Buscar

Sistema Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO 
5.1 – DIVISÃO
VIAS AÉREAS SUPERIORES – Nariz / Cavidade Nasal / Seios Paranasais / Faringe / Laringe.
VIAS AÉREAS INFERIORES – Traquéia / Brônquios / Pulmões.
Outra Forma de Divisão
Vias de condução ___ Do nariz aos brônquios....
Vias de respiração ---- Os Pulmões.
5.2 – Nariz --- Possui duas portas de entrada que são as narinas, no interior das narinas encontramos os pelos nasais (VIBRISAS), que tem a função de filtrar o ar inspirado. 
5.3 – Cavidade Nasal – É separada por uma estrutura mediana osteocartilaginosa chamada Septo Nasal.
Nas paredes da cavidade nasal encontramos três pares de conchas ou cornetos nasais ( que são ossos revestidos por mucosa). Região muito vascularizada e inervada.
Nessa região o ar é aquecido e umidificado, sendo mais bem preparado para sua chegada aos pulmões.
O espaço compreendido entre as conchas nasais chamamos de meatos nasais, espaço por onde circula o ar.
Na região da concha nasal superior (região olfatória) encontramos as terminações nervosas do nervo olfatório ( I Par de Nervo Craniano).
5.4 Seios Paranasais.
São pequenas cavidades que encontramos em alguns ossos da face; para alguns autores com o objetivo de dar uma leveza maior ao crânio. São eles:
Seio frontal, Seio Etmoidal / Seio Esfenoidal e Seios Maxilares.
5.5 - FARINGE
 A faringe é um órgão muscular que se relaciona com o sistema digestivo e respiratório. divide-se em três porções:
1ª Porção: Naso Faringe - Nessa região encontramos uma abertura chamada osteofaringeo da tuba auditiva; formando a parede superior desse óstio (orifício) encontramos o Tórus Tubal. A tuba auditiva é um canal que se encontra entre a faringe e o ouvido; e tem como função controlar a pressão do meio externo com o meio interno. A primeira porção da faringe se comunica com a cavidade nasal através de duas aberturas chamadas de COANAS.
2ª Porção: Buço ou Meso Faringe – Marcando o limite entre essa porção e a cavidade oral encontramos o Ístmo das Fauces (Garganta).
3ª Porção: Laringo Faringe: Se relaciona com a laringe através da cartilagem Epiglote.
Obs: A faringe se relaciona com a laringe e o esôfago.
O teto da cavidade oral é o assoalho da cavidade nasal formada por “PALATOS”.
Palato duro e palato mole (muscular), no final do palato mole encontramos uma estrutura mediana chamada ÙVULA (campanhia)
5.6 - LARINGE
È exclusivo do sistema respiratório. È um órgão aerífero e fonador. Formado por pequenos ligamentos, músculos e seis cartilagens, sendo 3 pares e 3 ímpares; são elas:
Pares – Aritenóides / Corniculares e Cuneiformes.
Ìmpares – Epiglote / Tireóide e cricóide.
No interior da laringe encontramos uma abertura chamada ventrículo laringo-glote, nessa região superiormente encontramos a pregas ou cordas vocais superiores e inferiormente as pregas ou cordas vocais inferiores. A vibração dessas cordas é responsável pela produção do som.
A laringe é uma estrutura das vias aéreas superiores que comunica a laringofaringe com a traquéia, possuindo tríplice função: 
Primeira função - age como uma válvula para impedir a passagem de ar durante a deglutição.
Secunda função – Impede que partículas alimentares possam penetrar na via respiratória.
Terceira função - É via aerífera e órgão essencial da formação dos sons (função fonadora ou vocalizadora).
5.7- TRAQUÉIA
È UM ÓRGÃO TUBULAR E AERÍFERO. Formado anteriormente por anéis cartilaginosos incompletos ( de 15 a 20 anéis). Esses anéis são completados posteriormente por um músculo liso chamado Traqueal. A traquéia possui aproximadamente 18 cm de comprimento, se encontra na região do pescoço mais voltado para direita, seu ponto de divisão chama-se Carina. A traquéia se divide em dois Brônquios Principais (um direito e um esquerdo).
