Buscar

Av SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGOGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0365_AV_201407228161 » SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407228161 - SHEILA SILVA DE PAULO
	Professor:
	FATIMA PINTO GOMES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 12/06/2017 14:01:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201407413664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em nossas aulas vimos que Christov (2008) definiu duas áreas de saberes consideradas fundamentais para o exercício da Supervisão Pedagógica. Então vamos responder: a) Quais os saberes que são considerados por Christov (2008)? b) Explique em que situações esses saberes aparecem na prática do Supervisor pedagógico.
		
	
Resposta: A) Saberes pedagogicos e saberes interpessoais B) Através da orientação na formação continuada dos professores, resolvendo as situações e problemas que aparecerem durnte o dia a dia, na orientação pedagogica dos professores e equipe para o melhor desempenho nas atividades em sala de aula e na relação com os alunos.
	
Gabarito: a) Saberes pedagógicos e saberes das relações interpessoais. b) Os saberes das relações interpessoais são aqueles voltados ao desenvolvimento das relações entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os saberes pedagógicos envolvem ações relativas ao currículo, atividades didáticas, planejamento e Educação continuada de professores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407503152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o trecho abaixo e analise a temática abordada. Em seguida, descreva o tema (problema) e faça uma sugestão de procedimento que contribua para a mudança nesse processo: "A qualidade irregular da supervisão e a falta de preparação formal, quer dos coordenadores universitários, quer dos coordenadores das escolas (...)" (Zeichner, 1992, p. 119), têm contribuído para que não haja melhora na qualidade da formação dos profissionais que atuam na escola.
		
	
Resposta: É preciso que os profissionais que atuam tanto na preparação de futuros coordenadores , supervisores e orintadores educacionais, estejam preparados efetivmente para desempenhar um trabalho que possa contribuir na melhoria e na efeciencia desses profissionais , para atuarem de forma consciente e fazendo um trabalho exemplar para assim formar futuros profissionais capacitados.
	
Gabarito:
A falta que um trabalho de formação faz ao Supervisor pedagógico é um fator que interfere grandemente em sua prática. Cada vez mais fica explicitada a necessidade de os profissionais se aprofundarem e estudarem mais e mais, para desenvolverem um trabalho consciente e responsável.A legitimação do papel do Supervisor pedagógico passa por processo de profissionalização com prevalência de uma postura de investigação e descoberta, por isso o Supervisor pedagógico necessita participar de projetos de formação continuada para sua própria formação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407425103)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique ações que são específicas do fazer da Supervisão Pedagógica: I - Lidera o grupo nas decisões técnico-pedagógicas. II ¿ Desenvolve o grupo a partir da formação continuada. III ¿ Estabelece relação entre os problemas cotidianos e a pesquisa. IV ¿ Organiza ações para melhor investimento financeiro. Estão corretas:
		
	
	I e II
	 
	I, II e III
	
	I, II, III, e IV
	
	II, III e IV
	
	Somente a IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407385407)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei Geral de 1827 instituiu as escolas de primeiras letras, o seu artigo 5º da determinava que o estudo deveria se desenvolver a partir do ¿Método de Ensino Mútuo¿. Esse método tinha como premissa:
		
	
	Colocar os alunos da escola normal atuando nas turmas do ensino primário
	
	Habilitar professores leigos.
	
	Construir escolas comunitárias.
	 
	Trabalhar com monitores, onde os alunos em estágios mais ¿avançados¿ de aprendizagem ensinavam aos outros alunos.
	
	Controlar a formação dos professores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407412135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Ferreira (2008), o projeto sociocultural da modernidade se assenta em dois pilares fundamentais e complexos: o pilar da regulação e o pilar da emancipação, comportando assim, duas principais formas de conhecimento: o conhecimento regulação e o conhecimento emancipação. Sendo preciso valorizar o conhecimento emancipação, desequilibrando a favor dele, as relações com o conhecimento regulação. Nesse caso, estamos tratando:
		
	
	Da função supervisora como principal formadora dos professores.
	
	Dos caminhos que o Supervisor pedagógico tem trilhado ao longo da história.
	
	Da identidade do trabalho docente.
	
