Buscar

AV Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Avaliação:   Data: 06/06/2017 09:59:46 (F)      Critério: AV
	Aluno: 
	Professor:
	SIMONE BARRETO MAGALHAES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0      Nota de Partic.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 49399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como editor da Revista Pais e Seus Filhos, você terá o desafio de mediar um debate virtual entre dois pedagogos sobre o tema: Palmadas e educação dos filhos. Sabemos que você terá a presença de um pedagogo que trabalha com a teoria da Aprendizagem de base comportamental, behaviorista e um pedagogo sociointeracionista que trabalha com a construção social do sujeito. Escreva um argumento para cada um dos pedagogos citados respeitando a orientação da teoria da aprendizagem e sócio-histórica, respectivamente.
		
	
Resposta: Behaviorista: Através do comportamento condicionado e reforço positivo, podemos melhorar a educação dos filhos, pois pelo estímulo e resposta as crianças aprenderão a se comportar para ter uma recompensa. Sociointeracionista: O adulto deve mediar o mundo externo e os conflitos internos da criança. através de uma aproximação em relação a vida dos filhos, ajudar o desenvolvimento pessoal, social e biológico. Ajudando a interação da criança com a sociedade através das coisas que a criança já sabe com o conteúdo novo aprendido.
	
Gabarito:
Behaviorista: Devemos estimular os bons comportamentos através da utilização dos reforços positivos, utilizando recompensas que aumentem a incidência de uma resposta/comportamento adequado.
Sociointeracionista: A criança deve aprender a ter auto-controle a partir de um processo permanente de reflexão sobre as suas ações e os impactos dela na sociedade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 240135)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Quais são só dois principais sintomas do TDAH e cite 4 consequências que podem trazer dificuldades para a aprendizagem escolar?
		
	
Resposta: Dislexia e Discalculia. Uma primeira consequencia se dá através da falta de foco, o aluno tem dificuldade de concentração no conteúdo escolar, a segunda é a dificuldade em memorizar e evoluir no aprendizado, outra consequência seria a falta de coodenação na escrita e a última através da hiperatividade temos a ansiedade que prejudica a relaçao do aluno com seus colegas e professores.
	
Gabarito: É a desatenção e a hiperatividade (impulsividade). No ambiente escolar pode prejudicar a aprendizagem do aluno, pois ele pode ter dificuldade de se organizar, concentrar-se, realizar as tarefas até o final, pode ficar impaciente e irritado e dificuldades de convivência com os outros alunos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 30304)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensando no estudo do desenvolvimento humano, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	abrange o ciclo vital e o seu caráter evolutivo.
	
	trouxe grandes benefícios para os professores, à medida que permite identificar determinadas características de algumas fases da vida.
	
	busca compreender como e por que as pessoas se modificam, e como e por que elas permanecem as mesmas nos vários momentos de sua vida, à medida que envelhecem.
	 
	é um conhecimento que é utilizado somente na área de educação especial, pois permite conhecer melhor a plasticidade do cérebro.
	
	o estudo não abrange somente todos os períodos da vida como também utiliza uma perspectiva por toda vida.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 30923)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Há uma particularidade na concepção de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento humano. Em sua teoria, o autor considera os bebês como biologicamente sociais. Qual das alternativas abaixo explica essa premissa de Vygotsky?
		
	
	No ato do nascimento, o bebê já traz consigo toda uma predisposição para a maturação neurológica; neste sentido, independente de qualquer interação social que vivencie ou não, o bebê se tornará um sujeito de sua cultura.
	 
	Ao nascer, o bebê apresenta instintos que caracterizam seu comportamento humano, como andar, falar e escrever. Todos esses comportamentos estão previstos geneticamente e são típicos apenas dos seres humanos.
	
	A essência humana é resultado de elementos orgânicos e espirituais, que são construídos principalmente no momento em que esse bebê inicia a linguagem escrita.
	
	A subjetividade humana é construída apenas no momento de entrada na escola, quando a criança vivencia as interações mais qualificadas da socialização secundária.
	 
	Ao nascer, o bebê apresenta estruturas orgânicas imaturas e necessita da ação cultural para constituir a sua subjetividade e tornar-se como os demais homens da espécie.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 171308)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ausubel é um importante teórico da Cognição. Para ele, os subsunçores apresentam grande importância na aprendizagem significativa. Das alternativas abaixo, assinale aquela que melhor representa a importância dos subsunçores no processo de construção de conhecimento.
		
