisfeitas. O atendimento das necessidades pode variar de acordo com vários fatores, por exemplo, pelas condições físicas do indivíduo, pelas suas condições sociais e econômicas, etc. Como exemplo pode-se citar o caso do esporte, uma pessoa de idade pode escolher praticar exercícios em uma academia de ginástica tendo como prioridade a sua saúde (necessidade fisiológica) enquanto um jovem pode optar pela academia para conhecer pessoas, fazer amizade, etc. (necessidade de social)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301618874)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Selecionar um mercado por renda familiar é uma forma de segmentação?
		
	
	Geográfica
	 
	Socioeconômica
	
	Comportamental
	
	Pscicográfica
	
	Demográfica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301740185)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O envolvimento e o processo decisório estão intimamente relacionados. Como o envolvimento do consumidor pode ser baixo ou alto, a tomada de decisão poderá ser relativamente passiva ou muito ativa. Verificamos neste processo decisório os seguintes fatores que influenciam:
		
	 
	Fatores Psicológicos, Fatores Situacionais e Fatores Socioculturais
	 
	Fatores Psicológicos, Fatores Situacionais e Fatores Setoriais.
	
	Fatores Psicológicos, Fatores Situacionais e Fatores Demográficos.
	
	Fatores Psicológicos, Fatores Individuais e Fatores Setoriais.
	
	Fatores Psicológicos, Fatores Organizacionais e Fatores Setoriais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301740207)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	-Analisando o fator psicológico que é a força motriz interna dos indivíduos que os impele à ação para satisfazer suas necessidades ou atingir metas. É o estado de impulso ou estímulo que impede o comportamento em direção a um objetivo. É considerado como ponto de partida do ato da compra. Podemos chamar este fator psicológico de :
		
	
	Frustação
	 
	Motivação
	
	Pesquisa motivacional
	
	Auto ¿ respeito
	
	Necessidades
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301614585)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Complete a lacuna de acordo com as opções relacionadas abaixo: 
A ____________________________ é normalmente descrita em termos de características como autoconfiança, domínio, autonomia, submissão, sociabilidade, resistência e adaptabilidade. 
Indique a única opção correta.
		
	
	Percepção
	 
	Personalidade
	 
	Motivação
	
	Aprendizagem
	
	Memória
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301615922)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente as assertivas a seguir: 
1. O ambiente da loja influencia diretamente no estado emocional do cliente e se configura como aspecto fundamental que proporciona o aumento ou a diminuição da compra. 
2. Os consumidores muito raramente são influenciados pelos apelos comunicacionais dos pontos de vendas e tomam suas decisões do que comprar e de que marca comprar antes de sair de casa. 
3. O fator tempo pode ser considerado como um recurso valioso na vida dos consumidores. Porém, os profissionais de marketing não precisam se preocupar com este aspecto, pois, o consumidor quando procura um produto ou um serviço não se importa com o tempo investido nesta busca. 
4. A razão de compra se refere ao propósito do consumo, isto é, o que exatamente a compra possibilitará e para quem. Também chamada de definição de tarefa por alguns teóricos, essa variável está intimamente ligada à finalidade da compra. 
5. O ritmo agitado do mundo de hoje tem provocado alterações no campo do consumo, este novo momento vem transformando radicalmente a vida do homem contemporâneo, tanto nas suas relações de trabalho como nas suas relações de socialização e lazer e, principalmente, nas suas relações de consumo.
Assinale a única correta:
		
	
	Apenas 2, 3, 4 e 5 estão corretas
	
	Apenas 1 e 3 estão corretas
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Apenas 2 e 5 estão corretas
	 
	Apenas 1, 4 e 5 estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302072811)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Complete a lacuna de acordo com as opções relacionadas abaixo:
_______________________ é a categoria de consumidor que inclui empresas, indústrias, organizações sem fins lucrativos, órgãos do governo, escolas, hospitais, prisões, todas as quais precisam comprar produtos, equipamentos e serviços para exercerem as suas atividades.
Indique a única opção correta:
		
	 
	Consumidor Mercantil
	
	Consumidor Social
	
	Consumidor Cultural
	
	Consumidor Gerencial
	 
	Consumidor Organizacional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301741793)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Existem 3 (três) dimensões de satisfações. Elas representam os diferentes tipos de satisfação que os consumidores podem esperar de um produto ou serviço. São elas:
		
	 
	Satisfação funcional, satisfação emocional, satisfação aspiracional.
	
	Satisfação funcional, satisfação de consumo, satisfação psicológica.
	
	Satisfação emocional, satisfação psicológica, satisfação aspiracional.Satisfação funcional, satisfação emocional e satisfação de benefício de uso.
	
	Satisfação funcional, satisfação por atitude, satisfação percebida.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301738899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O novo consumidor é um indivíduo que possui múltiplas facetas, formando um perfil distinto do consumidor do século passado. Ele consome bens e serviços em um mercado global, é consciente de seus direitos e exerce plenamente sua dimensão de cidadão, bem como utiliza a Web cotidianamente para aprender, trabalhar e viver, além de ser bem informado. É preciso compreender, portanto, que as formas com que a globalização, a facilidade de acesso às informações e a mudança no comportamento do sujeito da era digital alteram o comportamento de compra. Consumerismo movimento de consciência dos consumidores em busca da defesa de seus interesses. São políticas e atividades projetadas para proteger os interesses e os direitos dos consumidores nas suas relações de consumo. O consumerismo representou um grande avanço nos relacionamentos de trocas entre produtores, vendedores e consumidores. No Brasil o movimento consumerista ganhou força a partir do:
		
	 
	Código de Defesa do Consumidor
	
	Novo Código de Trânsito
	
	Defesa Civil da mulher consumidora
	
	Lei do Consumerismo Nacional
	
	Novo Código Civil

Outros materiais