Buscar

PROVA AV FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201607068631 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	FRANCISCO GILSON RODRIGUES OLIVEIRA
	Turma:
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 12/06/2017 17:02:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201607316599)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise a seguinte afirmativa: Tomando-se como referência os tipos puros de poder especificados por Weber, o poder carismático se confunde com o poder tradicional já que em ambos os modelos a legitimidade se constrói a partir da crença do caráter sacro do PODER existente "desde sempre". A afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique:
		
	
Resposta: CORRETA. OS PODERES SÃO: RACIONAL LEGAL, TRADICIONAL E CARISMATICO.
	
Gabarito: A afirmativa está ERRADA. O PODER TRADICIONAL se funda na crença do caráter sacro do PODER existente "desde sempre" - neste caso, a fonte do PODER é a que impõe vínculos aos próprios conteúdos das ordens que o senhor comunica aos súditos. Já no caso do PODER CARISMÁTICO, ele se caracteriza pela dedicação afetiva à pessoa do chefe e ao caráter sacro, à força heróica, ao valor exemplar ou ao poder do espírito e da palavra que o distinguem de maneira especial - neste caso a fonte do PODER diz respeito a TUDO O QUE É NOVO, AO QUE NUNCA EXISTIU, NÃO SUPORTANDO, PORTANTO, VÍNCULOS PREDETERMINADOS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607093463)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Banco Mundial se pronuncia sobre globalização - Washington, 10 de outubro de 2007 - Robert B. Zoellick, Presidente do Grupo Banco Mundial, afirmou que "a visão do Grupo Banco Mundial é contribuir para uma globalização inclusiva e sustentáve, superar a pobreza, aumentar o crescimento sem descuidar do meio ambiente e criar oportunidades e esperança para os indivíduos.  Em discurso no National Press Club em Washington, marcando os seus primeiros 100 dias como Presidente do Grupo Banco Mundial, Zoellick explicou que "a globalização oferece oportunidades incríveis. Porém a exclusão, pobreza opressiva e dano ambiental criam perigos. Os que mais sofrem são os que menos têm para começar - povos indígenas, mulheres nos países em desenvolvimento, camponeses pobres, africanos e os seus filhos."  Ao discutir como o Grupo Banco Mundial pode apoiar os países em desenvolvimento, Zoellick assinalou: "O propósito do Banco Mundial é prestar assistência aos países para se ajudarem a si mesmos, catalisando o capital e políticas por meio de uma mescla de ideias e experiências, desenvolvimento de oportunidades do mercado privado e apoio à boa governança e anticorrupção - impulsionado pelos nossos recursos financeiros. (Disponível em: web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/BANCOMUNDIAL) 1- De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre globalização, analise a fala de Robert B. Zoellick quando este afirma: "a globalização oferece oportunidades incríveis. Porém a exclusão, pobreza opressiva e dano ambiental criam perigos." 2- Por que Robert B. Zoellick aponta "os povos indígenas, as mulheres nos países em desenvolvimento, camponeses pobres, africanos e os seus filhos" como a população mais vulnerável aos efeitos da globalização?
		
	
Resposta: 1. CORRETA - A GLOBALIZAÇÃO É SIM UM OTIMO RECURSO PARA AS PESSOAS, POREM, NOS DIAS DE HOJE COM TANTA CORRUPÇÃO POR CONTA DE POLITICOS QUE NA VERDADE DEVERIAM ESTAR CUIDANDO DO PAIS, MUITOS ACABAM SOFRENDO POR CONTA DA DESIGUALDADE SOCIAL. 2. PORQUE SÃO OS MENOS FAVORECIDOS. SÃO OS QUE SOFREM COM A DISCRIMINAÇÃO E SÃO OS QUE NÃO TEM E TALVEZ NÃO TERA A OPORTUNIDADE DE UMA VIDA MELHOR. NÃO TEM CONDIÇOES DE CONQUISTAREM SEU ESPAÇO NA VIDA. SÃO PESSOAS SOFRIDAS, ESQUECIDAS E DISCRIMINADAS.
	
Gabarito: 1. De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre globalização, analise a fala de Robert B. Zoellick quando este afirma: "a globalização oferece oportunidades incríveis. Porém a exclusão, pobreza opressiva e dano ambiental criam perigos." 2. Proposta sugestiva de questão: Os alunos devem apontar o fato destas populações serem minorias sociológicas e historicamente menos favorecida no processo de produção capitalista.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607344192)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais as áreas que formam o conjunto de disciplinas das Ciências Sociais?
		
	
	Antropologia, Sociologia e Astronomia.
	
	Ciência Política, Ciência das Mídias e Antropologia.
	
	Astronomia, Física e Biologia.
	 
	Ciência Política, Sociologia e Antropologia.
	
	Biologia, Química e Física.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607344182)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme aprendemos no terceiro slide da aula 2, em "Lição de Anatomia", Rembrandt retrata uma aula na qual um cientista, junto ao corpo morto de um homem, ensina aos seus alunos a composição e a forma de um corpo humano. Tal atividade insere-se no campo do que se convencionou chamar de...
		
	
	"ciências biológicas"
	
	"ciências educacionais".
	 
	"ciências naturais".
	
	"ciências físicas".
	
	"ciências sociais".
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607652495)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A descoberta dos europeus das novas civilizações, nos séculos XV e XVI, provocou certo estranhamento e, em algumas vezes, profunda rejeição. Considerando esse momento histórico assinale a opção que contemple descrição fato que provocou essa descoberta:
		
	
	Construção do canal de Suez.
	
	Invasão dos bárbaros.
	
	Tomada de Constantinopla.
	
	Abertura de portos nórdicos.
	 
	Descobrimento do "Novo Mundo".
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607087165)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:
		
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	 
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607661599)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Augusto Comte, o progresso (industrialização) era inseparável da ordem (instituições sociais), representava o desenvolvimento da própria ordem. Neste sentido, o progresso significava...
		
	
	somente a permanência da harmonia social.
	
	o aprimoramento das habilidades individuais.
	
	o ordenamento disciplinar das coisas.
	
	somente o desenvolvimento material da sociedade.
	 
	o aperfeiçoamento ou desenvolvimento das instituições sociais.8a Questão (Ref.: 201607150557)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(UFPE 2008) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a ¿comunhão de valores morais¿ a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto:
		
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias.
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal
	 
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607256443)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ação de um indivíduo, quando, para atingir um objetivo previamente definido, ele lança mão de meios adequados, avaliados e planejados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista é classificada por Max Weber como:
		
	 
	Ação racional em relação a fins
	
	Ação tradicional
	
	Ação solidária
	
	Ação racional em relação a valores
	
	Ação afetiva
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607314475)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Atualmente, diferentes hábitos culinários têm sido incorporados pelos mais diferentes povos, numa perspectiva de aumentar a diversidade gastronômica e, por outro lado, aumentar a oferta de alimentos a serem comercializados, gerando novos negócios. Em muitas regiões do planeta, os insetos são consumidos habitualmente como manjares deliciosos, e um centro de pesquisa da Tailândia resolveu produzi-los para exportação. São grilos crocantes para serem consumidos como aperitivo, acompanhados de cerveja. Ou ovos de formiga vermelha, para salada, e, como acompanhamento do prato principal, pupas de bicho-da-seda." (Edgar Morin - Jornal A Folha de São Paulo- Mar/2000) Esse movimento tem-se intensificado no mundo, podendo ser identificado como:
		
	
	darwinismo social.
	 
	relativismo cultural.
	
	alteridade.
	
	etnocentrismo.
	 
	globalização.

Outros materiais