Buscar

AV 2017 Pensamento Político

Prévia do material em texto

AV 2017 – Pensamento Político
	
	 1a Questão (Ref.: 201504634165)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Para Hobbes, os homens viveriam em constante perigo, pois quem possuísse mais bens materiais que os outros, sentia-se ameaçado de privação das suas conquistas. Enquanto que o invasor, temia ser apanhado. Nesse "estado de natureza", segundo Hobbes, existem três causas principais para a discórdia entre os homens. Aponte essas causas.
		
	
Resposta: Hobbes parte do princípio de que o mundo não satisfaz as necessidades dos homens. Estes vivem em confritos uns com os outros buscando a riquesa, segurança e glória, uma verdadeira guerra de todos contra todos.
	
Gabarito: Competição, Desconfiança e Glória.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504632065)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As privatizações do seu governo (FHC) são a face mais visível da influência da doutrina neoliberal em nosso país. Ao longo dos anos 80, a dupla Ronald Reagan e Margareth Thatcher, respectivamente presidente dos EUA e Primeira Ministra do Reino Unido, pregaram pelo mundo as vantagens do livre mercado. (...) Na visão neoliberal um Estado forte que participe da economia contribui para o enfraquecimento da mesma. O Estado deveria exercer funções apenas na área de segurança, educação e saúde. Muitos ainda justificam que o Estado não teria condições financeiras de sustentar a competitividade necessária no mercado. (CUSTÓDIO. A era FHC e o neoliberalismo, 2012). A partir da citação acima, comente qual é o papel do Estado na visão de Karl Marx:
		
	
Resposta: O estado deveria promover a igualdade entre os homens acabando assim com a desigualdade de classes.
	
Gabarito: A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505072931)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ciência Política é o estudo da política: dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ¿ ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Neste sentido é correto afirmar que:
		
	 
	Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresas, sindicatos, igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.
	
	Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresas, sindicatos, igrejas, mas não podem estudar outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.
	
	A ciência política é a teoria e prática da política, mas não faz a descrição nem análise dos sistemas políticos e do comportamento político.
	
	Os cientistas políticos podem estudar apenas as instituições como empresas, mas não podem estudar sindicatos e igrejas.
	
	A ciência política não se relaciona com a teoria e prática da política, nem consiste na descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504634192)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Todos os Estados, todos os domínios que exerceram e exercem poder sobre homens, foram e são, ou Repúblicas ou principados¿ (Maquiavel, O Príncipe, capítulo I). O trecho expõe a concepção de Maquiavel no que se refere à classificação das formas de governo. Segundo esse autor, as duas diferentes formas de governo são:
		
	
	República e Despotismo
	
	Democracia e Monarquia
	 
	República e Monarquia
	
	Despotismo e Monarquia
	
	Democracia e Despotismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504631545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em o Leviatã, Hobbes parte do princípio de que os homens são egoístas e que o mundo não satisfaz todas as suas necessidades, defende por isso que, no estado natural, sem a existência da sociedade civil, há necessariamente competição entre os homens pela riqueza, segurança e glória. O que se segue a essa situação é denominada por Hobbes como:
		
	
	O estado de natureza
	
	A paz da natureza
	 
	A guerra de todos contra todos
	
	A paz descoberta
	
	O despertar do Leviatã
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505196258)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As principais obras de Rousseau, Contrato social e do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, constituem uma unidade temática importante, e os demais escritos, de certa maneira, aprofundam e explicitam as questões abordadas nessas duas obras. O principal tema da obra de Rousseau é:
		
	
	A teoria da evolução da sociedade, passando da sociedade natural primitiva até a sociedade civilizada.
	 
	A trajetória do homem, da sua condição de liberdade no estado de natureza, até o surgimento da propriedade, com todos os inconvenientes que dai surgiram.
	
	A riqueza das nações, que seria resultado da propriedade privada, da liberdade econômica e da livre competição no mercado.
	 
	A construção da sociedade comunista a partir da revolução proletária que colocaria fim ao modo de produção capitalista.
	
	A supremacia da raça ariana e a necessidade da ação do Estado para eliminar outros povos, considerados biologicamente inferiores.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505196312)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A preocupação central de Montesquieu foi a de compreender as razões da decadência das monarquias, os conflitos intensos que minaram sua estabilidade, e também os mecanismos que garantiram, por tantos séculos, sua estabilidade. Montesquieu identifica essa estabilidade na noção de:
		
	
	Ousadia.
	
	Excesso.
	
	Revolução.
	
	Interesse.
	 
	Moderação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504631918)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A doutrina materialista de que os seres humanos são produtos das circunstâncias e da educação, [de que] seres humanos transformados são, portanto, produtos de outras circunstâncias e de uma educação mudada, esquece que as circunstâncias são transformadas precisamente pelos seres humanos e que o educador tem ele próprio de ser educado. Ela acaba, por isso, necessariamente, por separar a sociedade em duas partes, uma das quais fica elevada acima da sociedade (por exemplo, em Robert Owen). A coincidência do mudar das circunstâncias e da atividade humana só pode ser tomada e racionalmente entendida como práxis revolucionante." (MARX, Teses sobre Feuerbach) Marque a opção onde está assinalada a principal influência teórica para as formulações de Marx:
		
	
	O Positivismo de Comte
	 
	A Dialética de Hegel
	
	A virtú de Maquiavel
	
	O Funcionalismo de Durkheim
	
	O Liberalismo de Locke
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504634176)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Estado Moderno baseia-se na autoridade (poder centralizado), no povo (direitos e deveres uniformes) e no território definido. Assinale a opção onde aparece o elemento constitutivo do Estado que é considerado sua base física e onde ocorre a validade da sua origem jurídica:
		
	
	Governo
	
	Nação
	 
	Território
	
	Democracia
	
	População
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505230405)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que são Políticas Sociais ou Públicas?
		
	
	São ações desenvolvidas a partir de uma demanda social, mesmo sem um escopo completo.
	
	São propostas criadas pela sociedade civil para atender a uma pequena parte da mesma.
	
	São possibilidades que o Governo cria para gastar o dinheiro público.
	
	São ações desenvolvidas baseadas na Constituição para atender a um nicho da sociedade
	 
	São ações criadas pelo Estado para atender a uma demandasocial, definidas em documentos legais e, normalmente com verba pública.

Continue navegando