Buscar

Relatório - Reação com Reagente de Benedict

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reação com Reagente de Benedict: Açúcares Redutores
Introdução: 
Os açúcares redutores possuem os grupos carbonílico ou cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. Para demonstrar a presença de grupos redutores em açúcares sãp utilizados diversos reativos, como os íons férricos (Fe 3+) e cúprico (Cu 2+). A sacarose é um açucar não redutor, enquanto frutose, glicose e lactose são exemplos e açucares redutores.
(SILVA, Roberto do Nascimento et al) 
O Reagente de Benedict é um reagente químico de coloração azulada, amplamente utilizado para apontar a presença de açúcares redutores. Ele consiste de uma solução em meio alcalino de sulfato cúprico, podendo ser preparado a partir do sulfato cúprico, citrato de sódio e carbonato de sódio.
2 – Objetivo:
Identificar açúcares redutores, não redutores e qual a substância desconhecida utilizando o Reagente de Benedict
3 – Materiais e métodos:
Utilizou-se na prática oito tubos de ensaio enumerados de 1 à 8, nos qual se adicionou 1mL pipetados de cada substância em seu respectivo tubo. As substâncias eram Glicose (1), Frutose (2), Sacarose (3), Lactose (4), Desconhecida 1 (5), Desconhecida 2 (6), Desconhecida 3 (7) e Desconhecida 4 (8), ambos foram colocados em um suporte para tubos de ensaio. Em seguida adicionou-se 1mL pipetados do reagente de Benedict em cada tubo e posteriormente levou-se ao banho-maria por três minutos em um Bequer, afim de aquecer todas as soluções a uma temperatura de ebulição (próxima a 100°C).
4 – Resultados:
Finalizados todos os procedimentos de preparação das amostras e aquecimento em banho-maria observaram-se os seguintes resultados:
	TUBO
	SOLUÇÃO 0,5mL
	REAGENTE DE BENEDICT
	COR
	1
	Glicose 0.1mol/L
	1mL
	Vermelho alaranjado
	2
	Frutose 0.1mol/L
	1mL
	Marrom avermelhado
	3
	Sacarose 0.1mol/L
	1mL
	Não houve alteração
	4
	Lactose 0.1mol/L
	1mL
	Vermelho tomate
	5
	Desconhecido 1 0.1mol/L
	1mL
	Marrom avermelhado
	6
	Desconhecido 2 0.1mol/L
	1mL
	Vermelho tomate
	7
	Desconhecido 3 0.1mol/L
	1mL
	Vermelho alaranjado
	8
	Desconhecido 4 0.1mol/L
	1mL
	Não houve alteração
	
5 – Conclusão:
De acordo com o teste do Benedict, foi possível verificar açúcares redutores devido à capacidade destes reduzirem os íons de cobre advindos do Benedict e formar compostos com cores como vermelho e marrom que são bem distintas do azul claro inicial do reagente. Pode ser feita também a comparação de cores finais entre as amostras e descobrir quais as amostras até o momento desconhecidas, de acordo com os testes as amostras desconhecidas 1, 2, 3 e 4 foram respectivamente: frutose, lactose, glicose e sacarose. 
6 – Bibliografia:
SILVA, Roberto do Nascimento et al . Comparação de métodos para a determinação de açúcares redutores e totais em mel. Ciênc. Tecnol. Aliment.,  Campinas ,  v. 23, n. 3, p. 337-341,  Dec.  2003 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000300007&lng=en&nrm=iso>. access on  20  June  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612003000300007.

Outros materiais