Buscar

AV GESTÃO DA QUALIDADE

Prévia do material em texto

Disciplina:  GESTÃO DA QUALIDADE
	Avaliação:  GST0445_AV_201602638039      Data: 22/11/2016 19:53:40 (F)      Critério: AV
	
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0      Nota de Partic.: 0,0
	
	 1a Questão (Ref.: 236450)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Gestão da Qualidade contribui para o sucesso as organizações. Assim sendo, apresente três formas de contribuir para a organização.
		
	
Resposta: Contribui com técnicas a fim de: 1 = definir, 2 = mensurar, 3 = analisar e propor soluções a problemas que interferissem no bom desempenho dos processos de trabalho.
	
Fundamentação do Professor: Texto aceito como sendo uma construção (alternativa) para compor uma resposta da questão de prova.
	
Gabarito: Pode contribuir: no atendimento aos requisitos dos clientes, na racionalização das ações desenvolvidas, na capacitação dos colaboradores, na diminuição dos desperdícios, na imagem organizacional junto ao mercado
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 209399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Matriz GUT ajuda a estabelecer prioridades de uma empresa para os problemas identificados. Essa matriz considera três variáveis que são analisadas e que recebem a sigla GUT. Quais são as variáveis que formam a sigla GUT?
		
	
Resposta: Gravidade, Urgência, Tendência.
	
Fundamentação do Professor: Professor aceita o conjunto de palavras/conceitos como resposta da pergunta de prova.
	
Gabarito: Gravidade, Urgência e Tendência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 235517)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gestão da qualidade deve considerar o dinamismo do mundo corporativo, que passou por grande evolução nas últimas décadas.
Quais transformações abaixo mencionadas afetou a gestão da qualidade das empresas:
I - Substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico;
II - O desenvolvimento de novas tecnologias;
III - Os novos conceitos de mercado e de satisfação dos clientes.
		
	
	Somente a I
	
	Somente a III
	
	I e III
	
	Somente a II
	 
	I, II e III
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 741573)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa verdadeira no tocante às Eras da Qualidade:
		
	 
	O controle da qualidade moderno teve seu inicio na década de 1930, nos Estados Unidos, com a aplicação industrial do consagrado gráfico de controle criado por Walter A. Shewhart na empresa de telefonia ¿Bell Telephone Laboratories¿.
	
	Na Era da Inspeção, o controle de qualidade se baseava na amostragem.
	
	A 4ª Era da Gestão da Qualidade Total, teve início a partir da invasão no mercado americano dos produtos chineses de alta qualidade no final da década de 1970.
	 
	Na chamada Era Contratual mais uma ferramenta foi criada, a prevenção e as técnicas foram além das ferramentas estatísticas, incluiu conceitos, habilidades e técnicas gerenciais.
	
	Na década de 30, surge a Era chamada de Era do Controle Estatístico, que pregava o uso e ações preventivas para reduzir gastos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 44934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trabalhos de pesquisadores preocupados com a qualidade dos produtos fabricados resultaram nas chamadas Ferramentas da qualidade, cujo objetivo foi:
		
	
	Propor um conjunto técnicas a fim de mensurar, analisar e propor soluções aos problemas de baixa lucratividade por unidade produzida.
	
	Proporcionar as empresas maior lucratividade pela maior especialização do operário.
	
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas baixa produtividade pela falta de qualificação do operador.
	
	Conduzir o sistema operacional a proporcionar maior lucratividade em função do melhor aproveitamento de máquinas e equipamentos em consonância com operários
	 
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções a problemas que interferissem no bom desempenho dos processos de trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 705909)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como Administração é um processo, a ordem das funções não pode ser alterada. Isso significa que:
		
	
	é possível alcançar objetivos sem antes escolhê-los ou chegar a um destino pretendido.
	
	a orientação do trabalho agrega valores tangíveis e fácil de ser mensurado.
	 
	a primeira atividade que deve ser feita é planejar, dizer o onde a organização pretende chegar e como chegar até lá.
	
	é possível gerenciar sem antes planejar.
	