È o tubo que bifurca-se no seu interior, ligando a laringe aos brônquios, para levar o ar aos pulmões durante a respiração A traquéia é constituída por músculo liso e externamente encontra-se reforçada por anéis de cartilagem.
5.8 – ÁRVORES BRÔNQUICAS / BRÔNQUIOS
Os BRÔNQUIOS PRINCIPAIS ou de primeira ordem começam na DIVISÃO DA TRAQUÉIA CHAMADA CARINA.
ARVORE BRÔNQUICA DIREITA
 O BRÔNQUIO PRINCIPAL DIREITO possui aproximadamente 2,5cm e penetra no pulmão, de forma mais vertical, por uma porta de entrada chamada HILO PULMONAR, depois de um curto trajeto ali se divide originando 3 brônquios lobares (secundários), sendo um superior e um inferior. O superior emite um ramo colateral chamado brônquio lobar médio que irá emitir 2 brônquios segmentares.
O brônquio lobar superior emitirá também 3 brônquios segmentares ou de terceira ordem, enquanto que o brônquio lobar inferior emitirá 5 brônquios segmentares. Formando assim um total de 10 brônquios segmentares ou de terceira ordem.
ARVORE BRÔNQUICA ESQUERDA
O BRÔNQUIO PRINCIPAL ESQUERDO possui aproximadamente 5 cm de comprimento e penetra no pulmão passando pelo HILO PULMONAR de forma mais oblíqua, ao passar pelo hilo se divide em dois brônquios lobares ou secubdários ( um superior e um inferior).
O lobar superior emitirá 5 brônquios segmentares ou de terceira ordem, enquanto que o lobar inferior emitirá também 5 brônquios segmentares. Num total de 10 brônquios segmentares.
OBS: as ramificações seguintes constituem os bronquíolos, dentro dos quais se distinguem sucessivamente os bronquíolos propriamente ditos, os bronquíolos terminais e os bronquíolos respiratórios, fazendo assim o ar atingir os alvéolos pulmonares.
A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.
5.9 – PULMÕES
Possuem formato piramidal, se encontram no interior da caixa torácica. Cada pulmão possui uma base e 3 faces: uma a que repousa sobre o diafragma ( face diafragmática) , uma que se relaciona com as costelas (face costal) e a última que está voltada para dentro do mediastino ( face medial ou mediastinal), possui ainda um ápice voltado para cima.
Na face mediastinal encontramos uma abertura que chamamos de Hilo Pulmonar, que é uma porta de entrada e saída de estruturas nobres (brônquios, artérias e veias). O conjunto dessas estruturas chamamos de Pedículo Pulmonar.
 O pulmão direito tem três lobos (superior, médio e inferior) e duas fissuras (oblíqua e transversal).
O pulmão esquerdo possui dois lobos (um supeior e um inferior) separados por uma fissura obliqua. 
O pulmão direito é maior e mais pesado do que o esquerdo, mas é mais curto e mais largo, porque a cúpula direita do diafragma é mais alta e o coração e o pericárdio projetam-se para a esquerda. A borda anterior do pulmão direito é retilínea, enquanto a do pulmão esquerdo tem uma profunda incisura cardíaca.
5.10 - PLEURA
A pleura é uma membrana dupla, feito um saco fibro-seroso que envolve os pulmões. É uma fina capa membranosa formada por dois folhetos: Pleura parietal que recobre internamente a parede costal da cavidade ( folheto externo), e Pleura visceral (folheto interno) que se relaciona com o tecido pulmonar parênquima. Entre as pleuras existe um espaço virtual por onde circula o líquido pleural. O líquido pleural é viscoso e permite o deslizamento de um folheto sobre o outro no momento da respiração.
ALGUMAS PATOLOGIAS PLEURAIS
Empiema - é uma colecção de pus dentro de uma cavidade natural. Na medicina humana, os empiemas ocorrem mais freqüentemente no espaço pleural. Abcesso - é uma coleção de pús numa cavidade recém formada.
 Hemotórax - é o derrame e presença de sangue na cavidade pleural. É comumente o resultado de feridas penetrantes. Também pode resultar de qualquer trauma brusco que rompa a vasculatura. 
Ppneumotórax ou pulmão colapsado- é uma emergência médica causada pela presença de ar na cavidade pleural, ocorrendo como resultado de uma doença ou lesão.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais