Buscar

Provas antigas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Provas
Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que representa a função administrativa que se refere ás relações interpessoais dos administradores com seus colaboradores de modo a alcançar os objetivos adequadamente.
R: Direção
Podemos afirmar que Administrar é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizr objetivos tantoda empresa como de seus membros. Dessa forma, é necessário que o ato de administrar seja realizado porprofissionais competentes. As habilidades gerenciais são classificadas em três categorias: técnicas, humanas econceituais e são utilizadas de acordo com o nível hierárquico do cargo e das tarefas a serem desenvolvidas pelo gestor. Escolha a opção que faz uma relação correta entre a HABILIDADE e NÍVEL HIERÁRQUICO:
R:Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão necessárias para a realização das atividades.
As organizações da atualidade procuram ser eficientes nas suas operações e eficaz nos seus resultados. Analise as opções abaixo e diga qual se refere ao conceito de eficácia:
R:Os vendedores de uma empresa fabricante de tintas ultrapassaram a meta de vendas em até vinte porcento, no presente ano, o que fez com que a empresa pagasse aos funcionários gratificação e participação nos lucros.
O planejamento tático é desenvolvido pelos departamentos que estão subordinados a diretoria geral daempresa. A quantidade de departamentos vai depender da estrutura de cada empresa, mas os mais comunssão: financeiro, recursos humanos e marketing. Característica específica do planejamento organizacional tático é:
R: limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.
Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabeleceas tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência. Esta é uma das características do: R: Planejamento operacional;
A partir do planejamento segue­se a organização. Uma vez planejada, torna­se necessário dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo.
ASSIM, SOBRE ORGANIZAÇÃO, PODE­SE AFIRMAR: I ­ A organização é um sistema social, em que se destacam os conceitos de organização formal e informal com seus respectivos elementos. II ­ A função organização abrange dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais. III ­ A função organização, também chamada de desenho organizacional ou organização formal, retrata aconfiguração estrutural da empresa (seus órgãos e suas relações de interdependência) e seu funcionamento (osprocessos de atividades e de coordenação) capazes de conduzir ao alcance dos objetivos.
IV ­ Organização informal é o nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre osocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que executam. Assim, assinale a ÙNICA alternativa correta:
Toda a empresa necessita de organização para concentrar esforços e recursos na busca da concretização deseus objetivos. Quanto melhor a empresa se organizar, utilizará seus recursos de maneira mais eficaz. Quandoos administradores/gestores coordenam a tomada de decisão mas as ações são executadas pelos funcionáriosque atuam nos pontos mais próximos aos clientes, o processo de gestão da empresa é considerado: R: Por tomada de decisão descentralizada
Para lidar com os grandes desafios e mudanças do mundo atual, as organizações se estruturam por meio de quantos níveis organizacionais. R: Três níveis.
Para um melhor entendimento do papel do administrador, é necessário que você conheça os três níveisorganizacionais: estratégico, tático e operacional. No nível operacional, o administrador realiza tarefas como:
R;O nível operacional é o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas.Nesse nível, o administrador deve possuir conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
Além dos níveis organizacionais, toda empresa deve ter sua missão, sua visão e seus valores, que norteiam osrumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados. Em relação ao significado de VISÃO, podemos afirmar que:
R;A visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados no próximos anos.
Uma das ferramentas utilizadas para um bom Planejamento Estratégico tem como alguns fatores muito 
Importantes a serem levados em consideração, as ameaças e as oportunidades que o ambiente externo está 
Apresentando. Essa ferramenta é conhecida como: R: Análise SWOT.
A estratégia empresarial constitui, um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de orientar as atividades gerais de uma empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Fazem parte do processo de estruturação da estratégia organizacional os seguintes elementos: 
R: Análise do ambiente externo e interno da organização, incluindo os recursos disponíveis, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
Ele representa a organização formal, configurada na estrutura que foi delineada, apresentando os diversos 
Setores, suas posições e respectivas interdependências, além de escala hierárquica, comunicações, vinculação e subordinação. Esse modelo de desenho organizacional é o (a): R: Organograma.
Marque a alternativa que corresponde CORRETAMENTE a capacidade do administrador para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas. R:Habilidade humana.
Em apresentação para os demais gestores da Indústria Vento em Poupa, o Gerente de Marketing Wallace 
Tavares destacou que os resultados apresentados no primeiro semestre, afirmando serem plenamente 
Confiáveis, obtidos pelo novo sistema de informação gerencial, já comparados com os novos padrões estabelecidos para localizar variâncias e desvios. Com base nesta afirmação podemos considerar este tipo de controle por nível organizacional em: R: controle tático
O processo de controle ocorre nos diversos níveis da organização. Liste abaixo, e em ordem, a sequência de etapas que deverão ser seguidas para o que seja estabelecido o processo de controle. 
R: 1) Estabelecimento de padrões. 2) Mensuração do desempenho a ser controlado. 3) Comparação do desempenho atual com o esperado. 4) Tomada de ação corretiva.
Administrando de maneira competente o sistema de operações, as organizações podem ser mais produtivas, mais eficientes e aptas a colocar no mercado produtos e serviços que verdadeiramente atendam às necessidades dos consumidores. Podemos afirmar sobre o sistema de operações: R: É a atividade-fim de qualquer organização.
É a predisposição do indivíduo de empreender ações na busca de objetivos e 
Metas organizacionais e/ou pessoais. Esse é o conceito de: R: Motivação.
Marque a opção que identifica corretamente as quatro funções administrativas R: P planejar, organizar, dirigir, controla
As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro. Assim, caracterize os tipos de planejamento que você conhece.
R: Planejamento estratégico- engloba toda a empresa, esse tipo de planejamento tem longos prazos. Planejamento tático- que se refere a uma seção ou departamento de uma empresa, esse tipo de planejamento tem médio prazo. Planejamento operacional- que se preocupa mais com a técnica empregada e orienta os funcionários, seus planejamentos são de curto prazo.
Quais as responsabilidades da Tesouraria?
R: Responsável pela área financeira da empresa, todas as financias passa por ela.
Altos executivos responsáveis pela gestão global e eficácia da organização são chamados:
R: administradores estratégicos
	O processo de traduzir os objetivos estratégicos amplos e abrangentes de toda a organização em metas e planos relevantes parauma parte específica da organização é conhecida como:
R: planejamento tático
		