	Do desenvolvimento de práticas que envolva professores e alunos em projetos de trabalho.
	 
	Da função do Supervisor pedagógico como orientadora da ação docente e também formadora, no sentido de que o professor possa contribuam para o desenvolvimento da consciência reflexiva do aluno.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407884515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A conceituação de supervisão pedagógica abrange diversos aspectos, e não há como separar, ou delimitar essa conceituação, pois o papel do supervisor possui muitas dimensões. E, como podemos observar, tais dimensões vislumbram:
		
	
	nenhuma das alternativas anteriores.
	
	as funções administrativas, relacional e curriculares.
	
	capacidade do supervisor em trabalhar de maneira eficaz e eficiente com os professores.
	
	liderança técnico-pedagógica.
	 
	as funções administrativas, as curriculares, as instrucionais, as gerenciais e as relações humanas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407365981)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Camila é aluna do CEFET Química e faz o 1º período do Curso Técnico de Farmácia integrado ao Ensino Médio. Ela tem apresentado algumas propostas de atividades comunitárias. O CEFET Química, como instituição de educação profissional, parte da premissa de ser fundamental uma articulação entre a escola e a comunidade. Assim, o Supervisor Escolar desta instituição deve:
		
	
	atuar de forma assistencialista promovendo a adoção de estratégias que assegurem a manutenção do projeto através de bolsas e benefícios.
	
	entender que, no contexto atual, os pais dos alunos necessitam despender um tempo restrito com iniciativas de contato regulares com a instituição de ensino, pois necessitam trabalhar para o sustento da família.
	
	conversar com a aluna Camila sobre a importância do vínculo escola¿comunidade e conscientizá-la para realizar um trabalho comunitário, como iniciativa exclusiva dos alunos.
	
	dar continuidade ao seu trabalho, sem qualquer reformulação, pois a articulação com a comunidade pouco ajuda no crescimento do seu desempenho profissional.
	 
	elaborar um projeto coletivo, viabilizando uma participação efetiva da comunidade e dividindo as tarefas com os demais integrantes da equipe técnico-pedagógica, para que haja mobilização consciente
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407362000)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma escola que possui uma Supervisão/Orientação Pedagógica consciente do seu papel e dos seus espaços de atuação, tem a área pedagógica em constante reflexão e desenvolvimento. O espaço (áreas) de atuação do Supervisor e Orientador Pedagógico pode ser definido da seguinte forma:
		
	
	Cultura, esporte, suporte, reflexão e desenvolvimento;
	
	Profissional, metodológica, formação, planejamento e desenvolvimento.
	
	Serviço que incumbe-se de garantir, orientar e auxiliar a formação, a fim de que os gestores desenvolvam e aperfeiçoem suas habilidades;
	
	Formação continuada, metodologia, capacitação, nutrição e planejamento;
	 
	Projeto político pedagógico, desenvolvimento do currículo, desenvolvimento do ensino, desenvolvimento profissional e avaliação;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407517482)
	Pontos:0,5  / 0,5
	Nos processos de formação continuada temos que levar em conta elementos que são considerados fundamentais, sendo eles:
		
	
	Analisar as causas, buscar novos enfoques e incentivar impulso voluntário, o individualismo e a improvisação.
	
	Consultar a direção da escola, levar os professores para cursos fora e juntar outros profissionais.
	 
	A necessidade de analisar as carências formativas dos professores, elaborar um plano geral de formação permanente, liderar, acompanhar e dar continuidade à formação.
	
	Consultar os professores, a gestão e os alunos.
	
	Trabalhar a criatividade, o conteúdo e desejo dos alunos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407951999)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O objetivo específico da atuação do Supervisor Pedagógico na escola não se esgota no saber fazer bem ou no saber o que ensinar. Marque a afirmativa que define o que isso quer dizer:
		
	
	É o mesmo que promover a realização do diagnóstico.
	
	Quer dizer que vai haver a realização do diagnóstico.
	 
	Significa dizer que o objetivo específico da atuação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem, buscando a garantia da qualidade da formação humana que se processa na escola.
	
	Significa fazer o confronto da realidade existente com a realidade almejada.
	
	Se relaciona com a intencionalidade pedagógica da prática docente.

Outros materiais