	é suprir as necessidades do ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 706373)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Carla participa de um Grupo Hoteleiro internacional. Durante sua jornada de trabalho seu gerente geral - sempre faz circular entre seus funcionários algum texto ou recorte de jornais que apresentem algum informação a respeito das atualizações das versões da ISO. No último recorte de jornal, Carla leu e avaliou o texto como é atualizado as versões ISO 9001/9002 e 9003 - (1994) para ISO 9000-200 (2000). Quais foram as informações que Carla leu a aprovou como sendo as VERDADEIRAS?
		
	 
	Coletas de dados mundialmente para adequar as novas expectativas dos usuários e clientes do Sistema de Gestão da Qualidade.
	
	Sistematiza ao longo de um período de tempo uma pequisa na empresas somente internacionais para colher informações básicas para construção das mudanças na ISO.
	
	Proporciona para empresas um conjunto de pré-teste dos novos procedimentos para obtenção da certificação e avalia as informações recebidas para proceder as alterações nas novas versões da ISO.
	
	Identifica as questões geradoras de problemas nas versões anteriores da ISO e propõem mudanças localizadas para segmentos das industrias de tecnologias.
	
	Pesquisa algumas fontes primárias para desenvolver seus relatórios de mudanças em setores da economia que apresentam grau elevando inovação nos processos industriais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 567032)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ricardo é um gerente de um Shopping Center de grande volume de vendas e circulação de clientes. Esse shopping é considerado o melhor da cidade em qualidade no atendimento aos clientes. Na terça-feira passada - estava em sua sala de trabalho, analisando os conteúdos de desempenho - que foram informados pela sua equipe de trabalho ao longo da última semana. Para melhor visualização durante a reunião semanal do shopping center, pensou e construí com as própria classificação das letras (G), (U) e (T) - uma matriz. Sendo assim - qual seria o significado das letras da Matriz GUT ?
		
	
	Gravitacional, Unilateralmente, Temporalidade.
	
	Gramatical, Universal, Tendência.
	 
	Gravidade, Urgência, Tendência.
	
	Graduado, Unilateral, Tempo.
	
	Gradual, Unitário, Tendencioso.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 569873)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durante o intervalo (cafezinho) da Oficina de Geração da Qualidade em sua empresa, João encontra dois colegas de trabalho. A conversa estava ocorrendo em torno da importância da PERCEPÇÃO - para ajudar no processo de melhorias das não conformidades dos processos da empresa. A dúvida estava circulando entre o João e seus colegas a respeito de qual PERCEPÇÃO - que poderia ajudar no desenvolvimento dos acertos das não conformidades. Sendo assim levaram essa dúvida para o docente que ministrava a Oficina de Qualidade. Qual foi a resposta do docente para essa dúvida ?
		
	 
	Seletiva
	 
	Conclusiva
	
	Casual
	
	Básica
	
	Radical
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 566485)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) pode ser considerado um guia para a prática da melhoria contínua nas organizações.A vantagem em adotar o MEG como modelo de gestão está, particularmente, na sua simplicidade, linguagem e flexibilidade, decorrentes de sua forma não prescritiva das ferramentas e práticas específicas de gestão. Com base nesse afirmativa, escolha a opção de resposta que melhor explica o MEG.
		
	
	O MEG funciona como uma bula de remédio, onde é prescrito o que deve ser feito para que as empresas atinjam Classe Mundial
	
	O MEG é um modelo de gestão que identifica as melhores práticas de gestão entre seus associados e disponibiliza essas práticas para as organizações que queiram concorrer ao PNQ
	 
	O MEG enfatiza a integração dos Fundamentos da Excelência às operações da organização, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e suas estratégias, que variam de organização para organização
	
	O MEG define os fundamentos e critérios de excelência nos quais todas as empresas devem se enquadrar, alterando, se necessário, suas estratégias
	
	O MEG é um instrumento de gestão complexo, que estabelece as ferramentas e práticas de gestão que podem ocasionar mudanças nas estratégias empresariais para que as organizações atinjam um nível de gestão Classe Mundial.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Continue navegando