Para facilitar o trabalho e atingir de forma mais eficiente e eficaz as metas organizacionais, os profissionais de diversas áreas contam com a ajuda de ferramentas especificas. A análise SWOT é uma ferramenta gerencial que tem objetivo:
R: Fazem análise interna da organização para orientar os gestores sobre as fraquezas e pontos fortes, bem como analisar as ameaças e oportunidades que veem do ambiente externo.
O planejamento operacional apresenta as seguintes características:
R: I -Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos.
II- Os orçamentos são planos operacionais relacionados com o tempo (como, por exemplo, fluxo de caixa, orçamentos, encargos sociais,).
III- Os programas são os planos operacionais relacionados com o dinheiro (cronograma, Gráfico de Grantt, PERT, etc.).
IV- Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
Assinale a alternativa correta:
Entre os modelos de Desenho Organizacional, estudados como: Organograma, Estrutura Matricial, Adhocracia e Estrutura em Rede podemos afirmar:
R: A Estrutura Matricial precisa ajustar-se e responder cada vez mais rapidamente às solicitações externas do seu ambiente, enquanto que o organograma apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências.
Dilon, diretor da Clínica Força e Saúde, adota um estilo de gestão baseado na descentralização de decisões, delegação de responsabilidades e dá autonomia para seus empregados. Podemos afirmar que Dilon adota um estilo de administração: R: Participativa
Sobre a Função Administrativa Controle, podemos afirmar que: I - Deve ser analisada como um processo coercivo e repressivo, não como um mecanismo na orientação e planejamento das organizações. II - É uma atividade cíclica e contínua e envolve várias etapas sequenciais. III - Pode ser estratégico, tático e operacional.

Outros materiais