	
	São os conceitos fixados pelo professor através dos exercícios preparatórios para a avaliação.
	
	São conceitos que ajudam o aluno re-significar o conteúdo aprendido à medida que ele se tornará mais crítico.
	
	São conceitos que devem ser memorizados para servirem de base para a memorização de conceitos mais complexos.
	 
	São concepções prévias que atuarão como âncoras para que novos conceitos sejam apreendidos.
	
	São concepções ilógicas e inconscientes que ajudarão muito na compreensão dos novos conceitos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 30899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 30315)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo BERGER (2003), a partir de seus estudos sobre os dois primeiros anos de idade, as forças do crescimento e do desenvolvimento biossocial são muito poderosas. A prova disso é visível a qualquer observador, pois adotam novos comportamentos e exibem um domínio cada vez maior de novas habilidades: sentam, levantam, caminham, correm, agarram, jogam, apertam e cada objeto torna-se algo a ser explorado com cada sentido e cada membro. A respeito das primeiras emoções dos bebês, está CORRETO afirmar:
		
	
	o bebê não é capaz de reconhecer a voz ou o cheiro de sua mãe que a alimenta
	
	as emoções das crianças contribuem para as interações sociais, mas não devemos nos preocupar com um choro, um sorriso ou uma careta, pois são apenas espasmos musculares.
	
	um pequeno sorriso em resposta a um som tranquilizador ou a um estômago cheio só irá surgir em torno do primeiro mês de vida.
	 
	o choro pode significar um pedido de socorro, alertando os responsáveis quanto à necessidade de proteção.
	
	recém-nascidos ainda não são capazes de arregalar os olhos de interesse quando alguma coisa atrai sua atenção.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 30319)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	À medida que a criança cresce, o corpo fica mais forte e ela adquire maiorcontrole e coordenação. A criança entre 2 e 6 anos de idade movimenta-se com maior velocidade e torna-se mais capaz de dirigir e aperfeiçoar suas próprias atividades. Com relação às habilidades motoras está INCORRETO afirmar que:
		
	
	de um modo geral, as crianças aprendem as habilidades motoras básicas ensinando a si mesmas e aprendendo com outras crianças.
	 
	coisas como despejar o suco de uma jarra no copo, cortar a comida com garfo e faca costumam ser fáceis para crianças de 2 a 6 anos que frequentam creches desde bebê, pois são treinadas para isso.
	
	enquanto uma criança tem a oportunidade de brincar em um espaço adequado e tem os colegas e estruturas apropriadas, as habilidades motoras grossas desenvolvem-se rapidamente.
	
	o principal motivo de as crianças terem dificuldades com as habilidades motoras finas é que elas simplesmente ainda não desenvolveram o controle muscular, a paciência e o discernimento necessários.
	
	pais e professores podem estimular hábitos de higiene como usar o guardanapo e lavar as mãos após as refeições.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 171048)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Disgrafia é um transtorno da linguagem que dificulta a expressão escrita da criança, pois ela apresenta uma letra ilegível e cheia de alterações. Assinale a resposta que apresenta corretamente as características da escrita no quadro de disgrafia. .
		
	
	Escrita rápida demais e com falta de acentuação adequada
	
	Erros grosseiros na concordância nominal além de escrita abreviada
	 
	Inversão de sílabas, omissão de letras, escrita de letras espelhadas, escrita contínua ou com separações incorretas.
	 
	Letras grandes demais, com pouco espaço entre elas mas com a construção de um texto claro e coeso.
	
	Escrita ilógica e sem acentuação adequada.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 30329)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A adolescência é o período de transição da infância para a idade adulta. Provavelmente é o período mais desafiador e apresenta muitas mudanças biossociais. Com relação à adolescência, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	A maioria dos adolescentes é por natureza inovador, idealista, desafiador de riscos, aberto a novos padrões.
	
	Nenhum período do desenvolvimento se caracteriza por mudanças biológicas tão multifacetadas e tão instigantes.
	 
	Problemas sérios, nesse período, geralmente são causados por questões biológicas, que estão no indivíduo, mas só aparecem nesse período.
	
	Nessa fase, os adolescentes, que se envolvem em atividades sexuais precoces, enfrentam um risco adicional.
	
	É uma fase a qual o adolescente deseja ter autonomia e libertar-se das regras que são impostas pela família.

Outros materiais