Buscar

atividade de didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA DE ANIMAIS
	Era uma vez uma época em que os animais freqüentavam a escola. Eles tinham quatro matérias: corrida, escalada, vôo e natação. E todos os animais precisavam fazer todas as matérias.
	A pata era boa em natação e teve notas para passar na corrida e no vôo, mas estava sem esperanças na escalada. Então, os mestres a fizeram desistir de nadar a fim de que praticasse mais a escalada. Em breve, ela se tornou apenas média em natação, e ninguém se preocupou mais com isso, exceto o pato.
	A águia era causadora de problemas. Na aula de escalada ela vencia todos no alto da árvore, mas tinha seu próprio meio de chegar, o que era contra as regras. Ela sempre tinha que ficar depois das aulas e escrever quinhentas vezes “trapacear é errado”. Isso a mantinha longe do voar, que ela amava. Afinal, o trabalho escolar vinha em primeiro lugar.
	O urso foi reprovado porque diziam que era preguiçoso, especialmente no inverno. Sua melhor época para freqüentar a escola era nos meses do verão, mas a escola não funcionava nesse período por causa das férias.
	O pingüim nunca foi á escola porque não podia sair de casa e não havia possibilidade de se abrir uma escola onde ele morava. A zebra, por sua vez, gostava de jogar hóquei, mas os pôneis debochavam de suas listras e isso a deixava muito triste.
	O canguru era um dos melhores na aula de corrida, mas se desencorajava a correr nas quatro patas como os outros animais. Já o peixe abandonou de vez a escola. Para ele, as quatro matérias eram muito parecidas e ninguém entedia isso. Os outros animais nunca tinham visto um peixe.
	O esquilo conseguiu nota “A” em escalada, mas seu professor de vôo o fez começar tudo de novo, em vez de fica pulando do alto da árvore para baixo. Suas pernas ficaram tão doloridas ao praticar o vôo, que ele conseguiu somente nota “c” em escalada e “d” em corrida.
	De todos os animais, a abelha foi o que apresentou mais problemas. O professor a enviou ao Dr. Coruja para que a testasse. O Dr. Coruja disse que as asas da abelha eram muito pequenas para voar e, além disso, elas estariam no lugar errado. Mas a abelha nunca chegou a ver o relatório do Dr. Coruja. Então, foi em frente e voou assim mesmo.
Após a leitura do texto, responda as questões abaixo utilizando como suporte os PCN’S.
Com que objetivo os PCN”S foram elaborados?
A efetivação deste documento poderia mudar a realidade escolar apresentada?
Lendo os objetivos do Ensino fundamental apresentados nos PCN”S, cite conhecimentos que o professor deve ter para atingir essas metas.
Leia o sumário dos PCN”S e faça um comentário, pontuando as mudanças que o mesmo sugere no âmbito escolar, especialmente nas aulas de Educação Física.
Cite os princípios que norteiam a Educ. Física no ensino fundamental?
Na sua opinião, porque houve a preocupação em trabalhar com diferentes categorias de conteúdos? Explique cada uma das categorias.

Outros materiais